DSpace/Manakin Repository

Ensino de Geografia: uma análise da construção espacial rural-urbana.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA NETO, J. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7589645382838462 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sônia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.referee2 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.description.resumo Este trabalho busca analisar o processo de construção do conhecimento geográfico a partir da metodologia do estudo do meio realizada com alunos da Escola Municipal Tertuliano Maciel. Desse modo, verificamos de que forma os estudantes observam a configuração espacial da comunidade de Ligeiro bem como a influência da cidade de Campina Grande sobre esta franja urbana-rural. A área estudada compreende uma zona intermunicipal entre Campina Grande e Queimadas no Estado da Paraíba. Os procedimentos metodológicos adotados durante a construção desta monografia seguiram etapas fundamentais, a saber: levantamento bibliográfico, caracterização da área, planejamento do roteiro de campo, preparação da turma para a realização do estudo do meio, registro de fotografias e vídeos, atividade de retorno de campo e análise empírica dos resultados alcançados. Partimos da concepção pedagógica que considera os estudantes como sujeitos ativos na elaboração do saber sistematizado. Tal fato acontece perante uma ação planejada e mediada pelo professor para que o aluno chegue ao nível de internalização de conceitos. Uma das etapas pretendidas com o estudo do meio é que os alunos pensem o seu espaço, confrontando os conceitos científicos (geográficos, outros) e os conceitos cotidianos, aqueles adquiridos pela prática socioespacial. Por isso, foi encaminhado o estudo do meio no distrito de Ligeiro, a partir da análise conceitual sobre urbano, rural, franja urbana, entre outros. Além disso, foi feita a representação destes territórios, analisando suas inter-relações socioespaciais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Ensino de Geografia: uma análise da construção espacial rural-urbana. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-18
dc.description.abstract This work aims to analyse the process of construction of the geographic knowledge from the study methodology of the environment used with students of Municipal School Tertuliano Maciel. Thus, we verified the way the students observe the spatial configuration of the community of Ligeiro as well as the influence of the city of Campina Grande on this urban-rural fringe. The studied area covers an intermunicipal zone between Campina Grande and Queimadas, in the State of Paraíba. The methodological procedures adopted during the construction of this monograph followed fundamental stages, namely: bibliographical research, characterization of the area, planning field script, preparation of the group for the realization of the environmental study, recording photos and videos, field return activity and empyrical analysis of the results achieved. It starts with the pedagogical conception that considers the students as active subjects in the preparation of the systematized knowledge. Such fact happens before a planned action mediated by the teacher for the student reaches the level of internalization of the concepts. One of the intended stages with the study of the environment is that the students think their space, confronting the scientific concepts (geographical, others) and everyday concepts, those acquired by the sociospatial practice. Therefore, it was referred a study of the environment of the district of Ligeiro, from the conceptual analysis of urban, rural, urban fringe among others. As well, it was made a representation of these territories, analysing the socio-spatial interrelationships. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22600
dc.date.accessioned 2021-12-17T19:31:01Z
dc.date.available 2021-12-17
dc.date.available 2021-12-17T19:31:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Construção espacial rural-urbana pt_BR
dc.subject Espaço rural pt_BR
dc.subject Espaço urbano pt_BR
dc.subject Estudo do meio pt_BR
dc.subject Escola Municipal Tertuliano Maciel - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Bairro do Ligeiro - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Fotos - Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Rural-urban spatial construction pt_BR
dc.subject Rural space pt_BR
dc.subject Urban space pt_BR
dc.subject Middle study pt_BR
dc.subject Tertuliano Maciel Municipal School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Ligeiro District - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Photos - Comunidade do Ligeiro - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Ligeiro Community - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA NETO, José Geraldo da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching Geography: an analysis of rural-urban spatial construction. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA NETO, José Geraldo da. Ensino de Geografia: uma análise da construção espacial rural-urbana. 2015. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22600 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta