dc.creator.ID |
FELIPE, J. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0077588363411999 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, João Marcos Leitão. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem por finalidade contribuir para uma reflexão quanto a importância do
programa institucional de iniciação a docência (PIBID) na formação acadêmica do curso
de Licenciatura em Geografia da UFCG. Para o desenvolvimento desta pesquisa
utilizaremos inicialmente documentos da CAPES e relatórios anuais do subprojeto
Geografia, artigos, livros e periódicos não acadêmicos como referencial teórico e
discursivo. Para a pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas abarcando oito perguntas
objetivas e subjetivas aos participantes do Subprojeto PIBID Geografia da UFCG. Diante
desse empenho, procuramos responder o questionamento: “Se a inovação do PIBID é
capaz de transformar a formação docente nos cursos de licenciatura”. Sabendo que o
PIBID introduz os graduandos nas escolas, prontamente no início do curso e assente disso
possibilitar a participação no dia a dia dessas escolas parceiras, e desta maneira adquiram
experiências significativas, conhecendo a cultura escolar, possuindo mais contato com o
corpo docente, de modo que a Universidade permaneça mais presente no cotidiano escolar,
à vista disso buscar sanar problemas teórico-metodológicos presentes no ensino básico.
Além do mais, de preparar o bolsista ID para seu futuro campo de trabalho. Entretanto,
ainda que distante do ideal, não há duvidas que a experiência do PIBID seja vista como
primordial na formação docente, melhoria na educação e valorização do magistério. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-05-02 |
|
dc.description.abstract |
This work has since finality contributes to a reflection as for importance of the institutional
program of initiation the teaching (PIBID) in the academic formation of the course of
Degree course in Geography of the UFCG. For the development of this inquiry we will use
initially documents of the CAPES and annual reports of the subproject Geography, articles,
books and magazines not academic like theoretical and discursive referential system. For
the empirical inquiry, interviews were carried out when Geography of the UFCG is
comprising eight objective and subjective questions to the participants of the Subproject
PIBID. Before this pledge, we try to answer the questionamento:“ If the innovation of the
PIBID is able to turn the teaching formation into the degree course courses”. Knowing that
the PIBID introduces the graduating students in the schools, prontamente in the beginning
of the course and agrees of that to make possible the participation in day by day of these
matching schools, and in this way acquire significant experiences, knowing the school
culture, having more I contact with the faculty, so that the University remains more present
in the school daily life, in view of that to look to cure present problems - metodológicos in
the basic teaching. Besides more, of preparing the scholarship holder ID for his future
work field. Meantime, still that distant of the ideal, there are no doubts that the experience
of the PIBID is seen how primordial in the teaching formation, improvement in the
education and increase in value of the teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T11:50:45Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T11:50:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Valorização do Magistério |
pt_BR |
dc.subject |
Bolsas de iniciação à docência - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - bolsas de iniciação à docência |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Inovação no PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado - Geografia - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Relação universidade x escola |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
School culture |
pt_BR |
dc.subject |
Appreciation of Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Initiation Scholarships - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching initiation grants |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships |
pt_BR |
dc.subject |
Innovation in PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised Internship - Geography - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
University x school relationship |
pt_BR |
dc.subject |
teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FELIPE, Jardoniel Amaro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contribution of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) to teacher education: a reflection on the Geography subproject at UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FELIPE, Jardoniel Amaro. Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente: uma reflexão sobre o subprojeto Geografia da UFCG. 2016. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22625 |
pt_BR |