DSpace/Manakin Repository

O rap e o grafite enquanto linguagens mediadoras na Geografia Escolar: uma abordagem a partir da Educação de Jovens e Adultos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, B. F. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5034921891500504 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, A. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho, abordamos a utilização do rap e do grafite como linguagens potencializadoras da prática metodológica no ensino da Geografia Escolar. Essa pesquisa surgiu em virtude de identificarmos potencialidades dessas ferramentas adotadas como recurso didático, nos abrindo um leque de possibilidades para serem trabalhadas em sala de aula. Diante da insatisfação com as propostas de ensino mnemônicas no qual é um aspecto comum no ambiente escolar, principalmente no ensino da Geografia, constatamos que essas práticas enfadonhas podem ser facilmente encontradas na modalidade da Educação de Jovens e Adultos- EJA - nosso foco de pesquisa - em que problema evidente é a prática arraigada em métodos tradicionais e conteúdos com informações meramente descritivas, não abrindo possibilidades para reflexões acerca do cotidiano. Diante disto, trabalhar o cotidiano do aluno se torna a maneira mais adequada para compreensão do saber, tendo em vista que, ao perceber que seu conhecimento prévio será valorizado e ele é sujeito ativo na construção do conhecimento o conteúdo ganha novos significados, gerando prazer e interesses no que está sendo exposto em sala de aula. Atendendo a estas necessidades buscamos por meio da utilização de letras musicais do gênero supracitado, e de registros fotográficos de grafites alternativas para contribuir na formação cidadã desses sujeitos, como também motivar e atraí-los, valorizando cada especificidade, realidade e opinião de cada aluno, assim dando sentido ao seu mundo e abrindo debates e trocas de conhecimentos durante nossos encontros. Chegando à conclusão que o rap e grafite podem se tornar uma ferramenta eficiente em sala de aula principalmente para abordagens de temas outrora mnemônicos, como também abordar valores como a cidadania, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos, muitas vezes esquecidos, ou tão pouco explorados em sala de aula, constatamos a importância da utilização de atividades com caráter lúdico para seduzir os alunos e fazer da aula algo prazeroso para os mesmos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O rap e o grafite enquanto linguagens mediadoras na Geografia Escolar: uma abordagem a partir da Educação de Jovens e Adultos. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract In this work, we have approached the use of rap and graffiti as potential languages in the methodological practice for the teaching of School Geography. This research has come out because we have identified potentialities of those tools adopted as didactic resources, providing us with a great deal of possibilities in order to be worked in the classroom. Facing the lack of satisfaction with the mnemonic teaching proposals which is a common aspect to school environment, mainly for Geography teaching, we have seen that those tiresome practices may be easily found in the modality for Young and Adult Education – YAE (EJA in Brazilian Portuguese) – our research focus – where evident problem is the rooted practice in traditional methods and contents with merely descriptive information, not opening possibilities to reflections about the everyday life. Thus, working the student‟s routine comes to be the most adequate way to get to the knowledge comprehension, taking as a view that, knowing that his previous knowledge will be worth, and that he is active person in the knowledge building, the subject and content gain new meaning, generating pleasure and interest about what is being exposed in the classroom. By responding to those needs, we search by means of using music lyrics of the gender mentioned above, and photographic registrations of graffiti, alternatives to be contributions in the citizenship formation of those people, as well as stimulating and attracting them, enriching each specifics, reality, and opinion of each student, thus giving meaning to their world, and starting debates and knowledge exchange along our meetings. Coming to the conclusion that rap and graffiti may become efficient tool in the classroom, mainly to approach topics which were long ago mnemonic, as well as involve values as citizenship, environment preservation, and public property, quite often forgotten, or very little explored in the classroom, making sure the importance of the use of the playful practice in order to attract students thus making the lessons something pleasant for them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22651
dc.date.accessioned 2021-12-20T14:29:39Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T14:29:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia Escolar pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino - Geografia pt_BR
dc.subject Linguagens e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Rap e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Grafite e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino mnemônico - Geografia pt_BR
dc.subject Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Fotos - Escola Raul Córdula - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Movimento Hip-Hop pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Teaching methodologies - Geography pt_BR
dc.subject Languages and Geography Teaching pt_BR
dc.subject Rap and Geography Teaching pt_BR
dc.subject Graffiti and Geography Teaching pt_BR
dc.subject Mnemonic Teaching - Geography pt_BR
dc.subject Raul Córdula School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Photos - Raul Córdula School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Hip-Hop Movement pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Bismark Fernandes Gomes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rap and graffiti as mediating languages in School Geography: an approach based on Youth and Adult Education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Bismark Fernandes Gomes da. O rap e o grafite enquanto linguagens mediadoras na Geografia Escolar: uma abordagem a partir da Educação de Jovens e Adultos. 2016. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22651 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta