dc.creator.ID |
ALVES, K. R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMOS, Anna Raquel Dionísio. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RAMOS, A. R. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Diante das dificuldades que a população nordestina enfrenta com as questões hídricas e a
importância dessa temática para a Geografia, surgiram as seguintes indagações: este tema vem
sendo discutido nas escolas? De que forma é abordado nos livros didáticos de Geografia?
Desta forma, tem-se como objetivo verificar a temática das questões hídricas é trabalhada em
dois livros, a pesquisa é de caráter qualitativo, através de uma aproximação da análise de
conteúdo (BARDIN, 1977) utiliza citações das fontes, através de indicadores construídos ao
longo da pesquisa. Como resultados identificamos que os livros didáticos abordam sobre as
questões hídricas, e especificamente, sobre a região Nordeste, contudo o fazem de forma
fragmentada, muitas vezes dicotomizando os aspectos naturais e humanos. Como também,
encontramos estereótipos construídos sobre a figura do nordestino. Por isso, constatamos que
este material não deve ser o único a ser utilizado para trabalhar esta temática no ensino de
Geografia. Assim, tem-se como alternativa o uso da pedagogia de projetos para que haja
possibilidade de uma construção do conhecimento geográfico menos fragmentada e mais
crítica sobre a realidade nordestina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Questões hídricas na Região Nordeste e o livro didático: um olhar sobre a construção do conhecimento geográfico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Given the difficulties that the Northeastern population faces with water issues and the
importance of this theme for Geography, emerged the following questions: this topic has been
discussed in schools? How is discussed in textbooks of Geography? Thus, it has as objective
to verify the theme of water issues is crafted in two books, the research is qualitative, through
an approach of content analysis (Bardin, 1977) uses quotes from sources, through indicators
built to during the research. The results identified that textbooks deal on water issues, and
specifically on the Northeast, but do so in a fragmented way, often dichotomizes natural and
human aspects. As well, we find stereotypes built on the northeastern figure. So, we found
that it should not be the one to be used to work this theme in teaching geography. Thus, we
have an alternative use of the pedagogy of projects so that there is possibility of construction
of geographical knowledge less fragmented and more critical on the northeastern reality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22629 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T12:14:36Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T12:14:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Questão hídrica no Nordeste |
pt_BR |
dc.subject |
Nordeste - questão hídrica |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas atmosféricos - Nordeste Brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Hidrologia |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas para a convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Water issue in the Northeast |
pt_BR |
dc.subject |
Northeast - water issue |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Atmospheric systems - Northeast Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Hydrology |
pt_BR |
dc.subject |
Coexistence with the semiarid |
pt_BR |
dc.subject |
Policies for living with the semiarid region |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Kellyane Rodrigues de Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Water issues in the Northeast Region and the textbook: a look at the construction of geographic knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Kellyane Rodrigues de Araújo. Questões hídricas na Região Nordeste e o livro didático: um olhar sobre a construção do conhecimento geográfico. 2016. 37f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22629 |
pt_BR |