dc.creator.ID |
SANTOS, L. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3382530457705620 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, P. S. C |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico analisa o processo de alfabetização
geográfica de alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Santa Ana- Alagoa
Nova-PB. Para seu desenvolvimento, fundamentou-se em pesquisas
bibliográficas em autores do campo da Geografia e da Educação. Por outro
lado, constituiu-se um estudo de caso que se baseou nos fundamentos da
pesquisa qualitativa. Para obtenção dos dados empíricos, utilizou-se
questionários; observações em in loco e aplicação de atividades-testes junto
aos alunos das duas séries supracitadas. Foi possível comprovar que os
professores que ensinam Geografia nessas séries de ensino do Fundamental I
não demostram clareza sobre a importância da alfabetização espacial. No que
se refere aos alunos, evidenciou-se que pouco dominam as noções conceituais
e procedimentais básicas que denotam a alfabetização geográfica nesse nível
de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A alfabetização geográfica nos anos iniciais de ensino fundamental: o caso de uma escola urbana da rede pública municipal de Alagoa Nova - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-19 |
|
dc.description.abstract |
This monograph analyses the geographic literacy process in students from 4th
and 5th grades in Escola Municipal Santa Ana – Alagoa Nova – PB. To its
developments, it was based in bibliographical researches of authors from
Geography and Educational field. On the other hand, it was constituted a case
study that was based on the foundations of qualitative research. To obtain the
empirical data, it was used questionnaires, in loco observations and the
enforcement of activities-tests to the students from the both of the grades
already mentioned. It was possible to prove that the geography teachers from
these grades in elementary school are not clear about the spatial literacy. In
what concerns the students, it was evident that few of them dominate the
conceptual notions and the basic procedures that denote the geographic
literacy in this level of teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22630 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T12:25:33Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T12:25:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização geográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Alagoa Nova - PB - ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Séries iniciais - ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Alagoa Nova - PB - teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Early Grades - Teaching Geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Letícia Miguel dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geographical literacy in the early years of elementary school: the case of an urban school in the municipal public network of Alagoa Nova - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Letícia Miguel dos. A alfabetização geográfica nos anos iniciais de ensino fundamental: o caso de uma escola urbana da rede pública municipal de Alagoa Nova - PB. 2015. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22630 |
pt_BR |