dc.creator.ID |
CUNHA, R. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5230307602853992 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, S. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6693832655779279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMALHO, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RAMALHO, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Geografia como ciência que estuda o espaço e as relações entre homem e meio, torna-se
um campo de conhecimento capaz de levar aos educandos as problemáticas ambientais,
desenvolvendo a conscientização ambiental a partir do estudo de campo. Nesta
perspectiva, esse estudo objetivou trabalhar as relações (harmônicas e desarmônicas)
históricas entre homem e natureza nos biomas paraibanos (Caatinga e Mata Atlântica de
brejo de altitudes). Metodologicamente, estruturou-se sob o tripé: pesquisa, planejamento e
ação, com atividades realizadas nos 6° e 7° anos da E.E.E.F. N.Sra. do Rosário, Campina
Grande, PB, no segundo semestre de 2015. A promoção do conhecimento sobre os biomas
paraibanos se deu através de aulas expositivo-dialogadas como também a partir da
utilização de pesquisas em gabinete pelos estudantes. Foi possível promover a
conscientização dos alunos sobre as problemáticas dos biomas paraibanos, além de ter
demonstrado a relevância da pesquisa supervisionada como ferramenta de aprendizagem
no ensino básico. Conclui-se que o estudo do meio levou à maior compreensão dos
conteúdos, tornando a disciplina mais dinâmica, configurando-se como uma tática
importante para o êxito no processo de ensino-aprendizagem, facilitando o conhecimento e
proporcionado novas experiências na relação consciente entre estudante e a natureza. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Exercitando uma educação ambiental crítica e contextualizada: o estudo de campo como proposta metodológica na Geografia Escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-05-04 |
|
dc.description.abstract |
Geography as a science that studies the space and the relationship between man and
environment, becomes a field of knowledge able to take students with environmental
problems, developing environmental awareness from, for example, the study of the
environment. In this thought, this study aimed to work the historical relations between man
and nature in Paraiba of biomes (Caatinga and Atlantic Forest swamp elevations) from the
study of the environment. Methodologically, it was structured under three pillars: research,
planning and action, with activities in the 6 and 7 years of E.E.E.F. N. S. Rosario, Campina
Grande, PB, in the year 2014. The promotion of knowledge about Paraiba of biomes was
through expository-dialogued classes as well as from the use of surveys in office by the students. It was possible to promote awareness of students about the problems Paraiba of
biomes, and has demonstrated the relevance of research supervised as a learning tool in
basic education. We conclude that the study of the environment has led to greater
understanding of the content, making the dynamic discipline, configured as an important
tactic for success in teaching-learning process, facilitating knowledge and provided new
experiences in conscious relationship between student and the nature. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22658 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T17:34:07Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T17:34:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de campo |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta metodológica - estudo de campo |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Conscientização ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas ambientais |
pt_BR |
dc.subject |
Relações harmônicas e desarmônicas - homem e natureza |
pt_BR |
dc.subject |
Homem e natureza - relações harmônicas e desarmônicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Biomas paraibanos |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Field study |
pt_BR |
dc.subject |
Methodological proposal - field study |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental geography |
pt_BR |
dc.subject |
Environment |
pt_BR |
dc.subject |
Nossa Senhora do Rosário School - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental awareness |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental problems |
pt_BR |
dc.subject |
Harmonic and disharmonious relations - man and nature |
pt_BR |
dc.subject |
Man and nature - harmonic and disharmonious relationships |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning - geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning process - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Biomes from Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CUNHA, Rick Cabral da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Exercising a critical and contextualized environmental education: field study as a methodological proposal in School Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CUNHA, Rick Cabral. Exercitando uma educação ambiental crítica e contextualizada: o estudo de campo como proposta metodológica na Geografia Escolar. 2016. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22658 |
pt_BR |