dc.creator.ID |
BARBOSA, E. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1470349849402531 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Angélica Mara de Lima |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, A. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ÂNGELO, Maria Deusia Lima. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ÂNGELO, M. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DINIZ, Lincoln da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DINIZ, L. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No contexto de uma sociedade marcada pelos avanços tecnológicos, tanto nos setores
econômicos, políticos como também educacionais, se faz necessário uma análise sobre as
configurações que a educação assume e dentro desta questão. Destacar o papel do livro
didático, como “instrumento pedagógico”, no processo de ensino-aprendizagem, bem
como este recurso vem sendo utilizado em sala de aula e mostrar a relevância deste dentro
de tal processo. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo analisar a importância do
livro didático de Geografia no contexto escolar, bem como fazer uma avaliação de como
este recurso vem sendo usado. Para tanto, escolhemos como recorte os professores de
Geografia de duas escolas públicas da cidade de Boa Vista – PB. Visamos diagnosticar se
o livro didático (LD) nestas escolas é usado como única fonte de conhecimento ou como
um recurso auxiliador. Para identificarmos tais objetivos, utilizamos a pesquisa
bibliográfica e aplicação de questionários com professores de Geografia das escolas
Francisca Leite Vitorino e Teodósio Oliveira Ledo, ambas localizadas na cidade de Boa
Vista - PB. Com base nos dados obtidos através dos questionários aplicados, vimos que os
quatro professores, das duas escolas, responderam de forma unânime que o colegiado de
professores da própria escola que realizaram a escolha dos LD, de forma conjunta com os
colegas de disciplina. Isso é extremamente positivo, pois mostra um rigor nas diretrizes
apresentadas pelo PNLD, para o processo de escolha. Infelizmente, não tivemos maiores
detalhes sobre quais pontos foram levados em consideração para o processo de escolha do
Livro Didático de Geografia. Quanto à importância do livro didático, foi perguntado se o
livro didático é um recurso dispensável ou indispensável, todos foram unânimes no
posicionamento que considera o livro didático um instrumento fundamental e
indispensável no processo de ensino aprendizagem. Mostrando assim a importância de se
analisar esse material pedagógico. Já no que tange a utilização do livro didático de
Geografia em sala de aula, vimos situações distintas, com algumas metodologias que nos
pareciam adequadas, dado a variedade de atividades propostas e a qualidade destas. Mas
algumas nos chamaram atenção por seu caráter tradicional e com influencia extremamente
mnemônica que pouco contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Livro didático de Geografia: um olhar a partir dos professores da rede pública de Boa Vista - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-20 |
|
dc.description.abstract |
In the context of a society marked by technological advances, both in economic sectors,
political as well as educational, if an analysis of the settings is necessary that education
takes over and within this issue. Highlight the role of the textbook, as "teaching tool" in the
process of teaching and learning, and this feature has been used in the classroom turns out
the relevance of this in such a process. Therefore, this study aims to analyze the
importance of the textbook of Geography in schools, and make an assessment of how this
feature has been used. To do this we chose to cut out the geography teachers from two
public schools in the city of Boa Vista - PB. We aim to diagnose whether the textbook
(LD) in these schools is used as the only source of knowledge or as a helper application.
To identify these objectives, we use the literature and questionnaires with geography
teachers of schools Francisca Leite Vitorino and Teodósio Oliveira Ledo, both located in
the city of Boa Vista - PB. Based on the data obtained from the questionnaires, we saw that
the four teachers of the two schools, answered unanimously that the collegiate own school
teachers who performed the choice of LD, jointly with colleagues of discipline. This is
extremely positive, as it shows an accuracy the guidelines presented by PNLD to the
selection process. Unfortunately, we had no further details on what points were taken into
account in the process of choosing the Teaching of Geography Book. On the importance of
the textbook, was asked if the textbook is an expendable resource or essential, all were
unanimous in the position that considers the textbook a fundamental and indispensable tool
in the teaching and learning process. Thus showing the importance of analyzing this
educational material. Already regarding the use of the textbook of Geography in the
classroom, we saw different situations, with some methodologies that we seemed
appropriate, given the variety of proposed activities and their quality. But some have called
our attention for its traditional character and extremely mnemonic that does little to
influence the learning process of students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22619 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T11:19:20Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T11:19:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia - Boa Vista - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Boa Vista - PB - ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography - Boa Vista - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Geography textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Geography classes |
pt_BR |
dc.subject |
Boa Vista - PB - teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook in Brazil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Eronides Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography textbook: a view from public school teachers in Boa Vista - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Eronides Gomes. Livro didático de Geografia: um olhar a partir dos professores da rede pública de Boa Vista - PB. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22619 |
pt_BR |