dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5294285294502047 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RIBEIRO, Roziane Marinho. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9508938213112138 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nesta dissertação, investigamos a presença dos conhecimentos de Língua
Portuguesa em concursos públicos de nível médio realizados no ano de 2018,
nas áreas de Segurança e de Saúde, e suas implicações para a prática
profissional. Assim, nossa finalidade é responder às questões da pesquisa:
Que conhecimentos de Língua Portuguesa são requeridos em concursos
públicos de nível médio? Que relação há entre o que é solicitado como
conhecimento de Língua Portuguesa e a prática profissional? Propomos como
objetivo geral: analisar os conhecimentos de Língua Portuguesa em editais e
provas de concursos públicos de nível médio. Como objetivos específicos,
pretendemos: (1) descrever a apresentação e os tipos de conhecimentos nos
editais e nas provas; (2) verificar a abordagem teórica subjacente às questões
das provas; e (3) perceber e discutir as relações entre os tipos de
conhecimentos e a prática profissional. Como fundamentos metodológicos, a
pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada crítica e indisciplinar
(MOITA LOPES, 2006), de natureza quali-quantitativa (KNECHTEL, 2014) e se
apresenta como uma pesquisa documental (LE GOFF, 1997). No que concerne
ao aparato teórico que fundamenta o trabalho e norteia nossa análise e
discussão, utilizamos as contribuições de Barchelard (1996), Ropé & Tanguy
(1997), Sacristán & Gomez (1998), Zabala (1998), Trinquet (2010), Perrenoud
(2013), Paz & Costa (2017), cujas discussões permeiam a problematização dos
conhecimentos científicos, conteúdos de ensino e sua relação com o
letramento laboral; Kleiman (1995; 2007), Travaglia (2002), Marcuschi (2008),
Castilho (2010, 2012), Street (2013), Bezerra & Reinaldo (2013), Koch & Elias
(2018), entre outros pesquisadores que evidenciam as abordagens teóricometodológicas
sobre os conhecimentos de leitura, escrita, gramática e análise
linguística; Afonso (2005), Luckesi (2011, 2018), Libâneo (2013), Moretto
(2014), Lino de Araújo (2017), Vasconcellos (2018), que nos proporcionam uma
reflexão sobre avaliação e suas implicações. Com base na análise, foi possível
perceber os seguintes resultados: (I) os conhecimentos de Língua Portuguesa
requeridos em provas de concursos públicos da área de Segurança e Saúde
dizem respeito aos eixos Análise Linguística e Gramática, Linguística e
Textualidade, Leitura; (II) as análises das 107 (cento e sete) questões
demonstraram que 48 (quarenta e oito) delas avaliaram os conteúdos que
correspondiam ao eixo de Análise Linguística e Gramática, 32 (trinta e duas) ao
eixo de Linguística e Textualidade e 27 (vinte e sete) ao eixo de Leitura; (III)
com relação ao tratamento dos conhecimentos avaliados, observamos 60
(sessenta) questões alinhadas ao paradigma tradicional do estudo da língua e
47 (quarenta e sete) delas alinhadas ao paradigma emergente; (IV) as provas
de Língua Portuguesa em concursos públicos da área de Segurança e Saúde
compreendem a avaliação dos conhecimentos cognitivos dissociados dos
conhecimentos que seriam requeridos pela prática profissional; (V) por fim, as
abordagens dos conhecimentos apresentam um distanciamento dos saberes
investidos (letramento laboral) e uma aproximação dos saberes constituídos
(saber escolarizado). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimentos de língua portuguesa e relações com a prática profissional em concursos públicos de nível médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-09-17 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22607 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-17T23:23:48Z |
|
dc.date.available |
2021-12-17 |
|
dc.date.available |
2021-12-17T23:23:48Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Concurso público |
pt_BR |
dc.subject |
