dc.creator.ID |
SOUZA, E. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0963405441516439 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, P. S. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SERPA, Martha Helena Burity. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIRA, Sônia Maria de. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa “A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1º ano do
Ensino Fundamental” parte da seguinte questão: como as crianças com deficiência
visual (DV) podem adquirir os conhecimentos relativos à representação espacial? Para
isso, tem como objetivo geral analisar de que forma o ensino de cartografia está sendo
desenvolvido nas séries iniciais, focalizando as ações extensivas do projeto “Oficinas de
Geografia para estudantes videntes e com deficiência visual”, desenvolvidas no âmbiro
da Unidade Acadêmica de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande- PB.
Nesse sentido, visa investigar as possibilidades de aquisição do conhecimento
cartográfico por parte das crianças com deficiência visual (DV) do anos iniciais do
ensino de uma escola da rede pública municipal de Campina Grande-PB, enquanto
inseridas no ambiente de inclusão a partir de sua apropriação do espaço concreto e
representado. Em relação aos objetivos especificos, procurou-se analisar as formas de
apreensão, compreensão e apropriação do espaço por parte dos alunos, identificando
como se dá o ensino-aprendizagem da cartografia para os alunos com DV e verificar
como as atividades propostas contribuiram para o desenvolvimento das noções espaciais
e a aprendizagem da cartografia desses discentes. Para abordar o problema e alcançar
os objetivos propostos pela pesquisa, recorreu-se a a tipologia do estudo de caso,
amparada na abordagem qualitativa. Para coletar os dados empíricos, foi feita a
observação e análise das atividades realizadas no âmbito do projeto de extensão
supracitado. Por fim, as atividas desenvolvidas possibilitaram o envolvimento e a
participação das crianças, porém, no inicio, as mesmas tiveram dificuldades
acompanhar as atividades propostas, o que expressa ausência de experiências anteriores
de reflexão sobre a construção e a representação das noções espaciais. O que ficou
evidente é que se necessita de um trabalho efetivo com os alunos para que os mesmos
compreendam e apreendam essas nosções espaciais, tanto no plano concreto quanto no
representativo. Conclui-se que o recurso da cartográfia tátil é fundamental para superar
as dificuldades e possibilitar a aprendizagem geográficas desse alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1o ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04-07 |
|
dc.description.abstract |
The current research entitled ‘Tactile cartography for visually impaired students’’
develops from the following question: How can visually impaired children acquire
knowledge related to spatial representation? In order to do so, it goals to assess how is
the approaching and practicing of cartography in the first degrees of school, focusing
the actions of the project called ’Geography Workshops for seers and visually impaired
students’ developed in the sphere of the Geography Academic Unit of Federal
University of Campina Grande/PB. In this sense, it aims to investigate the possibilities
of acquiring cartographic knowledge by children with visual impairments (VI) in the
first degrees of a public school in Campina Grande/PB, while they are inserted in the
environment of inclusion created from their appropriation of real and represented space.
Regarding to specific goals, we sought to analyze the ways of apprehension,
understanding and appropriation of space by students, identifying how cartography teachinglearning
relation is taken for visually impaired students and how the activities proposed to them
support the development of spatial understanding and the learning of cartography. To achieve
the goals, it was used a case study report, supported by qualitative approach. For
empirical data gathering, we observed and assessed the activities of the abovementioned
project. Lastly, these activities made possible the involvement and participation of children,
but at the beginning, they had difficulties following the proposed activities, which
expresses the absence of previous experiences of reflection about the construction and
representation of spatial understanding. What became clear with this work is that is needed
an effective effort along the students in order to make them better interpret these spatial
understanding, both on the real and the representative plane. Therefore, it is concluded that the
use of tactile cartography is fundamental to VI students to overcome the difficulties and
enable the geographical learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22666 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T19:10:48Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20 |
|
dc.date.available |
2021-12-20T19:10:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Cartografia tátil |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos cegos |
pt_BR |
dc.subject |
Cegos e ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Deficientes visuais - ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Construção do conhecimento geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Criança com deficiência visual |
pt_BR |
dc.subject |
Noções espaciais - crianças com deficiência visual |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço vivido |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço percebido |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Tactile cartography |
pt_BR |
dc.subject |
Blind students |
pt_BR |
dc.subject |
Blind and Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Visually impaired - teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Construction of geographic knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Disabled person |
pt_BR |
dc.subject |
Visually impaired child |
pt_BR |
dc.subject |
Spatial notions - visually impaired children |
pt_BR |
dc.subject |
Lived space |
pt_BR |
dc.subject |
Perceived space |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Edileide Maria de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Tactile cartography for visually impaired students in the 1st year of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Edileide Maria de. A cartografia tátil para alunos com deficiência visual do 1º ano do ensino fundamental. 2017. 54 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: |
pt_BR |