DSpace/Manakin Repository

Caracterizando e quantificando inovação em redes de similaridade musical.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5328292882562730 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2729979018100977 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MORAIS, Fábio Jorge Almeida.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/0987042606840444 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2042247762832979 pt_BR
dc.contributor.referee2 MARINHO, Leandro Balby.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3728312501032061 pt_BR
dc.contributor.referee3 SILVA, Diego Furtado.
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7662777934692986 pt_BR
dc.contributor.referee4 FIGUEIREDO, Flavio Vinicius Diniz de.
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/9481210393304645 pt_BR
dc.description.resumo Investigações sobre relações de similaridade entre composições, álbuns e artistas desempenham um papel importante na compreensão de tendências presentes nas trajetórias dos gêneros musicais. A influência exercida por essas entidades dentro de uma rede de similaridades pode ser caracterizada de diversas formas, como analisando-se a dimensão da disrupção. Considera-se disruptivo aquele ator capaz de criar uma desestabilização num contexto dominante, gerando uma quebra nas expectativas já consolidadas por práticas anteriores. Iniciativas inovadoras dessa natureza podem ser evidenciadas na música em diversos momentos, seja no surgimento do rock and roll ao final dos anos 40, passando pela revolução do punk rock três décadas depois e refletindo até mesmo aqui no Brasil com a difusão do rock nacional no início da década de 1980. Em contraste aos benefícios do estudo da inovação em diferentes contextos, pouco tem sido proposto e conduzido até o momento no sentido de identificar, categorizar e mensurar a inovação apresentada por entidades musicais ao longo do tempo. Este trabalho propõe-se a preencher essa lacuna e avançar o estado-da-arte no estudo da inovação em redes de similaridade musical. Para tal, um conjunto de dados composto por milhares de canções de forró foi coletado, curado, e processado para obter representações de áudio que pudessem ser comparadas em busca de similaridades entre as músicas. Estas foram utilizadas na construção de uma rede de nós (músicas) e arestas ponderadas (relações de similaridade), que por sua vez serviu de entrada para o cálculo de um índice de disrupção proposto neste estudo. Os resultados apontam para o potencial do índice de disrupção como ferramenta na investigação da inovação musical, sendo ele capaz de revelar novas informações e fatos acerca das trajetórias dos gêneros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Caracterizando e quantificando inovação em redes de similaridade musical. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-20
dc.description.abstract Music investigations with main focus in the study of similarity relationships between songs, albums and artists play an important role when trying to understand trends in the history of music genres. The influence exercised by these entities in a similarity network can be categorized in a multitude of points-of-view, including disruption. A disruptive object is one that creates a new stream of events, changing the traditional way of how a context operates. Such class of innovative initiatives can be observed many times during the history of music, as in the emergence of the rock and roll at the end of the 1940’s, passing by the punk rock revolution three decades later, and finally reflecting here in Brazil during the boom of the national rock in the early eighties. The proper categorization of innovation and measurement of disruption remain as a tasks with large room for improvement, and these gaps are even more evident in the music domain, where the topic has not received much attention so far. This work builds on preliminary studies focused on the analysis of music disruption derived from metadata-based similarity networks, demonstrating that the raw audio can augment similarity information. We developed a case study based on a collection of a Brazilian local music tradition called Forró, that emphasizes the analytical and musicological potential of a musical disruption metric to describe and explain a genre trajectory over time. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22604
dc.date.accessioned 2021-12-17T22:41:57Z
dc.date.available 2021-12-17
dc.date.available 2021-12-17T22:41:57Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Recuperação da Informação Musical pt_BR
dc.subject Metodologia e Técnicas da Computação pt_BR
dc.subject Computação e Música pt_BR
dc.subject Processamento de Áudio pt_BR
dc.subject Similaridade de Áudio pt_BR
dc.subject Recovery of Musical Information pt_BR
dc.subject Methodology and Techniques of Computing pt_BR
dc.subject Computing and Music pt_BR
dc.subject Audio Processing pt_BR
dc.subject Audio Similarity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FALCÃO, Felipe Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation FALCÃO, Felipe Vieira. Caracterizando e quantificando inovação em redes de similaridade musical. 102 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22604 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta