DSpace/Manakin Repository

O trabalho com cartografia no 6o ano: um olhar sobre a prática dos professores e o uso do livro didático em escola de Lagoa Seca / PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1207613652373767 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Janaína Barbosa da.
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Débora do Nascimento Fernandes de.
dc.description.resumo A cartografia é uma área da Geografia que requer uma atenção especial no ensino da disciplina escolar, pois ela é necessária em todos os temas geográficos. Sendo assim, aprender a ler os mapas e entendê-los é fundamental. No entanto, identificamos que os estudos cartográficos não ocorrem a contento no ensino da referida disciplina. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar a prática pedagógica de docentes de Geografia, no 6º ano do Ensino Fundamental, quanto ao ensino de cartografia na disciplina escolar. Utilizamos a metodologia qualitativa nessa análise com o uso de entrevistas semiestruturadas no processo. Identificamos que o livro didático é o principal instrumento utilizado para os estudos cartográficos e demais assuntos, como também que os mapas apresentados neste material para o 6º ano é de difícil assimilação. Ademais, o professor de História que ensina Geografia admitiu ter dificuldades de trabalhar este assunto. Além disso, os professores entrevistados afirmaram que os estudantes chegam ao 6º ano sem condições mínimas para desenvolver tais conceituações. Por isso são necessárias formações para os professores, além de condições de trabalho adequadas, para que assim a educação melhore, de fato. E para isso, as políticas públicas devem priorizar o processo educacional público. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O trabalho com cartografia no 6o ano: um olhar sobre a prática dos professores e o uso do livro didático em escola de Lagoa Seca / PB. pt_BR
dc.description.abstract Cartography is a field of knowledge in Geography that requires special attention in its school modality, since it is necessary for all kinds of geographic themes. Therefore, knowing how to read maps and understand them is essential. However, we identified that cartographic studies do not properly occur in the teaching of Geography. For this reason, the goal of this work is to assess the pedagogical practices of Geography teachers of 6th grade of the elementary school related to the uses of the cartographic features in their classrooms. It has been used qualitative methodology by using semi structured interviews in the process. We realized that the main source of information utilized for cartographic studies and other subjects was the textbook. We also perceived that the maps featured in the textbook was hard for 6th grade students to understand. In addition, the History teacher who teaches Geography admitted having had difficulties to work on this subject. Additionally, the interviewed teachers claimed that students reach 6th grade with insufficient learning to develop such concepts. Thus, it is indispensable appropriate education to teachers, in addition to work condition, so education might improve. Thereunto, public policies must prioritize the public educational process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22679
dc.date.accessioned 2021-12-21T10:49:40Z
dc.date.available 2021-12-21
dc.date.available 2021-12-21T10:49:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Cartografia escolar pt_BR
dc.subject Professores de Geografia pt_BR
dc.subject Prática docente - Geografia pt_BR
dc.subject Livro didático de Geografia pt_BR
dc.subject Lagoa Seca - PB - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Entrevistas semiestruturadas pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject School cartography pt_BR
dc.subject Geography Teachers pt_BR
dc.subject Teaching practice - geography pt_BR
dc.subject Geography textbook pt_BR
dc.subject Lagoa Seca - PB - teaching Geography pt_BR
dc.subject Semi-structured interviews pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Letícia dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The work with cartography in the 6th year: a look at the practice of teachers and the use of textbooks in a school in Lagoa Seca / PB. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Letícia dos Santos. O trabalho com cartografia no 6o ano: um olhar sobre a prática dos professores e o uso do livro didático em escola de Lagoa Seca / PB. 2017. 22f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22679 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta