dc.creator.ID |
NASCIMENTO, J. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9555546278067294 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Angélica Mara de Lima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, A. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Geografia escolar vem ganhando espaço nas pesquisas acadêmicas devido à importância
de se conhecer todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem ao longo dos anos.
Diante disso, as metodologias de ensino precisam ser estudadas, pois através dos diferentes
tempos históricos notamos que as mesmas têm sofrido alterações. Sendo assim, esta
pesquisa intitulada Metodologias de Ensino para a Geografia escolar a partir das Revistas
de Ensino da Paraíba tem como objetivo analisar a importância das prescrições
metodológicas do impresso pedagógico supracitado para a disciplina Geografia entre 1932-
1942, período de circulação da revista, tendo em vista que esse recorte temporal marca um
período de entusiasmo pedagógico marcado pela Escola Nova no Brasil. Buscamos
compreender como a Geografia escolar paraibana era ensinada e que rumos esta trilhou e
vem trilhando ao longo do tempo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico
no qual a base teórica utilizada teve como principais autores: Dias (2013); Bittencourt
(2011); Chervel (1990); Biccas (2001) e como fonte os impressos pedagógicos. Foi
possível conhecer a história dessa disciplina e de como ela era utilizada para a divulgação
de um sentimento de nacionalidade, os métodos de ensino priorizavam a mnemônica e as
listas de nomenclaturas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias de ensino para a Geografia Escolar a partir das revistas de ensino da Paraíba (1932-1942). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
School Geography has been gaining space in academic research due to the importance of
knowing all levels from teaching and learning process through the years. Because of that
teaching methodologies need to be studied, through different historical times it can be
noticed that it has been altered. Therefore, this research entitled School Geography
Teaching Methodologies from the magazines Revista de Ensino da Paraíba aims to analyze
the importance of methodological prescriptions from the pedagogical written abovementioned
to Geography subject between the years of 1932-1942, period of circulation of
the magazine, taking into consideration this time frame highlights a period of pedagogical
enthusiasm marked by Escola Nova in Brazil. We seek to understand how school
geography from Paraiba was taught and which direction it has been taking through time. It
is a qualitative research ok historical nature in which the theoretical basis used has as main
authors: Dias (2013); Bittencourt (2011); Chervel (1990); Biccas (2001) pedagogical
written as source. It was possible to know the history of this discipline and how it was used
for the dissemination of a sense of nationality, teaching methods prioritized mnemonic and
the list of nomenclatures |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22626 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T11:58:02Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T11:58:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Revista do Ensino da Paraíba - 1932-1942 |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias de ensino - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Periódico - Revista do Ensino da Paraíba - 1932-1942 |
pt_BR |
dc.subject |
Impressos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Nova |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Journal of Education of Paraíba - 1932-1942 |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching methodologies - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Journal - Journal of Education of Paraíba - 1932-1942 |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Prints |
pt_BR |
dc.subject |
New school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Josseane Lopes do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching methodologies for School Geography from the teaching journals of Paraíba (1932-1942). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Josseane Lopes do. Metodologias de ensino para a Geografia Escolar a partir das revistas de ensino da Paraíba (1932-1942). 2016. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22626 |
pt_BR |