DSpace/Manakin Repository

Exercitando uma educação ambiental crítica e contextualizada: o estudo de campo como proposta metodológica na Geografia Escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CUNHA, R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5230307602853992 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, S. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6693832655779279 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMALHO, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee1ID RAMALHO, M. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee2ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.description.resumo A Geografia como ciência que estuda o espaço e as relações entre homem e meio, torna-se um campo de conhecimento capaz de levar aos educandos as problemáticas ambientais, desenvolvendo a conscientização ambiental a partir do estudo de campo. Nesta perspectiva, esse estudo objetivou trabalhar as relações (harmônicas e desarmônicas) históricas entre homem e natureza nos biomas paraibanos (Caatinga e Mata Atlântica de brejo de altitudes). Metodologicamente, estruturou-se sob o tripé: pesquisa, planejamento e ação, com atividades realizadas nos 6° e 7° anos da E.E.E.F. N.Sra. do Rosário, Campina Grande, PB, no segundo semestre de 2015. A promoção do conhecimento sobre os biomas paraibanos se deu através de aulas expositivo-dialogadas como também a partir da utilização de pesquisas em gabinete pelos estudantes. Foi possível promover a conscientização dos alunos sobre as problemáticas dos biomas paraibanos, além de ter demonstrado a relevância da pesquisa supervisionada como ferramenta de aprendizagem no ensino básico. Conclui-se que o estudo do meio levou à maior compreensão dos conteúdos, tornando a disciplina mais dinâmica, configurando-se como uma tática importante para o êxito no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o conhecimento e proporcionado novas experiências na relação consciente entre estudante e a natureza. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Exercitando uma educação ambiental crítica e contextualizada: o estudo de campo como proposta metodológica na Geografia Escolar. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-04
dc.description.abstract Geography as a science that studies the space and the relationship between man and environment, becomes a field of knowledge able to take students with environmental problems, developing environmental awareness from, for example, the study of the environment. In this thought, this study aimed to work the historical relations between man and nature in Paraiba of biomes (Caatinga and Atlantic Forest swamp elevations) from the study of the environment. Methodologically, it was structured under three pillars: research, planning and action, with activities in the 6 and 7 years of E.E.E.F. N. S. Rosario, Campina Grande, PB, in the year 2014. The promotion of knowledge about Paraiba of biomes was through expository-dialogued classes as well as from the use of surveys in office by the students. It was possible to promote awareness of students about the problems Paraiba of biomes, and has demonstrated the relevance of research supervised as a learning tool in basic education. We conclude that the study of the environment has led to greater understanding of the content, making the dynamic discipline, configured as an important tactic for success in teaching-learning process, facilitating knowledge and provided new experiences in conscious relationship between student and the nature. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22658
dc.date.accessioned 2021-12-20T17:34:07Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T17:34:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia Escolar pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental contextualizada pt_BR
dc.subject Estudo de campo pt_BR
dc.subject Proposta metodológica - estudo de campo pt_BR
dc.subject Geografia ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Escola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Conscientização ambiental pt_BR
dc.subject Problemas ambientais pt_BR
dc.subject Relações harmônicas e desarmônicas - homem e natureza pt_BR
dc.subject Homem e natureza - relações harmônicas e desarmônicas pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem - Geografia pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem - Geografia pt_BR
dc.subject Biomas paraibanos pt_BR
dc.subject Prática pedagógica - Geografia pt_BR
dc.subject Prática de ensino - Geografia pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Contextualized environmental education pt_BR
dc.subject Field study pt_BR
dc.subject Methodological proposal - field study pt_BR
dc.subject Environmental geography pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Nossa Senhora do Rosário School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Environmental awareness pt_BR
dc.subject Environmental problems pt_BR
dc.subject Harmonic and disharmonious relations - man and nature pt_BR
dc.subject Man and nature - harmonic and disharmonious relationships pt_BR
dc.subject Teaching-learning - geography pt_BR
dc.subject Teaching-learning process - Geography pt_BR
dc.subject Biomes from Paraíba pt_BR
dc.subject Pedagogical practice - Geography pt_BR
dc.subject Teaching practice - geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CUNHA, Rick Cabral da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Exercising a critical and contextualized environmental education: field study as a methodological proposal in School Geography. pt_BR
dc.identifier.citation CUNHA, Rick Cabral. Exercitando uma educação ambiental crítica e contextualizada: o estudo de campo como proposta metodológica na Geografia Escolar. 2016. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22658 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta