DSpace/Manakin Repository

O estudo de campo e a sua importância para a construção do conhecimento geográfico do lugar de vivência do aluno: o caso da escola localizada no Bairro Cruzeiro, Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CSOTA, F. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Janaína da Silva.
dc.contributor.referee2 COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.
dc.description.resumo O ensino de Geografia pode proporcionar ao aluno um aprendizado amplo quando se trabalha as inter-relações entre o local e o global. Sendo assim, a presente pesquisa tem como finalidade verificar se o ensino de Geografia está analisando as transformações das paisagens ocorridas no bairro Cruzeiro, a partir da instalação da empresa AeC e da Avenida Juscelino Kubitschek, mas relacionando estes espaços com outros mais distantes. Diante disso, a utilização de mapas, imagens, desenhos cartográficos podem contribuir para a observação da paisagem presente no cotidiano do aluno e que eles consigam diferenciar o local com o global resgatando o passado e comparando com o momento atual. Como metodologia utilizamos a observação livre enfatizando o “observar” como procedimento de investigação e a entrevista como técnica de análise sobre a prática docente. Nessa perspectiva, identificamos que a maioria do(a)s professore(a)s trabalha com os conceitos de lugar e paisagem e já usaram o estudo de campo na construção do conhecimento geográfico, mas que as análises entre o local e o global não foram evidenciadas. Ademais, um dos professores enfatizou ter feito estudos sobre as transformações nos últimos dez anos do bairro, o que demonstra que, provavelmente, a avenida e a empresa, destacadas neste texto, teriam sido evidenciadas. Contudo, identificamos que o estudo do lugar é tratado numa perspectiva mais subjetiva e que é necessária uma análise mais crítica desta realidade, relacionando-a com outros elementos externos, que favoreçam uma leitura de mundo mais efetiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O estudo de campo e a sua importância para a construção do conhecimento geográfico do lugar de vivência do aluno: o caso da escola localizada no Bairro Cruzeiro, Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-06
dc.description.abstract Geography of Education can provide the student with a comprehensive learning when working interrelationships between the local and the global. Thus, this research aims to verify that the teaching of Geography is analyzing the transformations of the landscape occurred in Cruzeiro neighborhood (Campina Grande City in the State of Paraiba in Brazil), from the installation of AeC Call Center Company in Juscelino’s Kubitschek Avenue and linking these areas with more distant ones. Therefore, the use of maps, images, and cartographic drawings can contribute to the observation of this landscape in the student's daily life, so they are able to differentiate the Local and the Global rescuing the past and comparing to today’s landscape. The methodology used free observation emphasizing “the observing" as the investigation procedure and the interview as analysis technique of teaching practices. In this perspective, we found that most of the teachers work with the concepts of place and landscape, and have used the field study on the construction of geographical knowledge. However, the analysis between the local and the global are not evidenced. Moreover, one of the teachers highlighted of having done studies on the transformations in the last decade of the neighborhood, which shows probably that Jucelino’s Kubischeck Avenue and the AeC Company had been used as examples in class. However, we found that the study of the place is treated in a more subjective perspective and it is necessary a more critical analysis of this reality, relating it to other external elements, favoring a more effective reading of the world. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22620
dc.date.accessioned 2021-12-20T11:19:51Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T11:19:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estudo de campo - ensino de geografia pt_BR
dc.subject Lugar de vivência do aluno pt_BR
dc.subject Conhecimento geográfico pt_BR
dc.subject Paisagens pt_BR
dc.subject Local e global pt_BR
dc.subject Bairro Cruzeiro - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Transformação na paisagem - Bairro Cruzeiro - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Observação livre - metodologia pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Professores de geografia pt_BR
dc.subject Fotos - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Field study - teaching geography pt_BR
dc.subject Student's place of living pt_BR
dc.subject Geographic knowledge pt_BR
dc.subject Sights pt_BR
dc.subject Local and global pt_BR
dc.subject Cruzeiro Neighborhood - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Transformation in the landscape - Bairro Cruzeiro - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Free observation - methodology pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Geography teachers pt_BR
dc.subject Photos - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Raul Córdula School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Felipe Bertolino da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The field study and its importance for the construction of geographic knowledge of the student's place of experience: the case of the school located in Bairro Cruzeiro, Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Felipe Bertolino da. O estudo de campo e a sua importância para a construção do conhecimento geográfico do lugar de vivência do aluno: o caso da escola localizada no Bairro Cruzeiro, Campina Grande - PB. 2016. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22620 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta