dc.creator.ID |
ALMEIDA, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8083385344517742 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Thiago Romeu de. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIRA, Sônia Maria de. |
|
dc.description.resumo |
Nesse trabalho, abordamos a temática étnico-racial baseada na Lei Federal 10.639/03
que foi criada após muita luta dos movimentos negros. Essa Lei torna obrigatório o
ensino da África e da contribuição do negro na construção da cultura brasileira e na
organização e formação social do país, com a finalidade de construir uma nova visão
sobre o negro e sobre o continente africano. Trataremos da importância desses temas na
formação do professor de geografia analisando o currículo de cursos de geografia da
Paraíba e a atual produção acadêmica sobre o tema, através da análise de anais de
evento sobre ensino de geografia. Outro caminho para identificar como se dá a inserção
desta temática e seus objetivos no ensino da geografia escolar foi feito a partir da leitura
e análise de livros didáticos. Sabendo que o livro didático é um material essencial para
se trabalhar em sala, foram analisados livros editados antes e depois da Lei citada com o
objetivo de identificar se a temática étnico-racial e África são tratadas de forma a
contribuir para a formação/manutenção de estereótipos sobre os negros e África. Após
analisar os livros, projetos pedagógicos das licenciaturas e a Lei 10.639 verificou-se que
as mudanças ocorridas ainda são suficientes para que se tenha um resultado satisfatório
a respeito da construção de uma nova visão sobre a temática étnico-racial e África no
ensino de Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-17 |
|
dc.description.abstract |
In this paper, we approached the ethnic-racial based on the federal law 10.639/03 that
was created after a great deal of fighting from black people’s movements. Said law
makes it mandatory teaching about Africa and black people in the brazilian culture
construction and in the country’s organization and social formation, with the purpose of
building a new vision about black people and the african continent. We will deal with
these themes’s importance in the Geography teacher’s development process analysing
the curriculum of Geography courses from Paraíba and the theme’s current academic
production, through the analysis of event annals about Geography teaching. The other
way to identify how this topic’s insertion takes place and their goals in geography
teaching in schools came from the reading and analysis of textbooks. Knowing that the
textbook is a necessary material to work with in the classroom, they were analysed
before and after the law aforementioned with the intention to identify if the ethnic-racial
theme and Africa were presented in a way that contributes to the creation/maintenance
of stereotypes about black people and Africa. After analysing the books, pedagogical
projects from the teaching graduations and the law 10.639, it was shown that the
changes that have taken place are enough to obtain a satisfactory result about the
development of a new vision about the ethnic-racial topic and Africa in Geography
teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T18:39:43Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T18:39:43Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Questões étnico-raciais - ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639/03 |
pt_BR |
dc.subject |
Negro e Continente Africano |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
África |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-Racial Issues - Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Geography textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook Analysis - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Law 10.639/03 |
pt_BR |
dc.subject |
Black and African Continent |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-Racial Studies |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Africa |
pt_BR |
dc.subject |
Prejudice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Aline Souza de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The ethnic-racial issue and geography teaching: textbook analysis and teacher education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Aline Souza de. A questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores. 2017. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661 |
pt_BR |