DSpace/Manakin Repository

Competências do professor do século XXI e novas tecnologias no ensino de Geografia: estudo de caso em escolas do município de Remígio - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, G. B. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.description.resumo Atualmente, a escola vem sendo palco de grandes transformações diante das novas tecnologias. E os profissionais da educação tem que desenvolver suas competências para acompanhar os avanços das novas tecnologias de aprendizagem. Estas ferramentas de ensino estão cada vez mais em concorrência com os professores, de tal forma que, se estes não acompanharem essas mudanças, ficarão empobrecidos de conhecimentos. Diante dessa realidade, o objetivo desta pesquisa foi analisar o uso das novas tecnologias e a competência dos professores nas atividades de ensino e aprendizagem de Geografia em escolas públicas no Município de Remígio-PB. Os objetivos específicos foram: a) identificar de que maneira são utilizadas as novas tecnologias no ensino de geografia; b) listar os equipamentos tecnológicos disponíveis aos professores de geografia; c) diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelos professores no uso das novas tecnologias. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, um levantamento sobre a disponibilidade dos aparelhos usados como material didático nas escolas estudadas, e em seguida foi aplicado um questionário online contendo perguntas objetivas e discursivas acerca das competências dos professores de Geografia sobre as novas tecnologias. Conforme análise dos dados obtidos pela pesquisa, conclui-se que os resultados apontam para a necessidade de uma melhor capacitação profissional dos professores em suas competências para com o uso de novas tecnologias, diante do enlace ensino-aprendizagem em Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Competências do professor do século XXI e novas tecnologias no ensino de Geografia: estudo de caso em escolas do município de Remígio - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Currently, the school has been the scene of great change in the face of new technologies. The education professionals have to develop your competences to accompany this technological advancement. These teaching tools are increasingly in competition with the teachers and if they will not follow, they will become poorer knowledge. Given this reality, the objective of this research was to analyze the use of new technologies and the competence of teachers in teaching and learning Geography in public schools in the municipality of Remigio-PB. The specific objectives were: a) identify how new technologies are used in teaching geography; b) list the technological equipment available to teachers of geography; c) diagnose the difficulties faced by teachers in the use of new technologies. Therefore, a literature review was conducted a survey on the availability of devices used as teaching material in schools studied, and then was applied an online questionnaire containing and open-ended questions about the competence of Geography teachers on new technologies. As analysis of the data obtained from the survey, it can be concluded that the results point to the need for better professional training of teachers in their competences towards the use of new technologies on the teaching-learning link in Geography. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22596
dc.date.accessioned 2021-12-17T19:02:10Z
dc.date.available 2021-12-17
dc.date.available 2021-12-17T19:02:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Competência do professor pt_BR
dc.subject Novas tecnologias e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Remígio - PB - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Formação do professor de geografia pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Tecnologia e educação básica pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação - TIC pt_BR
dc.subject Fotos - Escola Estadual Dr. Cunha Lima - Remígio - PB pt_BR
dc.subject Fotos - Escola José Bronzeado Sobrinho - Remígio - PB pt_BR
dc.subject Fotos - Laboratório de informática - Escola Gercina Eloy - Remígio - PB pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Teacher competence pt_BR
dc.subject New Technologies and Geography Teaching pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Remigio - PB - teaching Geography pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Geography teacher training pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Technology and basic education pt_BR
dc.subject Information and Communication Technologies - ICT pt_BR
dc.subject Photos - Dr. Cunha Lima State School - Remígio - PB pt_BR
dc.subject Photos - José Bronzeado Sobrinho School - Remígio - PB pt_BR
dc.subject Photos - Computer Laboratory - Gercina Eloy School - Remígio - PB pt_BR
dc.subject Photos - Computer Laboratory - Gercina Eloy School - Remígio - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Gabrielly Balbino de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative 21st century teacher competences and new technologies in geography teaching: a case study in schools in the city of Remígio - PB. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Gabrielly Balbino de Souza. Competências do professor do século XXI e novas tecnologias no ensino de Geografia: estudo de caso em escolas do município de Remígio - PB. 2015. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22596 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta