dc.creator.ID |
SANTOS, R. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERREIRA, Denise Cristina. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FERREIRA, D. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FARIAS, P. S. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação à
Docência (PIBID) na formação dos licenciando em Geografia da Universidade de
Campina Grande e sua importância para a formação docente. O programa do PIBID de
Geografia UFCG tem como finalidade contribuir para melhoria das licenciaturas ao
aproximar os graduandos da realidade da sala de aula como também estimular a
reflexão sobre o ensino e aprendizagem, de maneira que os alunos possam colaborar
com novas estratégias metodológicas para serem desenvolvidas no ambiente de escolas
das redes públicas do Ensino Básico. Para a construção desse trabalho foram utilizados
referencias teóricos como Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule
(2012), Canan (2012) e documentos do CAPES, MEC que instituem o Programa em
nível nacional, além dos projetos institucionais do PIBID da UFCG. Com o propósito de
avaliar a contribuição desta iniciativa para formação inicial dos licenciados de
Geografia foram lançados um roteiro de entrevista para que bolsistas e professores
coordenadores pudessem responder sobre a experiências que o PIBID os proporcionou,
tendo em vista que o programa insere esses alunos nas escolas logo no início do curso e
dessa forma possibilitando participarem do dia a dia dessa escola e assim adquiram
experiências significativas, de modo que, se identifique com o curso escolhido como
também sintam-se mais preparados para o campo de trabalho. Mesmo assim ainda não
podemos fazer uma avaliação qual tem sido o impacto desse programa para formação
desses alunos, mas, podemos perceber que a ação do subprojeto tem permitido
conhecimentos significativos para os participantes que sentem uma maior autoestima e
mais preparados para o seu ambiente de trabalho e com isso mais valorizado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-19 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to analyze the contributions of the Initiation Program to Teaching
(PIBID) in the training of graduates in Geography at the University of Campina Grande
and its importance for teacher training. The PIBID program of UFCG to Geography
aims to contribute to improving undergraduate education, in order to bring students to
classroom reality and also stimulate reflection about teaching and learning for that
students can collaborate with new methodological strategies to be developed in schools
of public networks of basic education. For the construction of this work were used as
theoretical basis Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule (2012), Canan
(2012) and some documents from CAPES, MEC and PIBID UFCG. In order to evaluate
the PIBID contribution for initial training of geography graduates was launched an
interview script for that stock and coordinators of PIBID, could answer about the
experiences that the PIBID provided, given that the program enters this students in
schools at the beginning of the course and making it possible to participate in the daily
life of the school and in this way earn significant experience so that identify with the
chosen course, but also to feel more prepared for the work camp. Even so, we still can
not make an assessment which has been the impact of this program for training these
students, but we can see that the subproject action has lead to significant knowledge for
participants who feel greater self-esteem and more prepared for your work environment
and, thus, more valuable. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T13:55:18Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T13:55:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Geografia - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciação à docência |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teachers - training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching initiation |
pt_BR |
dc.subject |
GDPID |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Rosana Cadé. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Teaching Initiation Program - PIBID and the training of the Geography teacher. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Rozana Cadé. O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643 |
pt_BR |