DSpace/Manakin Repository

A construção dos conceitos de espaço e paisagem no ensino de Geografia, a partir do estudo de campo no Distrito de Pão de Açúcar - Taquaritinga do Norte / PE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA. F. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sônia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.description.resumo O distrito de Pão de Açúcar, pertencente ao município de Taquaritinga do Norte, faz parte do aglomerado produtivo de confecções do Agreste pernambucano e tem nas suas inter-relações socioespaciais amplas influências da referida atividade. Como o ensino de Geografia tem a preocupação de contribuir com a leitura do mundo, passamos a indagar como a disciplina geográfica está abordando estas questões em sala de aula. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar como a construção do conhecimento geográfico, de estudantes do Ensino Fundamental do 7º ano, ocorre a partir do uso de algumas linguagens, através do estudo de campo no distrito de Pão de Açúcar, Taquaritinga do Norte/PE. Para isso, utilizamos a pesquisa qualitativa que contempla uma interpretação mais aprofundada da realidade, mais especificamente através da observação participante, com a utilização de um estudo de campo, a partir de análises sobre as linguagens diversas usadas no ensino de Geografia. Nessa perspectiva, a construção dos conceitos de espaço e paisagem ocorreram de forma individual, conforme ressaltado por Vigotski (1988), e precisam de continuidade com o trabalho pedagógico para que o avanço da aprendizagem seja possível, pois o uso das linguagens e o estudo de campo não foram suficientes para garantir estas conceituações. Por isso, consideramos necessário ser efetuada uma atividade de extensão, operacionalizada após o término da pesquisa, para contribuir no avanço das referidas conceituações dos estudantes e na formação docente do professor de geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A construção dos conceitos de espaço e paisagem no ensino de Geografia, a partir do estudo de campo no Distrito de Pão de Açúcar - Taquaritinga do Norte / PE. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The Sugar Loaf district, in the municipality of Taquaritinga do Norte, is part of the productive cluster of clothing of Wasteland of Pernambuco and has in its socio-spatial interrelationships broad influences of that activity. As the teaching of Geography is concerned to contribute to the reading of the world, we began to ask how the geographic discipline is addressing these issues in the classroom. Therefore, this project has the main objective to verify how the construction of geographical knowledge of students in Elementary School 7th grade occurs from the use of some languages, through field study in Sugar Loaf district, Taquaritinga do Norte/ PE. For this, we use qualitative research, which includes further interpretation of reality, specifically through participant observation with the use of a field of study, from analysis of the various languages used in teaching geography. In this perspective, the construction of space and landscape concepts occurred individually, as pointed out by Vigotski (1988), and need to continue with the pedagogical work for the possibility of advancement of learning, as the use of languages and the field study were not sufficient to ensure these conceptualizations. Hence, we consider necessary an extension activity, operationalized after the end of the research, to contribute to the advancement of conceptualizations of the students and educational formation of geography teacher. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22665
dc.date.accessioned 2021-12-20T19:06:20Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T19:06:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Conceito de espaço - construção pt_BR
dc.subject Conceito de paisagem - construção pt_BR
dc.subject Estudo de campo pt_BR
dc.subject Distrito de Pão de Açúcar - Taquaritinga do Norte - PE pt_BR
dc.subject Espaço pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Linguagens geográficas pt_BR
dc.subject Análise socioespacial pt_BR
dc.subject Conhecimento geográfico pt_BR
dc.subject Disciplina geográfica pt_BR
dc.subject Fotos - Distrito de Pão de Açúcar - Taquaritinga do Norte - PE pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Space concept - construction pt_BR
dc.subject Landscape concept - construction pt_BR
dc.subject Field study pt_BR
dc.subject Pão de Açúcar District - Taquaritinga do Norte - PE pt_BR
dc.subject Space pt_BR
dc.subject Landscape pt_BR
dc.subject Geographic languages pt_BR
dc.subject Sociospatial analysis pt_BR
dc.subject Geographic knowledge pt_BR
dc.subject Geographic discipline pt_BR
dc.subject Photos - Pão de Açúcar District - Taquaritinga do Norte - PE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Fernando Santos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of the concepts of space and landscape in the teaching of Geography, from a field study in the District of Pão de Açúcar - Taquaritinga do Norte / PE. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Felipe Santos. A construção dos conceitos de espaço e paisagem no ensino de Geografia, a partir do estudo de campo no Distrito de Pão de Açúcar - Taquaritinga do Norte / PE. 2016. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22665 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta