DSpace/Manakin Repository

O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, R. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA, Denise Cristina.
dc.contributor.referee1ID FERREIRA, D. C. pt_BR
dc.contributor.referee2 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.referee2ID FARIAS, P. S. C. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos licenciando em Geografia da Universidade de Campina Grande e sua importância para a formação docente. O programa do PIBID de Geografia UFCG tem como finalidade contribuir para melhoria das licenciaturas ao aproximar os graduandos da realidade da sala de aula como também estimular a reflexão sobre o ensino e aprendizagem, de maneira que os alunos possam colaborar com novas estratégias metodológicas para serem desenvolvidas no ambiente de escolas das redes públicas do Ensino Básico. Para a construção desse trabalho foram utilizados referencias teóricos como Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule (2012), Canan (2012) e documentos do CAPES, MEC que instituem o Programa em nível nacional, além dos projetos institucionais do PIBID da UFCG. Com o propósito de avaliar a contribuição desta iniciativa para formação inicial dos licenciados de Geografia foram lançados um roteiro de entrevista para que bolsistas e professores coordenadores pudessem responder sobre a experiências que o PIBID os proporcionou, tendo em vista que o programa insere esses alunos nas escolas logo no início do curso e dessa forma possibilitando participarem do dia a dia dessa escola e assim adquiram experiências significativas, de modo que, se identifique com o curso escolhido como também sintam-se mais preparados para o campo de trabalho. Mesmo assim ainda não podemos fazer uma avaliação qual tem sido o impacto desse programa para formação desses alunos, mas, podemos perceber que a ação do subprojeto tem permitido conhecimentos significativos para os participantes que sentem uma maior autoestima e mais preparados para o seu ambiente de trabalho e com isso mais valorizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-19
dc.description.abstract This work aims to analyze the contributions of the Initiation Program to Teaching (PIBID) in the training of graduates in Geography at the University of Campina Grande and its importance for teacher training. The PIBID program of UFCG to Geography aims to contribute to improving undergraduate education, in order to bring students to classroom reality and also stimulate reflection about teaching and learning for that students can collaborate with new methodological strategies to be developed in schools of public networks of basic education. For the construction of this work were used as theoretical basis Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule (2012), Canan (2012) and some documents from CAPES, MEC and PIBID UFCG. In order to evaluate the PIBID contribution for initial training of geography graduates was launched an interview script for that stock and coordinators of PIBID, could answer about the experiences that the PIBID provided, given that the program enters this students in schools at the beginning of the course and making it possible to participate in the daily life of the school and in this way earn significant experience so that identify with the chosen course, but also to feel more prepared for the work camp. Even so, we still can not make an assessment which has been the impact of this program for training these students, but we can see that the subproject action has lead to significant knowledge for participants who feel greater self-esteem and more prepared for your work environment and, thus, more valuable. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643
dc.date.accessioned 2021-12-20T13:55:18Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T13:55:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente - Geografia pt_BR
dc.subject Formação de professores - Geografia pt_BR
dc.subject Professores de Geografia - formação pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Iniciação à docência pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject Teacher training - Geography pt_BR
dc.subject Teacher training - Geography pt_BR
dc.subject Geography Teachers - training pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Teaching initiation pt_BR
dc.subject GDPID pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Rosana Cadé.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Teaching Initiation Program - PIBID and the training of the Geography teacher. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Rozana Cadé. O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta