DSpace/Manakin Repository

Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID REGO, A. C. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2835296251648043 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, A. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 pt_BR
dc.description.resumo A Geografia escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas. A partir da década de 1920 houve mudanças nessas práticas, com a inserção da Escola Nova, com novas metodologias de ensino, que possibilitassem aos alunos a criticidade e assim produzirem suas próprias análises. Dessa forma objetivamos analisar a importância dos recursos didáticos na prática de ensino de Geografia. Para tanto, abordamos a respeito desses recursos didáticos em uma perspectiva histórica, utilizando um recorte temporal, marcado pela orientação moderna da Geografia. Por isso, escolhemos como principal fonte a obra “Práticas de Geographia” de Raja Gabaglia publicado na década de 1920 e como material de apoio, as Revistas do IBGE (1963 – 1969), a obra Methodologia do Ensino Geographico de Delgado de Carvalho. Desta forma, apresentamos uma discussão sobre cultura escolar, e como base teórica utilizamos autores como Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rocha (2009); Carvalho (1925) e Gabaglia (192-). Seguimos a abordagem de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico no qual enfatizamos as metodologias de ensino da Geografia escolar. Diante dessa pesquisa podemos perceber, a partir dos recursos didáticos, que as inovações metodológicas acompanham o contexto histórico em que estão inseridas. E que a obra analisada marca uma nova forma de ensinar, por meio de aula prática, através de um ensino ativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract School Geography in Brazil, since its formation, it was a discipline that aimed to disseminate patriotic nationalists values, using mnemonic practices. Starting 1920s there were changes in these practices, with the inclusion of the New School, through new methodologies that would enable students to criticality and so produce their own analyzes. In that way we aimed to analyze the importance of teaching resources in geography teaching practice. For this purpose, we discuss about these teaching resources in a historical perspective, using a temporal cut, marked by modern orientation of geography. For this reason, we have chosen as the main source the work "Practices Geographia" by Raja Gabaglia published in the 1920s and as a support material, the IBGE Magazines (1963-1969), the book ‘’Geographico Methodologia of Education’’ by Delgado de Cavarlho. In this manner, we present a discussion of school culture, and as theoretical basis we use authors as Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rock (2009); Carvalho (1925) and Gabaglia (192-). We follow a qualitative research approach of historical tenor in which we emphasize the teaching methods of school geography. Face of this research we can perceive, from teaching resources, the methodological innovations accompany the historical context they are inserted in. And the work analyzed marks a new way of teaching by means of practical class, through an active school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633
dc.date.accessioned 2021-12-20T12:53:39Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T12:53:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia Escolar moderna pt_BR
dc.subject Inovações pedagógicas - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Recursos didáticos - Geografia pt_BR
dc.subject Prática de ensino - Geografia pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino da Geografia Escolar pt_BR
dc.subject Escola Nova pt_BR
dc.subject Geografia moderna pt_BR
dc.subject Fontes históricas - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Modern school geography pt_BR
dc.subject Pedagogical Innovations - Teaching Geography pt_BR
dc.subject School culture pt_BR
dc.subject Teaching Resources - Geography pt_BR
dc.subject Teaching practice - geography pt_BR
dc.subject Teaching methodologies of school geography pt_BR
dc.subject New school pt_BR
dc.subject Modern geography pt_BR
dc.subject Historical Sources - Teaching Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator REGO, Anizabel Costa Duarte do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical innovations in School Geography: an analysis from historical sources. pt_BR
dc.identifier.citation REGO, Anizabel Costa Duarte do. Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. 2016. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta