DSpace/Manakin Repository

Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FELIPE, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0077588363411999 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, João Marcos Leitão.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de.
dc.description.resumo Este trabalho tem por finalidade contribuir para uma reflexão quanto a importância do programa institucional de iniciação a docência (PIBID) na formação acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UFCG. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizaremos inicialmente documentos da CAPES e relatórios anuais do subprojeto Geografia, artigos, livros e periódicos não acadêmicos como referencial teórico e discursivo. Para a pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas abarcando oito perguntas objetivas e subjetivas aos participantes do Subprojeto PIBID Geografia da UFCG. Diante desse empenho, procuramos responder o questionamento: “Se a inovação do PIBID é capaz de transformar a formação docente nos cursos de licenciatura”. Sabendo que o PIBID introduz os graduandos nas escolas, prontamente no início do curso e assente disso possibilitar a participação no dia a dia dessas escolas parceiras, e desta maneira adquiram experiências significativas, conhecendo a cultura escolar, possuindo mais contato com o corpo docente, de modo que a Universidade permaneça mais presente no cotidiano escolar, à vista disso buscar sanar problemas teórico-metodológicos presentes no ensino básico. Além do mais, de preparar o bolsista ID para seu futuro campo de trabalho. Entretanto, ainda que distante do ideal, não há duvidas que a experiência do PIBID seja vista como primordial na formação docente, melhoria na educação e valorização do magistério. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-02
dc.description.abstract This work has since finality contributes to a reflection as for importance of the institutional program of initiation the teaching (PIBID) in the academic formation of the course of Degree course in Geography of the UFCG. For the development of this inquiry we will use initially documents of the CAPES and annual reports of the subproject Geography, articles, books and magazines not academic like theoretical and discursive referential system. For the empirical inquiry, interviews were carried out when Geography of the UFCG is comprising eight objective and subjective questions to the participants of the Subproject PIBID. Before this pledge, we try to answer the questionamento:“ If the innovation of the PIBID is able to turn the teaching formation into the degree course courses”. Knowing that the PIBID introduces the graduating students in the schools, prontamente in the beginning of the course and agrees of that to make possible the participation in day by day of these matching schools, and in this way acquire significant experiences, knowing the school culture, having more I contact with the faculty, so that the University remains more present in the school daily life, in view of that to look to cure present problems - metodológicos in the basic teaching. Besides more, of preparing the scholarship holder ID for his future work field. Meantime, still that distant of the ideal, there are no doubts that the experience of the PIBID is seen how primordial in the teaching formation, improvement in the education and increase in value of the teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625
dc.date.accessioned 2021-12-20T11:50:45Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T11:50:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente - Geografia pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Valorização do Magistério pt_BR
dc.subject Bolsas de iniciação à docência - Geografia pt_BR
dc.subject Geografia - bolsas de iniciação à docência pt_BR
dc.subject PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência pt_BR
dc.subject Inovação no PIBID pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado - Geografia - UFCG pt_BR
dc.subject Relação universidade x escola pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Teacher training - Geography pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID pt_BR
dc.subject School culture pt_BR
dc.subject Appreciation of Teaching pt_BR
dc.subject Teaching Initiation Scholarships - Geography pt_BR
dc.subject Geography - teaching initiation grants pt_BR
dc.subject PIBID - Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships pt_BR
dc.subject Innovation in PIBID pt_BR
dc.subject Supervised Internship - Geography - UFCG pt_BR
dc.subject University x school relationship pt_BR
dc.subject teacher-student relationship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FELIPE, Jardoniel Amaro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contribution of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) to teacher education: a reflection on the Geography subproject at UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation FELIPE, Jardoniel Amaro. Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. 2016. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta