dc.creator.ID |
ARAÚJO, G. B. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9374894430323397 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DIAS, Angélica Mara de Lima. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DIAS, A. M. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este artigo versa sobre as Imagens no Ensino de Geografia. Nossa abordagem tem
por finalidade apontar para sua importância como instrumento auxiliar nas aulas por
entendermos que as teorias isoladamente não cumprem a tarefa de aproximar os
alunos do mundo concreto dos fenômenos que se apresentam em constante
movimento e transformação. Nessa perspectiva, resgataremos a ideia mais ampla da
noção de imagem em seus diversos significados, valendo-nos da metodologia de
levantamento bibliográfico e exposição dos conteúdos neles encontrados, para
evidenciar que as imagens, em seu sentido e aplicação mais lato, deve ocupar um
lugar de relevo na didática do Ensino de Geografia sem nos abstermos das teorias. O
resultado de nosso trabalho revelará que as imagens são aquela base de apoio
pedagógico que, em uma ciência de característica empírica, não se pode abrir mão
por razões de seu apelo ao sensível. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Imagens no ensino de Geografia: leituras e propostas metodológicas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-05-05 |
|
dc.description.abstract |
This article deals with the Images in Geography Teaching. Our approach aims to point
to its importance as an auxiliary instrument in class, since we understand that the
theories alone do not fulfill the task of bringing to the students the concrete world of
phenomena, which are in constant motion and change. In this perspective, we will
redeem the broader idea of the image concept in its various meanings, using the
bibliographical survey method and description of contents in them found to show that
images, in its meaning and broader application, must occupy a prominent place in the
teaching of Geography without abstain theories. The result of our work will reveal that
the images are the pedagogical support, in a science of empirical characteristics, who
we cannot give up on the grounds of his appeal to the sensible. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22647 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T14:06:42Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T14:06:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Imagens e ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura de imagens |
pt_BR |
dc.subject |
Propostas metodológicas - ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático imagem - ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Didática do ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Images and Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Image reading |
pt_BR |
dc.subject |
Methodological proposals - teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Image teaching resource - teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics of teaching Geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Gardênia Barbosa de Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Images in the teaching of Geography: readings and methodological proposals. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Gardênia Barbosa de Almeida. Imagens no ensino de Geografia: leituras e propostas metodológicas. 2016. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22647 |
pt_BR |