DSpace/Manakin Repository

Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, L. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7286115278390634 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira de.
dc.contributor.referee2 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar o recurso didático CARTILHA: músicas populares nordestinas como alternativa de ensino aprendizagem em geografia. A utilização desse recurso tem como finalidade, dinamizar as aulas e aproximar o estudante do cotidiano de sua região tendo, em vista o ensino de Geografia, a partir da análise de músicas. Buscou-se construir um instrumento no qual o aprendente fosse o protagonista de todo processo, valorizando-o como um construtor de conhecimentos geográficos. Além disso, pretendeu-se, com tal recurso, propiciar a necessária interação entre professores e alunos na perspectiva de tornar mais dinâmicas e criativas as atividades da referida matéria nas escolas. Ressalta-se que este recurso consiste numa cartilha e CD elaborada por meio da interação do professor-estagiário-alunos da Escola Carlota Barreira, tendo como ponto de partida o projeto da componente curricular Estagio Supervisionado IV. O projeto foi desenvolvido com diferentes turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio interessados em tematizar músicas populares nordestinas, mediada pelo professor e estagiário. Enfatiza-se que, as músicas escolhidas pelos alunos, trazem temas e conceitos da Geografia, atendendo as indicações dos PCN’s, organizado em um CD com 10 músicas e uma cartilha. Apresenta-se, uma explicação metodológica de como foi produzida e também algumas indicações de meios de como usar a cartilha nas aulas de Geografia. Traz, também, uma análise teórica sobre a música, voltada para a aprendizagem Geográfica. Logo após é apresentado as letras das músicas e em seguida as temáticas que abordam, os conteúdos, as séries sugeridas para sua utilização e um texto crítico construído pelos alunos, que pode ser utilizado como base, a fim de destacar os conceitos geográficos que a música apresenta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This work aims to present the teaching resource PRIMER: popular songs Northeast as a teaching and learning alternative geography, Using this feature aims, dynamic classes and approximate daily student in your area having in view the educational | Geography, from the music analysis. We sought to build an instrument in which the learner was the protagonist of the whole process, valuing it as a geographical knowledge builder. In addition, it was intended with this feature, provide the necessary interaction between teachers and students in the prospects become more dynamic and creative activities of that subject in school. It is emphasized that this feature is a booklet and CD developed through the interaction of the teachertrainee students of the School Carlota barrier, taking as its starting point the curricular component of the project Supervised Internship IV. The project was developed with different classes of elementary school II and high school interested in foregrounding popular songs Northeast, mediated by the teacher and trainee. Emphasized that the songs chosen by students bring themes and concepts of geography, given the signs of NCP's, organized on a CD with 10 songs and a book. Present, a methodological explanation of how it was produced and also some indications means of using the primer in Geography lessons, also has a small theoretical analysis of the music, facing Geographic learning, is presented after the lyrics and followed the themes that address, the content, the series suggested for use, and a critical text constructed by the students, which can be used as a basis in order to highlight the geographical concepts that musichas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618
dc.date.accessioned 2021-12-20T11:06:09Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T11:06:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Música ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Músicas populares nordestinas pt_BR
dc.subject Música e educação pt_BR
dc.subject Ensino aprendizagem em geografia pt_BR
dc.subject Recurso didático - cartilha pt_BR
dc.subject Cartilha - recurso didático pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Music teaching geography pt_BR
dc.subject Northeastern popular songs pt_BR
dc.subject Music and education pt_BR
dc.subject Teaching learning in geography pt_BR
dc.subject Didactic resource - booklet pt_BR
dc.subject Primer - teaching resource pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Leandro Fidelis.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Northeastern popular music as an alternative for teaching-learning in Geography. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Leandro Fidelis. Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia. 2015. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta