dc.creator.ID |
COSTA NETO, J. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7589645382838462 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sônia Maria de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DIAS, Angélica Mara de Lima. |
|
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho busca analisar o processo de construção do conhecimento geográfico a partir
da metodologia do estudo do meio realizada com alunos da Escola Municipal Tertuliano
Maciel. Desse modo, verificamos de que forma os estudantes observam a configuração
espacial da comunidade de Ligeiro bem como a influência da cidade de Campina Grande
sobre esta franja urbana-rural. A área estudada compreende uma zona intermunicipal entre
Campina Grande e Queimadas no Estado da Paraíba. Os procedimentos metodológicos
adotados durante a construção desta monografia seguiram etapas fundamentais, a saber:
levantamento bibliográfico, caracterização da área, planejamento do roteiro de campo,
preparação da turma para a realização do estudo do meio, registro de fotografias e vídeos,
atividade de retorno de campo e análise empírica dos resultados alcançados. Partimos da
concepção pedagógica que considera os estudantes como sujeitos ativos na elaboração do
saber sistematizado. Tal fato acontece perante uma ação planejada e mediada pelo
professor para que o aluno chegue ao nível de internalização de conceitos. Uma das etapas
pretendidas com o estudo do meio é que os alunos pensem o seu espaço, confrontando os
conceitos científicos (geográficos, outros) e os conceitos cotidianos, aqueles adquiridos
pela prática socioespacial. Por isso, foi encaminhado o estudo do meio no distrito de
Ligeiro, a partir da análise conceitual sobre urbano, rural, franja urbana, entre outros. Além
disso, foi feita a representação destes territórios, analisando suas inter-relações
socioespaciais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de Geografia: uma análise da construção espacial rural-urbana. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-18 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to analyse the process of construction of the geographic knowledge from
the study methodology of the environment used with students of Municipal School
Tertuliano Maciel. Thus, we verified the way the students observe the spatial configuration
of the community of Ligeiro as well as the influence of the city of Campina Grande on this
urban-rural fringe. The studied area covers an intermunicipal zone between Campina
Grande and Queimadas, in the State of Paraíba. The methodological procedures adopted
during the construction of this monograph followed fundamental stages, namely:
bibliographical research, characterization of the area, planning field script, preparation of
the group for the realization of the environmental study, recording photos and videos, field
return activity and empyrical analysis of the results achieved. It starts with the pedagogical
conception that considers the students as active subjects in the preparation of the
systematized knowledge. Such fact happens before a planned action mediated by the
teacher for the student reaches the level of internalization of the concepts. One of the
intended stages with the study of the environment is that the students think their space,
confronting the scientific concepts (geographical, others) and everyday concepts, those
acquired by the sociospatial practice. Therefore, it was referred a study of the environment
of the district of Ligeiro, from the conceptual analysis of urban, rural, urban fringe among
others. As well, it was made a representation of these territories, analysing the socio-spatial
interrelationships. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22600 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-17T19:31:01Z |
|
dc.date.available |
2021-12-17 |
|
dc.date.available |
2021-12-17T19:31:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Construção espacial rural-urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço rural |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço urbano |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo do meio |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Tertuliano Maciel - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Bairro do Ligeiro - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Fotos - Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Rural-urban spatial construction |
pt_BR |
dc.subject |
Rural space |
pt_BR |
dc.subject |
Urban space |
pt_BR |
dc.subject |
Middle study |
pt_BR |
dc.subject |
Tertuliano Maciel Municipal School - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Ligeiro District - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Photos - Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Ligeiro Community - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA NETO, José Geraldo da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching Geography: an analysis of rural-urban spatial construction. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA NETO, José Geraldo da. Ensino de Geografia: uma análise da construção espacial rural-urbana. 2015. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22600 |
pt_BR |