DSpace/Manakin Repository

A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1o ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, E. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0963405441516439 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, P. S. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 pt_BR
dc.contributor.referee1 SERPA, Martha Helena Burity.
dc.contributor.referee2 LIRA, Sônia Maria de.
dc.description.resumo A presente pesquisa “A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1º ano do Ensino Fundamental” parte da seguinte questão: como as crianças com deficiência visual (DV) podem adquirir os conhecimentos relativos à representação espacial? Para isso, tem como objetivo geral analisar de que forma o ensino de cartografia está sendo desenvolvido nas séries iniciais, focalizando as ações extensivas do projeto “Oficinas de Geografia para estudantes videntes e com deficiência visual”, desenvolvidas no âmbiro da Unidade Acadêmica de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande- PB. Nesse sentido, visa investigar as possibilidades de aquisição do conhecimento cartográfico por parte das crianças com deficiência visual (DV) do anos iniciais do ensino de uma escola da rede pública municipal de Campina Grande-PB, enquanto inseridas no ambiente de inclusão a partir de sua apropriação do espaço concreto e representado. Em relação aos objetivos especificos, procurou-se analisar as formas de apreensão, compreensão e apropriação do espaço por parte dos alunos, identificando como se dá o ensino-aprendizagem da cartografia para os alunos com DV e verificar como as atividades propostas contribuiram para o desenvolvimento das noções espaciais e a aprendizagem da cartografia desses discentes. Para abordar o problema e alcançar os objetivos propostos pela pesquisa, recorreu-se a a tipologia do estudo de caso, amparada na abordagem qualitativa. Para coletar os dados empíricos, foi feita a observação e análise das atividades realizadas no âmbito do projeto de extensão supracitado. Por fim, as atividas desenvolvidas possibilitaram o envolvimento e a participação das crianças, porém, no inicio, as mesmas tiveram dificuldades acompanhar as atividades propostas, o que expressa ausência de experiências anteriores de reflexão sobre a construção e a representação das noções espaciais. O que ficou evidente é que se necessita de um trabalho efetivo com os alunos para que os mesmos compreendam e apreendam essas nosções espaciais, tanto no plano concreto quanto no representativo. Conclui-se que o recurso da cartográfia tátil é fundamental para superar as dificuldades e possibilitar a aprendizagem geográficas desse alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1o ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-04-07
dc.description.abstract The current research entitled ‘Tactile cartography for visually impaired students’’ develops from the following question: How can visually impaired children acquire knowledge related to spatial representation? In order to do so, it goals to assess how is the approaching and practicing of cartography in the first degrees of school, focusing the actions of the project called ’Geography Workshops for seers and visually impaired students’ developed in the sphere of the Geography Academic Unit of Federal University of Campina Grande/PB. In this sense, it aims to investigate the possibilities of acquiring cartographic knowledge by children with visual impairments (VI) in the first degrees of a public school in Campina Grande/PB, while they are inserted in the environment of inclusion created from their appropriation of real and represented space. Regarding to specific goals, we sought to analyze the ways of apprehension, understanding and appropriation of space by students, identifying how cartography teachinglearning relation is taken for visually impaired students and how the activities proposed to them support the development of spatial understanding and the learning of cartography. To achieve the goals, it was used a case study report, supported by qualitative approach. For empirical data gathering, we observed and assessed the activities of the abovementioned project. Lastly, these activities made possible the involvement and participation of children, but at the beginning, they had difficulties following the proposed activities, which expresses the absence of previous experiences of reflection about the construction and representation of spatial understanding. What became clear with this work is that is needed an effective effort along the students in order to make them better interpret these spatial understanding, both on the real and the representative plane. Therefore, it is concluded that the use of tactile cartography is fundamental to VI students to overcome the difficulties and enable the geographical learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22666
dc.date.accessioned 2021-12-20T19:10:48Z
dc.date.available 2021-12-20
dc.date.available 2021-12-20T19:10:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Cartografia tátil pt_BR
dc.subject Alunos cegos pt_BR
dc.subject Cegos e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Deficientes visuais - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Construção do conhecimento geográfico pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência pt_BR
dc.subject Criança com deficiência visual pt_BR
dc.subject Noções espaciais - crianças com deficiência visual pt_BR
dc.subject Espaço vivido pt_BR
dc.subject Espaço percebido pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Tactile cartography pt_BR
dc.subject Blind students pt_BR
dc.subject Blind and Geography Teaching pt_BR
dc.subject Visually impaired - teaching Geography pt_BR
dc.subject Construction of geographic knowledge pt_BR
dc.subject Disabled person pt_BR
dc.subject Visually impaired child pt_BR
dc.subject Spatial notions - visually impaired children pt_BR
dc.subject Lived space pt_BR
dc.subject Perceived space pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Edileide Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Tactile cartography for visually impaired students in the 1st year of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Edileide Maria de. A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1º ano do ensino fundamental. 2017. 54 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta