DSpace/Manakin Repository

Questões hídricas na Região Nordeste e o livro didático: um olhar sobre a construção do conhecimento geográfico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, K. R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMOS, Anna Raquel Dionísio.
dc.contributor.referee1ID RAMOS, A. R. D. pt_BR
dc.description.resumo Diante das dificuldades que a população nordestina enfrenta com as questões hídricas e a importância dessa temática para a Geografia, surgiram as seguintes indagações: este tema vem sendo discutido nas escolas? De que forma é abordado nos livros didáticos de Geografia? Desta forma, tem-se como objetivo verificar a temática das questões hídricas é trabalhada em dois livros, a pesquisa é de caráter qualitativo, através de uma aproximação da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) utiliza citações das fontes, através de indicadores construídos ao longo da pesquisa. Como resultados identificamos que os livros didáticos abordam sobre as questões hídricas, e especificamente, sobre a região Nordeste, contudo o fazem de forma fragmentada, muitas vezes dicotomizando os aspectos naturais e humanos. Como também, encontramos estereótipos construídos sobre a figura do nordestino. Por isso, constatamos que este material não deve ser o único a ser utilizado para trabalhar esta temática no ensino de Geografia. Assim, tem-se como alternativa o uso da pedagogia de projetos para que haja possibilidade de uma construção do conhecimento geográfico menos fragmentada e mais crítica sobre a realidade nordestina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Questões hídricas na Região Nordeste e o livro didático: um olhar sobre a construção do conhecimento geográfico. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Given the difficulties that the Northeastern population faces with water issues and the importance of this theme for Geography, emerged the following questions: this topic has been discussed in schools? How is discussed in textbooks of Geography? Thus, it has as objective to verify the theme of water issues is crafted in two books, the research is qualitative, through an approach of content analysis (Bardin, 1977) uses quotes from sources, through indicators built to during the research. The results identified that textbooks deal on water issues, and specifically on the Northeast, but do so in a fragmented way, often dichotomizes natural and human aspects. As well, we find stereotypes built on the northeastern figure. So, we found that it should not be the one to be used to work this theme in teaching geography. Thus, we have an alternative use of the pedagogy of projects so that there is possibility of construction of geographical knowledge less fragmented and more critical on the northeastern reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22629
dc.date.accessioned 2021-12-20T12:14:36Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T12:14:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Livro didático de geografia pt_BR
dc.subject Questão hídrica no Nordeste pt_BR
dc.subject Nordeste - questão hídrica pt_BR
dc.subject Conhecimento geográfico pt_BR
dc.subject Sistemas atmosféricos - Nordeste Brasileiro pt_BR
dc.subject Hidrologia pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Políticas para a convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Geography textbook pt_BR
dc.subject Water issue in the Northeast pt_BR
dc.subject Northeast - water issue pt_BR
dc.subject Geographic knowledge pt_BR
dc.subject Atmospheric systems - Northeast Brazil pt_BR
dc.subject Hydrology pt_BR
dc.subject Coexistence with the semiarid pt_BR
dc.subject Policies for living with the semiarid region pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Kellyane Rodrigues de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Water issues in the Northeast Region and the textbook: a look at the construction of geographic knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Kellyane Rodrigues de Araújo. Questões hídricas na Região Nordeste e o livro didático: um olhar sobre a construção do conhecimento geográfico. 2016. 37f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22629 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta