DSpace/Manakin Repository

A questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8083385344517742 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Thiago Romeu de.
dc.contributor.referee2 LIRA, Sônia Maria de.
dc.description.resumo Nesse trabalho, abordamos a temática étnico-racial baseada na Lei Federal 10.639/03 que foi criada após muita luta dos movimentos negros. Essa Lei torna obrigatório o ensino da África e da contribuição do negro na construção da cultura brasileira e na organização e formação social do país, com a finalidade de construir uma nova visão sobre o negro e sobre o continente africano. Trataremos da importância desses temas na formação do professor de geografia analisando o currículo de cursos de geografia da Paraíba e a atual produção acadêmica sobre o tema, através da análise de anais de evento sobre ensino de geografia. Outro caminho para identificar como se dá a inserção desta temática e seus objetivos no ensino da geografia escolar foi feito a partir da leitura e análise de livros didáticos. Sabendo que o livro didático é um material essencial para se trabalhar em sala, foram analisados livros editados antes e depois da Lei citada com o objetivo de identificar se a temática étnico-racial e África são tratadas de forma a contribuir para a formação/manutenção de estereótipos sobre os negros e África. Após analisar os livros, projetos pedagógicos das licenciaturas e a Lei 10.639 verificou-se que as mudanças ocorridas ainda são suficientes para que se tenha um resultado satisfatório a respeito da construção de uma nova visão sobre a temática étnico-racial e África no ensino de Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-17
dc.description.abstract In this paper, we approached the ethnic-racial based on the federal law 10.639/03 that was created after a great deal of fighting from black people’s movements. Said law makes it mandatory teaching about Africa and black people in the brazilian culture construction and in the country’s organization and social formation, with the purpose of building a new vision about black people and the african continent. We will deal with these themes’s importance in the Geography teacher’s development process analysing the curriculum of Geography courses from Paraíba and the theme’s current academic production, through the analysis of event annals about Geography teaching. The other way to identify how this topic’s insertion takes place and their goals in geography teaching in schools came from the reading and analysis of textbooks. Knowing that the textbook is a necessary material to work with in the classroom, they were analysed before and after the law aforementioned with the intention to identify if the ethnic-racial theme and Africa were presented in a way that contributes to the creation/maintenance of stereotypes about black people and Africa. After analysing the books, pedagogical projects from the teaching graduations and the law 10.639, it was shown that the changes that have taken place are enough to obtain a satisfactory result about the development of a new vision about the ethnic-racial topic and Africa in Geography teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661
dc.date.accessioned 2021-12-20T18:39:43Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T18:39:43Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Questões étnico-raciais - ensino de geografia pt_BR
dc.subject Formação de professores de Geografia pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Livro didático de Geografia pt_BR
dc.subject Análise de livro didático - Geografia pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03 pt_BR
dc.subject Negro e Continente Africano pt_BR
dc.subject Estudos étnico-raciais pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject África pt_BR
dc.subject Preconceito pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Ethnic-Racial Issues - Teaching Geography pt_BR
dc.subject Geography teacher training pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Geography textbook pt_BR
dc.subject Textbook Analysis - Geography pt_BR
dc.subject Law 10.639/03 pt_BR
dc.subject Black and African Continent pt_BR
dc.subject Ethnic-Racial Studies pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Africa pt_BR
dc.subject Prejudice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Aline Souza de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The ethnic-racial issue and geography teaching: textbook analysis and teacher education. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Aline Souza de. A questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores. 2017. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta