dc.creator.ID |
SILVA, S. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1031036506547302 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Angélica Mara de Lima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, A. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMALHO, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Thiago Romeu. |
|
dc.description.resumo |
No contexto no qual está inserida a educação no Brasil, o ensino básico na rede pública
brasileira é um problema complexo no qual se ligam diversos caminhos entrelaçados por um
fator comum, o ensino e aprendizagem. Caminhos estes que podem sofrer influências de eventos
e processos de várias escalas nos quais muitas vezes a prioridade não é a educação,
consequentemente pode acarretar uma precarização do ensino público. Assim sendo, este
trabalho tem como objetivo, realizar uma análise do programa PNLD na escola Raul Córdula,
buscando entender o processo de escolha do livro didático e qual a efetividade do mesmo no
ensino de Geografia na instituição. Para chegarmos ao nosso propósito, foi realizado um
diagnóstico físico e pedagógico, com a finalidade de entender em qual cenário se estabelece o
livro na escola campo de pesquisa, isso posto, a coleta de dados foi feita através de
questionários semiestruturados sobre o tema abordado e aplicados para a diretoria e os
professores de Geografia, por entendermos que são as fontes mais seguras das que podemos
consultar sobre a temática na instituição citada. Com a análise da escola, percebemos que a
mesma possui boas condições, com relação ao espaço físico, material didático, e outros recursos
disponíveis através de programas governamentais, o livro didático é o principal recurso em sala
de aula, nesse contexto, a escolha do livro na mesma embora seja bem elaborada pelos
professores, é um pouco equivocada, devido a os professores não analisarem todas as obras
oferecidas pelo PNLD. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise política do Programa PNLD na Escola Raul Córdula: viabilidade, efetividade e processo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-11 |
|
dc.description.abstract |
The context in which it operates education in Brazil, Basic education in Brazilian public schools
is a very complex issue on which binds many ways intertwined by a common factor, teaching
and learning. These paths that can be influenced by events and processes of various scales in
which many times the priority is not education thus can lead to a precarious public education.
Therefore, the this paper aims, conduct an analysis of PNLD program, in school Raul Cordula,
trying to understand the process of choosing the textbook and that the effectiveness of it in
geography teaching at the institution. To reach our purpose, we performed a physical and
pedagogical diagnosis, in order to understand in which scenario is established book at school
search field, it said, the data collection was made through semi-structured questionnaires on the
topic and applied to the board and Geography teachers, because we believe that are the strongest
sources from which we can consult on the subject in this institution. With the school's analysis,
we realize that it has good conditions with respect to physical space, educational materials, and
other resources available through government programs, the textbook is the main resource in the
classroom, in this context, the choice of book at the same although it is well thought out by
teachers, it is somewhat misleading, because the teachers do not analyze all the works offered
by PNLD. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22602 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-17T19:51:37Z |
|
dc.date.available |
2021-12-17 |
|
dc.date.available |
2021-12-17T19:51:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Análise política - Programa Nacional do Livro Didático - PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
PNLD - Programa Nacional do Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Fotos - Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
National Textbook Program - PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
Geography textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Political analysis - National Textbook Program - PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
PNLD - National Textbook Program |
pt_BR |
dc.subject |
Raul Córdula School - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Photos - Raul Córdula School - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Severino Prudêncio da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A political analysis of the PNLD Program at Escola Raul Córdula: feasibility, effectiveness and process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Severino Prudêncio da. Uma análise política do Programa PNLD na Escola Raul Córdula: viabilidade, efetividade e processo. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22602 |
pt_BR |