DSpace/Manakin Repository

Metodologias de ensino para a Geografia Escolar a partir das revistas de ensino da Paraíba (1932-1942).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9555546278067294 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, A. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 pt_BR
dc.description.resumo A Geografia escolar vem ganhando espaço nas pesquisas acadêmicas devido à importância de se conhecer todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem ao longo dos anos. Diante disso, as metodologias de ensino precisam ser estudadas, pois através dos diferentes tempos históricos notamos que as mesmas têm sofrido alterações. Sendo assim, esta pesquisa intitulada Metodologias de Ensino para a Geografia escolar a partir das Revistas de Ensino da Paraíba tem como objetivo analisar a importância das prescrições metodológicas do impresso pedagógico supracitado para a disciplina Geografia entre 1932- 1942, período de circulação da revista, tendo em vista que esse recorte temporal marca um período de entusiasmo pedagógico marcado pela Escola Nova no Brasil. Buscamos compreender como a Geografia escolar paraibana era ensinada e que rumos esta trilhou e vem trilhando ao longo do tempo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico no qual a base teórica utilizada teve como principais autores: Dias (2013); Bittencourt (2011); Chervel (1990); Biccas (2001) e como fonte os impressos pedagógicos. Foi possível conhecer a história dessa disciplina e de como ela era utilizada para a divulgação de um sentimento de nacionalidade, os métodos de ensino priorizavam a mnemônica e as listas de nomenclaturas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Metodologias de ensino para a Geografia Escolar a partir das revistas de ensino da Paraíba (1932-1942). pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract School Geography has been gaining space in academic research due to the importance of knowing all levels from teaching and learning process through the years. Because of that teaching methodologies need to be studied, through different historical times it can be noticed that it has been altered. Therefore, this research entitled School Geography Teaching Methodologies from the magazines Revista de Ensino da Paraíba aims to analyze the importance of methodological prescriptions from the pedagogical written abovementioned to Geography subject between the years of 1932-1942, period of circulation of the magazine, taking into consideration this time frame highlights a period of pedagogical enthusiasm marked by Escola Nova in Brazil. We seek to understand how school geography from Paraiba was taught and which direction it has been taking through time. It is a qualitative research ok historical nature in which the theoretical basis used has as main authors: Dias (2013); Bittencourt (2011); Chervel (1990); Biccas (2001) pedagogical written as source. It was possible to know the history of this discipline and how it was used for the dissemination of a sense of nationality, teaching methods prioritized mnemonic and the list of nomenclatures pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22626
dc.date.accessioned 2021-12-20T11:58:02Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T11:58:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia Escolar pt_BR
dc.subject Revista do Ensino da Paraíba - 1932-1942 pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino - Geografia pt_BR
dc.subject Periódico - Revista do Ensino da Paraíba - 1932-1942 pt_BR
dc.subject Impressos pedagógicos pt_BR
dc.subject Escola Nova pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Journal of Education of Paraíba - 1932-1942 pt_BR
dc.subject Teaching methodologies - Geography pt_BR
dc.subject Journal - Journal of Education of Paraíba - 1932-1942 pt_BR
dc.subject Pedagogical Prints pt_BR
dc.subject New school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Josseane Lopes do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching methodologies for School Geography from the teaching journals of Paraíba (1932-1942). pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Josseane Lopes do. Metodologias de ensino para a Geografia Escolar a partir das revistas de ensino da Paraíba (1932-1942). 2016. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22626 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta