dc.creator.ID |
NOGUEIRA, G. K. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Janaina Barbosa da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DUARTE, Simone Mirtes Araújo. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho intitulado – Recurso didático para séries iniciais: A
cartografia na Conquista do Mundo – tem como objetivo principal analisar os
conhecimentos das professoras no que diz respeito aos conceitos, conteúdos e recursos
didáticos de cartografia, trabalhados nas aulas de Geografia das Séries Iniciais do
Ensino Fundamental do Colégio 7 de Setembro LTDA, localizado no município de
Alagoa Nova-PB. A utilização dos recursos didáticos nas aulas de cartografia pode
despertar nos educandos um maior interesse nas aulas, uma vez que, o professor recorra
a métodos que possa trabalhar de forma adequada. Esse trabalho tem como metodologia
a abordagem qualitativa. Para obtenção dos resultados, foram primeiramente realizadas
leituras bibliográficas que serviram como base para as argumentações apresentadas no
decorrer do texto. Em seguida, foram analisados os capítulos relacionados à cartografia
dos livros didáticos de Geografia utilizados na escola. Posteriormente às leituras e
análises dos livros didáticos, deu-se início a efetivação do segundo objetivo desse
trabalho, tendo como base os questionários formulados com 10 perguntas discursivas,
aplicados a quatro professoras que lecionam o componente curricular de Geografia do
2º ao 5º ano do Colégio. E por fim, a criação e execução de um jogo educativo
(Conquistando o Mundo) que foi idealizado para ajudar o aluno no desenvolvimento da
sua capacidade de raciocínio, análise e compreensão do espaço geográfico. As análises
dos capítulos dos livros didáticos mostraram que, quanto aos conteúdos cartográficos,
esses atendem as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, porém,
são apresentados de forma bastante sucinta, chegando a ficar reunidos em um único
capítulo. Os questionários aplicados nos permitiu verificar que as professoras lecionam
a Geografia, e os temas relacionados à Cartografia, no modelo tradicional, basicamente
pelo conteúdo que se encontra no livro didático, não utilizando diferentes didáticas, pois
se justificam pelo fato de terem um tempo pedagógico bastante reduzido, tendo em vista
que lecionam outras disciplinas. Dessa forma, foi possível notar que a criação e
aplicação do jogo, promove em diversos âmbitos a aprendizagem, o que de fato o coloca
como importante recurso didático para as aulas de Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-05-06 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T11:30:12Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T11:30:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático cartografia |
pt_BR |
dc.subject |
Cartografia |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo educativo - Conquistando o mundo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de cartografia |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Colégio 7 de Setembro - Alagoa Nova - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Conquistando o mundo - jogo educativo |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Cartography teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Cartography |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Game - Conquering the World |
pt_BR |
dc.subject |
Cartography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Conquering the world - educational game |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook Analysis - Geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NOGUEIRA, Gerliane Kelly. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching resource for early grades: cartography in conquering the world. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NOGUEIRA, Gerliane Kelly. Recurso didático para séries iniciais: a cartografia na conquista do mundo. 2016. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22621 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo intitulado – Recurso didáctico para series iniciales: la cartografia
del Mundo _ tiene como objetivo principal analizar los conocimientos de los maestros
en lo que respecta a los conceptos, contenidos y recursos didácticos de cartografia,
trabajados en las clases de geografia de las séries iniciales de ensenãnza básica del
Colégio 7 de Setembro LTDA, ubicado en Alagoa Nova- PB. La utilización de
recursos didácticos en las clases de cartografia puede despertar en los alumnos un gran
interés en el aula, una vez que, el professor recorr a métodos que pueden trabajar de
manera adecuada. Este trabajo tiene como metodologia el enfoque cualitativo. Para
obtención de los resultados, fueron primeramente realizadas lecturas bibliográficas que
sirvieron para argumentaciones presentadas en el decorr del texto. Luego, fueron
analizados los capitulos relacionados a la cartografía de los libros didácticos de
geografia utilizados en la escuela, las lecturas y análisis de los libros didácticos
tuvieram inicio com la actuación del segundo objetivo del trabajo, teniendo como base
los cuestionamientos formulados com 10 preguntas discursivas, aplicadas con cuatro
maestros que enseñan geografia del 2º al 5º año del Colegio. Por fin, la creación y
ejecución de um juego educativo (Ganar el Mundo) que fue idealizado para ayudar al
alumno em el desarrollo de su capadidad de raciocínio , análisis y compreensión del
espacio geográfico . El análisis de los capítulos de los libros didácticos nos muestran
que , encuanta los contenidos cartográficos, atenden las propuestas de los Parametros
Cúriculares Nacionales de Geografía, por lo tanto son presentados de forma sencilla ,
llegando a ser reunidos en un único capítulo. Los cuestionarios aplicados nos permite
constatar que los maestros leccionen la geografia, y los temas relacionados a la
cartografía, en el modelo tradicional, basicamente por el contenido que se encuentren el
libro didáctico, no utilizando distintas didácticas, pero se justifica por el hecho de
teneren un tiempo pedagógico muy pequeño, teniendo en cuenta que leccionam otras
matérias. De ese modo, fue posible observar que la creación y aplicacion del juego,
promueven en distintos ámbitos el aprendizaje, lo que de hecho lo pone como
importante recurso didácto para las clases de Geografía. |
pt_BR |