dc.creator.ID |
ALVES, L. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7286115278390634 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo apresentar o recurso didático CARTILHA: músicas
populares nordestinas como alternativa de ensino aprendizagem em geografia. A utilização desse recurso tem como finalidade, dinamizar as aulas e aproximar o estudante do cotidiano de sua região tendo, em vista o ensino de Geografia, a partir da análise de músicas. Buscou-se construir um instrumento no qual o aprendente fosse o protagonista de todo processo, valorizando-o como um construtor de conhecimentos geográficos. Além disso, pretendeu-se, com tal recurso, propiciar a necessária interação entre professores e alunos na perspectiva de tornar mais dinâmicas e criativas as atividades da referida matéria nas escolas.
Ressalta-se que este recurso consiste numa cartilha e CD elaborada por meio da interação do
professor-estagiário-alunos da Escola Carlota Barreira, tendo como ponto de partida o projeto
da componente curricular Estagio Supervisionado IV. O projeto foi desenvolvido com
diferentes turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio interessados em tematizar
músicas populares nordestinas, mediada pelo professor e estagiário. Enfatiza-se
que, as músicas escolhidas pelos alunos, trazem temas e conceitos da Geografia, atendendo as
indicações dos PCN’s, organizado em um CD com 10 músicas e uma cartilha. Apresenta-se,
uma explicação metodológica de como foi produzida e também algumas indicações de meios
de como usar a cartilha nas aulas de Geografia. Traz, também, uma análise teórica sobre a
música, voltada para a aprendizagem Geográfica. Logo após é apresentado as letras das
músicas e em seguida as temáticas que abordam, os conteúdos, as séries sugeridas para sua
utilização e um texto crítico construído pelos alunos, que pode ser utilizado como base, a fim
de destacar os conceitos geográficos que a música apresenta. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to present the teaching resource PRIMER: popular songs Northeast as a
teaching and learning alternative geography, Using this feature aims, dynamic classes and
approximate daily student in your area having in view the educational | Geography, from the
music analysis. We sought to build an instrument in which the learner was the protagonist of
the whole process, valuing it as a geographical knowledge builder. In addition, it was intended
with this feature, provide the necessary interaction between teachers and students in the
prospects become more dynamic and creative activities of that subject in school. It is
emphasized that this feature is a booklet and CD developed through the interaction of the
teachertrainee
students of the School Carlota barrier, taking as its starting point the curricular
component of the project Supervised Internship IV. The project was developed with different
classes of elementary school II and high school interested in foregrounding popular songs
Northeast, mediated by the teacher and trainee. Emphasized that the songs chosen by students
bring themes and concepts of geography, given the signs of NCP's, organized on a CD with
10 songs and a book. Present, a methodological explanation of how it was produced and also
some indications means of using the primer in Geography lessons, also has a small theoretical
analysis of the music, facing Geographic learning, is presented after the lyrics and followed
the themes that address, the content, the series suggested for use, and a critical text
constructed by the students, which can be used as a basis in order to highlight the
geographical concepts that musichas. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T11:06:09Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T11:06:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Música ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Músicas populares nordestinas |
pt_BR |
dc.subject |
Música e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino aprendizagem em geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - cartilha |
pt_BR |
dc.subject |
Cartilha - recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Music teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern popular songs |
pt_BR |
dc.subject |
Music and education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching learning in geography |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resource - booklet |
pt_BR |
dc.subject |
Primer - teaching resource |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Leandro Fidelis. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Northeastern popular music as an alternative for teaching-learning in Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Leandro Fidelis. Músicas populares nordestinas como alternativa de ensino-aprendizagem em Geografia. 2015. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22618 |
pt_BR |