Provas escritas |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Prática profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Examen público |
pt_BR |
dc.subject |
Exámenes escritos |
pt_BR |
dc.subject |
Conocimiento de la lengua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Práctica profesional |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIVRAMENTO, Kátia Bezerra do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIVRAMENTO, Kátia Bezerra do. Conhecimentos de língua portuguesa e relações com a prática profissional em concursos públicos de nível médio. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de
Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22607 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En esta tesis, investigamos la presencia del conocimiento de la Lengua
Portuguesa en los exámenes públicos de nivel medio realizados en 2018, en
las áreas de Seguridad y Salud, y sus implicaciones para la práctica
profesional. Así, nuestro propósito es responder a las preguntas de
investigación: ¿Qué conocimientos de portugués se requieren en los exámenes
públicos de nivel medio? ¿Cuál es la relación entre lo que se requiere como
conocimiento de la Lengua Portuguesa y la práctica profesional? Proponemos
como objetivo general: analizar el conocimiento de la Lengua Portuguesa en
convocatorias y exámenes para concursos públicos de nivel medio. Como
objetivos específicos, pretendemos: (1) describir la presentación y tipos de
conocimiento en convocatorias y exámenes; (2) verificar el enfoque teórico
subyacente a las preguntas de la prueba; y (3) comprender y discutir las
relaciones entre los tipos de conocimiento y la práctica profesional. Como
fundamento metodológico, la investigación se ubica en el ámbito de la
Linguística Aplicada crítica y no disciplinaria (MOITA LOPES, 2006), de
carácter cuali-cuantitativo (KNECHTEL, 2014) y se presenta como una
investigación documental (LE GOFF, 1997). En cuanto al aparato teórico que
sustenta el trabajo y orienta nuestro análisis y discusión, utilizamos los aportes
de Barchelard (1996), Ropé&Tanguy (1997), Sacristán &Gomez (1998), Zabala
(1998), Trinquet (2010), Perrenoud (2013), Paz & Costa (2017a; 2017b), cuyas
discusiones permean la problematización del conocimiento científico, los
contenidos docentes y su relación con la alfabetización laboral; Kleiman (1995;
2007), Travaglia (2002), Marcuschi (2008), Castilho (2010, 2012), Bagno
(2011), Street (2013), Bezerra& Reinaldo (2013), Koch &Elias (2018), entre
otros investigadores que demuestren enfoques teórico-metodológicos del
conocimiento de lectura, escritura, gramática y análisis lingüístico; Afonso
(2005), Luckesi (2011, 2018), Libâneo (2013), Moretto (2014), Lino de Araújo
(2017), Vasconcellos (2018), que nos brindan una reflexión sobre la evaluación
y sus implicaciones.A partir del análisis, fue posible percibir los siguientes
resultados: (I) el conocimiento de la Lengua Portuguesa requerido en los
concursos públicos en el área de Seguridad y Salud se refiere a los ejes
Linguística y Análisis Gramatical, Linguística y Textualidad, Lectura; (II) el
análisis de las 107 (ciento siete) preguntas arrojó que 48 (cuarenta y ocho) de
ellas evaluaron los contenidos correspondentes al eje de Análisis Linguístico y
Gramatical, 32 (treinta y dos) al eje de Linguística y Textualidad y 27
(veintisiete) al eje de Lectura; (III) en cuanto al tratamiento del conocimiento
evaluado, se observaron 60 (sesenta) preguntas alineadas con el paradigma
tradicional de estudio del lenguaje y 47 (cuarenta y siete) de ellas alineadas
con el paradigma emergente; (IV) Las pruebas de Lengua Portuguesa en los
exámenes públicos del área de Seguridad y Salud comprenden la evaluación
de los conocimientos cognitivos disociados de los conocimientos que requeriría
la práctica profesional; (V) finalmente, los enfoques del conocimiento presentan
un alejamiento del conocimiento invertido (alfabetización laboral) y una
aproximación del conocimiento constituido (conocimiento educado). |
pt_BR |