DSpace/Manakin Repository

Uma análise política do Programa PNLD na Escola Raul Córdula: viabilidade, efetividade e processo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, S. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1031036506547302 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, A. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMALHO, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Thiago Romeu.
dc.description.resumo No contexto no qual está inserida a educação no Brasil, o ensino básico na rede pública brasileira é um problema complexo no qual se ligam diversos caminhos entrelaçados por um fator comum, o ensino e aprendizagem. Caminhos estes que podem sofrer influências de eventos e processos de várias escalas nos quais muitas vezes a prioridade não é a educação, consequentemente pode acarretar uma precarização do ensino público. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo, realizar uma análise do programa PNLD na escola Raul Córdula, buscando entender o processo de escolha do livro didático e qual a efetividade do mesmo no ensino de Geografia na instituição. Para chegarmos ao nosso propósito, foi realizado um diagnóstico físico e pedagógico, com a finalidade de entender em qual cenário se estabelece o livro na escola campo de pesquisa, isso posto, a coleta de dados foi feita através de questionários semiestruturados sobre o tema abordado e aplicados para a diretoria e os professores de Geografia, por entendermos que são as fontes mais seguras das que podemos consultar sobre a temática na instituição citada. Com a análise da escola, percebemos que a mesma possui boas condições, com relação ao espaço físico, material didático, e outros recursos disponíveis através de programas governamentais, o livro didático é o principal recurso em sala de aula, nesse contexto, a escolha do livro na mesma embora seja bem elaborada pelos professores, é um pouco equivocada, devido a os professores não analisarem todas as obras oferecidas pelo PNLD. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Uma análise política do Programa PNLD na Escola Raul Córdula: viabilidade, efetividade e processo. pt_BR
dc.date.issued 2015-11
dc.description.abstract The context in which it operates education in Brazil, Basic education in Brazilian public schools is a very complex issue on which binds many ways intertwined by a common factor, teaching and learning. These paths that can be influenced by events and processes of various scales in which many times the priority is not education thus can lead to a precarious public education. Therefore, the this paper aims, conduct an analysis of PNLD program, in school Raul Cordula, trying to understand the process of choosing the textbook and that the effectiveness of it in geography teaching at the institution. To reach our purpose, we performed a physical and pedagogical diagnosis, in order to understand in which scenario is established book at school search field, it said, the data collection was made through semi-structured questionnaires on the topic and applied to the board and Geography teachers, because we believe that are the strongest sources from which we can consult on the subject in this institution. With the school's analysis, we realize that it has good conditions with respect to physical space, educational materials, and other resources available through government programs, the textbook is the main resource in the classroom, in this context, the choice of book at the same although it is well thought out by teachers, it is somewhat misleading, because the teachers do not analyze all the works offered by PNLD. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22602
dc.date.accessioned 2021-12-17T19:51:37Z
dc.date.available 2021-12-17
dc.date.available 2021-12-17T19:51:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático - PNLD pt_BR
dc.subject Livro didático de Geografia pt_BR
dc.subject Análise política - Programa Nacional do Livro Didático - PNLD pt_BR
dc.subject PNLD - Programa Nacional do Livro Didático pt_BR
dc.subject Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Fotos - Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject National Textbook Program - PNLD pt_BR
dc.subject Geography textbook pt_BR
dc.subject Political analysis - National Textbook Program - PNLD pt_BR
dc.subject PNLD - National Textbook Program pt_BR
dc.subject Raul Córdula School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Photos - Raul Córdula School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Severino Prudêncio da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A political analysis of the PNLD Program at Escola Raul Córdula: feasibility, effectiveness and process. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Severino Prudêncio da. Uma análise política do Programa PNLD na Escola Raul Córdula: viabilidade, efetividade e processo. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22602 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta