DSpace/Manakin Repository

Imagens no ensino de Geografia: leituras e propostas metodológicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, G. B. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9374894430323397 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.referee2ID DIAS, A. M. L. pt_BR
dc.description.resumo Este artigo versa sobre as Imagens no Ensino de Geografia. Nossa abordagem tem por finalidade apontar para sua importância como instrumento auxiliar nas aulas por entendermos que as teorias isoladamente não cumprem a tarefa de aproximar os alunos do mundo concreto dos fenômenos que se apresentam em constante movimento e transformação. Nessa perspectiva, resgataremos a ideia mais ampla da noção de imagem em seus diversos significados, valendo-nos da metodologia de levantamento bibliográfico e exposição dos conteúdos neles encontrados, para evidenciar que as imagens, em seu sentido e aplicação mais lato, deve ocupar um lugar de relevo na didática do Ensino de Geografia sem nos abstermos das teorias. O resultado de nosso trabalho revelará que as imagens são aquela base de apoio pedagógico que, em uma ciência de característica empírica, não se pode abrir mão por razões de seu apelo ao sensível. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Imagens no ensino de Geografia: leituras e propostas metodológicas. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-05
dc.description.abstract This article deals with the Images in Geography Teaching. Our approach aims to point to its importance as an auxiliary instrument in class, since we understand that the theories alone do not fulfill the task of bringing to the students the concrete world of phenomena, which are in constant motion and change. In this perspective, we will redeem the broader idea of the image concept in its various meanings, using the bibliographical survey method and description of contents in them found to show that images, in its meaning and broader application, must occupy a prominent place in the teaching of Geography without abstain theories. The result of our work will reveal that the images are the pedagogical support, in a science of empirical characteristics, who we cannot give up on the grounds of his appeal to the sensible. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22647
dc.date.accessioned 2021-12-20T14:06:42Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T14:06:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Imagens e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Leitura de imagens pt_BR
dc.subject Propostas metodológicas - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Prática docente - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Recurso didático imagem - ensino de geografia pt_BR
dc.subject Didática do ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Images and Geography Teaching pt_BR
dc.subject Image reading pt_BR
dc.subject Methodological proposals - teaching Geography pt_BR
dc.subject Teaching practice - teaching geography pt_BR
dc.subject Image teaching resource - teaching geography pt_BR
dc.subject Didactics of teaching Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Gardênia Barbosa de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Images in the teaching of Geography: readings and methodological proposals. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Gardênia Barbosa de Almeida. Imagens no ensino de Geografia: leituras e propostas metodológicas. 2016. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22647 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta