DSpace/Manakin Repository

A alfabetização geográfica nos anos iniciais de ensino fundamental: o caso de uma escola urbana da rede pública municipal de Alagoa Nova - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, L. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3382530457705620 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, P. S. C pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico analisa o processo de alfabetização geográfica de alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Santa Ana- Alagoa Nova-PB. Para seu desenvolvimento, fundamentou-se em pesquisas bibliográficas em autores do campo da Geografia e da Educação. Por outro lado, constituiu-se um estudo de caso que se baseou nos fundamentos da pesquisa qualitativa. Para obtenção dos dados empíricos, utilizou-se questionários; observações em in loco e aplicação de atividades-testes junto aos alunos das duas séries supracitadas. Foi possível comprovar que os professores que ensinam Geografia nessas séries de ensino do Fundamental I não demostram clareza sobre a importância da alfabetização espacial. No que se refere aos alunos, evidenciou-se que pouco dominam as noções conceituais e procedimentais básicas que denotam a alfabetização geográfica nesse nível de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A alfabetização geográfica nos anos iniciais de ensino fundamental: o caso de uma escola urbana da rede pública municipal de Alagoa Nova - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-19
dc.description.abstract This monograph analyses the geographic literacy process in students from 4th and 5th grades in Escola Municipal Santa Ana – Alagoa Nova – PB. To its developments, it was based in bibliographical researches of authors from Geography and Educational field. On the other hand, it was constituted a case study that was based on the foundations of qualitative research. To obtain the empirical data, it was used questionnaires, in loco observations and the enforcement of activities-tests to the students from the both of the grades already mentioned. It was possible to prove that the geography teachers from these grades in elementary school are not clear about the spatial literacy. In what concerns the students, it was evident that few of them dominate the conceptual notions and the basic procedures that denote the geographic literacy in this level of teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22630
dc.date.accessioned 2021-12-20T12:25:33Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T12:25:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alfabetização geográfica pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Alagoa Nova - PB - ensino de geografia pt_BR
dc.subject Professores de Geografia pt_BR
dc.subject Séries iniciais - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Geographic literacy pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Alagoa Nova - PB - teaching geography pt_BR
dc.subject Geography Teachers pt_BR
dc.subject Early Grades - Teaching Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Letícia Miguel dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geographical literacy in the early years of elementary school: the case of an urban school in the municipal public network of Alagoa Nova - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Letícia Miguel dos. A alfabetização geográfica nos anos iniciais de ensino fundamental: o caso de uma escola urbana da rede pública municipal de Alagoa Nova - PB. 2015. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22630 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta