dc.creator.ID |
LAURINO, M. S. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7272993635343366 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Angélica Mara de Lima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, A. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Na tentativa de analisar como se utilizar recursos cinematográficos em sala de aula, em especial
nas aulas de Geografia, na ânsia de torná-la mais atrativa, esse artigo se propõe a discutir como
trabalhar os conteúdos geográficos a partir de recursos midiáticos, neste caso, filmes de
animação. Acreditamos que esta seja uma proposta metodológica significativa capaz de auxiliar
o professor no processo do ensino-aprendizagem na educação básica. Para tanto, usamos autores
como Pontuscka (2007), Carvalho (1925), Albuquerque (2011), Dias (2013), dentro outros
como aporte teórico e nos embasamos nos pressupostos da pesquisa qualitativa para a prática
empírica. Esta se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Joffily – CAIC -
Campina Grande-PB como parte das atividades desenvolvidas no Programa de Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/subprojeto Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-11-11 |
|
dc.description.abstract |
In the attempt to analyse how o use cinematographic resources in the classroom, especially in
geography classes, this article proposes to discuss how to work the geographic content from
media resources, in this case, animated movies. We belive this is a significant methodological
proposal capable of helping the teacher in the teaching-learning process in basic education. To
do so, we use authors as Pontuscka (2007), Carvalho (1925), Albuquerque (2011), Dias (2013),
and other theoretical support and we base ourselves on the assumptions of qualitative research
to empirical use. This took placr in the state middle and high school Jose Joffily -CAICCampina
Grande-PB as part of the activities developed in the program of establishing the
teaching initiation scholarship -PIBID/ Geography Subproject. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-17T18:14:42Z |
|
dc.date.available |
2021-12-17 |
|
dc.date.available |
2021-12-17T18:14:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Filme como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático filme |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Filmes de animação e ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos cinematográficos - sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Film as a teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Film teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and education |
pt_BR |
dc.subject |
Animation Films and Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Cinematic Resources - Classroom |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LAURINO, Maria do Socorro Vieira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Animation films as a didactic resource for teaching Geography in basic education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LAURINO, Maria do Socorro Vieira. Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica. 2015. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588 |
pt_BR |