DSpace/Manakin Repository

Livro didático de Geografia: um olhar a partir dos professores da rede pública de Boa Vista - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, E. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1470349849402531 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Angélica Mara de Lima
dc.contributor.advisor1ID DIAS, A. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 pt_BR
dc.contributor.referee1 ÂNGELO, Maria Deusia Lima.
dc.contributor.referee1ID ÂNGELO, M. D. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee2ID DINIZ, L. S. pt_BR
dc.description.resumo No contexto de uma sociedade marcada pelos avanços tecnológicos, tanto nos setores econômicos, políticos como também educacionais, se faz necessário uma análise sobre as configurações que a educação assume e dentro desta questão. Destacar o papel do livro didático, como “instrumento pedagógico”, no processo de ensino-aprendizagem, bem como este recurso vem sendo utilizado em sala de aula e mostrar a relevância deste dentro de tal processo. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo analisar a importância do livro didático de Geografia no contexto escolar, bem como fazer uma avaliação de como este recurso vem sendo usado. Para tanto, escolhemos como recorte os professores de Geografia de duas escolas públicas da cidade de Boa Vista – PB. Visamos diagnosticar se o livro didático (LD) nestas escolas é usado como única fonte de conhecimento ou como um recurso auxiliador. Para identificarmos tais objetivos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários com professores de Geografia das escolas Francisca Leite Vitorino e Teodósio Oliveira Ledo, ambas localizadas na cidade de Boa Vista - PB. Com base nos dados obtidos através dos questionários aplicados, vimos que os quatro professores, das duas escolas, responderam de forma unânime que o colegiado de professores da própria escola que realizaram a escolha dos LD, de forma conjunta com os colegas de disciplina. Isso é extremamente positivo, pois mostra um rigor nas diretrizes apresentadas pelo PNLD, para o processo de escolha. Infelizmente, não tivemos maiores detalhes sobre quais pontos foram levados em consideração para o processo de escolha do Livro Didático de Geografia. Quanto à importância do livro didático, foi perguntado se o livro didático é um recurso dispensável ou indispensável, todos foram unânimes no posicionamento que considera o livro didático um instrumento fundamental e indispensável no processo de ensino aprendizagem. Mostrando assim a importância de se analisar esse material pedagógico. Já no que tange a utilização do livro didático de Geografia em sala de aula, vimos situações distintas, com algumas metodologias que nos pareciam adequadas, dado a variedade de atividades propostas e a qualidade destas. Mas algumas nos chamaram atenção por seu caráter tradicional e com influencia extremamente mnemônica que pouco contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Livro didático de Geografia: um olhar a partir dos professores da rede pública de Boa Vista - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-20
dc.description.abstract In the context of a society marked by technological advances, both in economic sectors, political as well as educational, if an analysis of the settings is necessary that education takes over and within this issue. Highlight the role of the textbook, as "teaching tool" in the process of teaching and learning, and this feature has been used in the classroom turns out the relevance of this in such a process. Therefore, this study aims to analyze the importance of the textbook of Geography in schools, and make an assessment of how this feature has been used. To do this we chose to cut out the geography teachers from two public schools in the city of Boa Vista - PB. We aim to diagnose whether the textbook (LD) in these schools is used as the only source of knowledge or as a helper application. To identify these objectives, we use the literature and questionnaires with geography teachers of schools Francisca Leite Vitorino and Teodósio Oliveira Ledo, both located in the city of Boa Vista - PB. Based on the data obtained from the questionnaires, we saw that the four teachers of the two schools, answered unanimously that the collegiate own school teachers who performed the choice of LD, jointly with colleagues of discipline. This is extremely positive, as it shows an accuracy the guidelines presented by PNLD to the selection process. Unfortunately, we had no further details on what points were taken into account in the process of choosing the Teaching of Geography Book. On the importance of the textbook, was asked if the textbook is an expendable resource or essential, all were unanimous in the position that considers the textbook a fundamental and indispensable tool in the teaching and learning process. Thus showing the importance of analyzing this educational material. Already regarding the use of the textbook of Geography in the classroom, we saw different situations, with some methodologies that we seemed appropriate, given the variety of proposed activities and their quality. But some have called our attention for its traditional character and extremely mnemonic that does little to influence the learning process of students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22619
dc.date.accessioned 2021-12-20T11:19:20Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T11:19:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia - Boa Vista - PB pt_BR
dc.subject Livro didático de Geografia pt_BR
dc.subject Aulas de geografia pt_BR
dc.subject Boa Vista - PB - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Livro didático no Brasil pt_BR
dc.subject Teaching Geography - Boa Vista - PB pt_BR
dc.subject Geography textbook pt_BR
dc.subject Geography classes pt_BR
dc.subject Boa Vista - PB - teaching Geography pt_BR
dc.subject Textbook in Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Eronides Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography textbook: a view from public school teachers in Boa Vista - PB. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Eronides Gomes. Livro didático de Geografia: um olhar a partir dos professores da rede pública de Boa Vista - PB. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22619 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta