dc.creator.ID |
CSOTA, F. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARBOSA, Janaína da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Kátia Cristina Ribeiro. |
|
dc.description.resumo |
O ensino de Geografia pode proporcionar ao aluno um aprendizado amplo quando se
trabalha as inter-relações entre o local e o global. Sendo assim, a presente pesquisa tem como
finalidade verificar se o ensino de Geografia está analisando as transformações das paisagens
ocorridas no bairro Cruzeiro, a partir da instalação da empresa AeC e da Avenida Juscelino
Kubitschek, mas relacionando estes espaços com outros mais distantes. Diante disso, a
utilização de mapas, imagens, desenhos cartográficos podem contribuir para a observação
da paisagem presente no cotidiano do aluno e que eles consigam diferenciar o local com o
global resgatando o passado e comparando com o momento atual. Como metodologia
utilizamos a observação livre enfatizando o “observar” como procedimento de investigação
e a entrevista como técnica de análise sobre a prática docente. Nessa perspectiva,
identificamos que a maioria do(a)s professore(a)s trabalha com os conceitos de lugar e
paisagem e já usaram o estudo de campo na construção do conhecimento geográfico, mas
que as análises entre o local e o global não foram evidenciadas. Ademais, um dos professores
enfatizou ter feito estudos sobre as transformações nos últimos dez anos do bairro, o que
demonstra que, provavelmente, a avenida e a empresa, destacadas neste texto, teriam sido
evidenciadas. Contudo, identificamos que o estudo do lugar é tratado numa perspectiva mais
subjetiva e que é necessária uma análise mais crítica desta realidade, relacionando-a com
outros elementos externos, que favoreçam uma leitura de mundo mais efetiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
O estudo de campo e a sua importância para a construção do conhecimento geográfico do lugar de vivência do aluno: o caso da escola localizada no Bairro Cruzeiro, Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-06 |
|
dc.description.abstract |
Geography of Education can provide the student with a comprehensive learning when
working interrelationships between the local and the global. Thus, this research aims to
verify that the teaching of Geography is analyzing the transformations of the landscape
occurred in Cruzeiro neighborhood (Campina Grande City in the State of Paraiba in Brazil),
from the installation of AeC Call Center Company in Juscelino’s Kubitschek Avenue and
linking these areas with more distant ones. Therefore, the use of maps, images, and
cartographic drawings can contribute to the observation of this landscape in the student's
daily life, so they are able to differentiate the Local and the Global rescuing the past and
comparing to today’s landscape. The methodology used free observation emphasizing “the
observing" as the investigation procedure and the interview as analysis technique of teaching
practices. In this perspective, we found that most of the teachers work with the concepts of
place and landscape, and have used the field study on the construction of geographical
knowledge. However, the analysis between the local and the global are not evidenced.
Moreover, one of the teachers highlighted of having done studies on the transformations in
the last decade of the neighborhood, which shows probably that Jucelino’s Kubischeck
Avenue and the AeC Company had been used as examples in class. However, we found that
the study of the place is treated in a more subjective perspective and it is necessary a more
critical analysis of this reality, relating it to other external elements, favoring a more effective
reading of the world. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22620 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T11:19:51Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T11:19:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de campo - ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Lugar de vivência do aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagens |
pt_BR |
dc.subject |
Local e global |
pt_BR |
dc.subject |
Bairro Cruzeiro - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Transformação na paisagem - Bairro Cruzeiro - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Observação livre - metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Fotos - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Field study - teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Student's place of living |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Sights |
pt_BR |
dc.subject |
Local and global |
pt_BR |
dc.subject |
Cruzeiro Neighborhood - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Transformation in the landscape - Bairro Cruzeiro - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Free observation - methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Photos - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Raul Córdula School - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Felipe Bertolino da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The field study and its importance for the construction of geographic knowledge of the student's place of experience: the case of the school located in Bairro Cruzeiro, Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Felipe Bertolino da. O estudo de campo e a sua importância para a construção do conhecimento geográfico do lugar de vivência do aluno: o caso da escola localizada no Bairro Cruzeiro, Campina Grande - PB. 2016. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22620 |
pt_BR |