dc.creator.ID |
SIQUEIRA, V. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1985725383461598 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.description.resumo |
O ensino tradicional, o qual se utiliza de exposição de temáticas, resolução de exercícios
e memorização de conteúdo, tem, historicamente, sido priorizado como método principal
no ensino de Geografia. Tal prática tem proporcionado aulas enfadonhas e
desinteressantes para os estudantes. Por isso, novas estratégias precisam ser pensadas para
que a apropriação dos conhecimentos espaciais ocorra de forma produtiva e satisfatória.
Deste modo, o objetivo central desta pesquisa é analisar se as histórias em quadrinhos
estão presentes nos livros didáticos mais usados de Geografia, no Ensino Fundamental II
de escolas públicas de Campina Grande, e se contribuem para aprofundar os
conhecimentos geográficos. Isto, porque este é o principal instrumento pedagógico usado
pelos docentes na disciplina escolar. O procedimento metodológico utilizado foi a
pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Cavalcanti, Pontuschka, Vygotsky,
Tonini, Lira, entre outros. Como também, através da análise dos livros didáticos mais
usados nas escolas públicas do referido município. Entre os resultados destacamos que as
histórias em quadrinhos, em alguns livros, encontram-se descontextualizadas das
temáticas dos capítulos daqueles livros, em outros aparece apenas na parte dos textos
complementares e, em poucos livros, aparecem relacionados aos conteúdos dos capítulos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
HQ no livro didático de Geografia: entre a linguagem e a aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-14 |
|
dc.description.abstract |
The traditional teaching method, in which the exposition of themes, exercise solving
and content memorization, have, historically, been prioritized as the main teaching
technique in Geography. Such practice have provided tiresome and uninteresting classes
for the students. Therefore, new strategies must be considered so that the spatial
knowledge appropriation occur in a productive and satisfactory way. Thus, this research’s
main goal is to analyze strips from comic books that are found in the most used textbooks
in Geography teaching, in Campina Grande’s public middle schools, and if they
contribute to deepen the geographic knowledge. And that’s because it is the main
pedagogical instrument used by teachers in this school subject. The methodological
procedure used in the bibliographical research, came from authors such as Cavalcanti,
Pontuschka, Vygotsky, Tonini, Lira, amongst others. As well as an analysis of the main
textbooks used in public schools of the city previously mentioned. Amongst the the results
we could point out that some of the comic strips, in some books, occur completely
decontextualized from each of the textbook’s chapters’s themes, others are shown only
the complementary texts and, in a few textbooks, they do relate to the chapter’s content. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22681 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-21T10:58:03Z |
|
dc.date.available |
2021-12-21 |
|
dc.date.available |
2021-12-21T10:58:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
HQ no livro didático de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura em quadrinhos - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Histórias em quadrinhos - ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - história em quadrinhos - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimentos espaciais |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livros didáticos - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento interdisciplinar |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade e Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Comic book in geography textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Comic Literature - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Comics - Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resource - comic book - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Spatial knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook Analysis - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinary knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity and Geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SIQUEIRA, Vinicius Delfino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
HQ in the Geography textbook: between language and learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SIQUEIRA, Vinicius Delfino. HQ no livro didático de Geografia: entre a linguagem e a aprendizagem. 2017. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22681 |
pt_BR |