DSpace/Manakin Repository

Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CÂNDIDA, M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8417837828327024 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Janaina Barbosa da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. B. pt_BR
dc.contributor.referee1 DUARTE, Simone Mirtes Araújo.
dc.contributor.referee1ID DUARTE, S. M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee2ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.description.resumo Apesar de vivermos uma era tecnológica, o ensino de Geografia em particular, ainda tem como características métodos mnemônicos que são desenvolvidos por professores em sala de aula. Esse no geral deve ser pensado para o aluno de modo que sejam inseridos novos meios didáticos a proporcionarem qualidades ao ensino. Conteúdos que são considerados de difícil aprendizagem como Sensoriamento Remoto deve ser desenvolvido com meios metodológicos que favoreçam a aprendizagem ao mesmo tempo estimulem o interesse. A utilização de recursos didáticos pedagógicos no Ensino de Geografia são exemplos de métodos inovadores, pois estes são auxiliadores no processo de aprendizagem, no qual pode ser desenvolvido visando às diferentes capacidades e habilidades que proporcione o conhecimento, a aprendizagem e principalmente o senso crítico do aluno. Dessa forma se fez necessário, analisar na perspectiva dos professores quanto à importância de recursos pedagógicos voltados ao ensino de Sensoriamento Remoto, considerando o déficit do ensino de Geografia na educação básica. Objetivando a elaboração de um Recurso Pedagógico baseado no modelo Norte americano do “Super Trunfo”, voltado para compreensão sobre os conceitos, as funcionalidades e a importância de Sensoriamento Remoto Extraterrestres, para alunos da 1ª série da Educação Básica do Ensino Médio, tendo como intuito auxiliar no conhecimento dessa ciência e ao mesmo tempo demonstrar como um recurso didático pode contribuir no desenvolvimento do Ensino de Geografia. Tendo como resultado proporcionar a interação do desenvolvimento da aprendizagem do aluno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). pt_BR
dc.date.issued 2016-05-06
dc.description.abstract Although of live in a technological era, the Teaching of Geography in special, still takes as characteristics mnemonic methods that are developed by teachers in classroom, and the teaching on the whole must be thought for the pupil, so that there are inserted new educational ways that provide quality to the teaching. Contents that are considered of difficult apprenticeship how Remote Sensing, must be developed with ways methodological what make possible apprenticeship of the pupil. The use of pedagogic educational resources in the Teaching of Geography are examples of innovatory methods and development, so these are auxiliaries in the process of apprenticeship, in which it can be developed aiming for the different capacities and skills that the knowledge provides, the apprenticeship and mainly of the critical sense of the pupil. This inquiry had as I aim to analyse in the perspective of the teachers the importance of pedagogic resources turned to the teaching of Remote Sensing, considering the deficit of the teaching of Geography in the basic education. Objectifying the preparation of a Pedagogic Resource based on the American Northern model of "Super Trunfo", turned to understanding on the concepts, the features and the importance of Extraterrestrial Remote Sensing, for pupils of the 1st series of the Basic Education of the Secondary education having like auxiliary intention in the development of this science and at the same time that demonstrate like an educational resource it can help to contribute in the development of the Teaching of Geography. Having as a result provide the interaction of the development of the student learning pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636
dc.date.accessioned 2021-12-20T13:12:23Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T13:12:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Sensoriamento remoto pt_BR
dc.subject Super Carta - Jogo pt_BR
dc.subject Instrumento pedagógico - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Recurso didático jogo pt_BR
dc.subject Jogo didático pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Remote sensing pt_BR
dc.subject Super Card - Game pt_BR
dc.subject Pedagogical tool - teaching Geography pt_BR
dc.subject Game teaching resource pt_BR
dc.subject Educational game pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CÂNDIDA, Maria Aline.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Super Card: a spatial move (extraterrestrial remote sensing as a pedagogical tool for teaching Geography). pt_BR
dc.identifier.citation CÂNDIDA, Maria Aline. Super Carta: uma jogada espacial (sensoriamento remoto extraterrestre como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia). 2016. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22636 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta