DSpace/Manakin Repository

HQ no livro didático de Geografia: entre a linguagem e a aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SIQUEIRA, V. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1985725383461598 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.description.resumo O ensino tradicional, o qual se utiliza de exposição de temáticas, resolução de exercícios e memorização de conteúdo, tem, historicamente, sido priorizado como método principal no ensino de Geografia. Tal prática tem proporcionado aulas enfadonhas e desinteressantes para os estudantes. Por isso, novas estratégias precisam ser pensadas para que a apropriação dos conhecimentos espaciais ocorra de forma produtiva e satisfatória. Deste modo, o objetivo central desta pesquisa é analisar se as histórias em quadrinhos estão presentes nos livros didáticos mais usados de Geografia, no Ensino Fundamental II de escolas públicas de Campina Grande, e se contribuem para aprofundar os conhecimentos geográficos. Isto, porque este é o principal instrumento pedagógico usado pelos docentes na disciplina escolar. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Cavalcanti, Pontuschka, Vygotsky, Tonini, Lira, entre outros. Como também, através da análise dos livros didáticos mais usados nas escolas públicas do referido município. Entre os resultados destacamos que as histórias em quadrinhos, em alguns livros, encontram-se descontextualizadas das temáticas dos capítulos daqueles livros, em outros aparece apenas na parte dos textos complementares e, em poucos livros, aparecem relacionados aos conteúdos dos capítulos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title HQ no livro didático de Geografia: entre a linguagem e a aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-14
dc.description.abstract The traditional teaching method, in which the exposition of themes, exercise solving and content memorization, have, historically, been prioritized as the main teaching technique in Geography. Such practice have provided tiresome and uninteresting classes for the students. Therefore, new strategies must be considered so that the spatial knowledge appropriation occur in a productive and satisfactory way. Thus, this research’s main goal is to analyze strips from comic books that are found in the most used textbooks in Geography teaching, in Campina Grande’s public middle schools, and if they contribute to deepen the geographic knowledge. And that’s because it is the main pedagogical instrument used by teachers in this school subject. The methodological procedure used in the bibliographical research, came from authors such as Cavalcanti, Pontuschka, Vygotsky, Tonini, Lira, amongst others. As well as an analysis of the main textbooks used in public schools of the city previously mentioned. Amongst the the results we could point out that some of the comic strips, in some books, occur completely decontextualized from each of the textbook’s chapters’s themes, others are shown only the complementary texts and, in a few textbooks, they do relate to the chapter’s content. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22681
dc.date.accessioned 2021-12-21T10:58:03Z
dc.date.available 2021-12-21
dc.date.available 2021-12-21T10:58:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Livro didático de Geografia pt_BR
dc.subject HQ no livro didático de Geografia pt_BR
dc.subject Literatura em quadrinhos - Geografia pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Recurso didático - história em quadrinhos - Geografia pt_BR
dc.subject Conhecimentos espaciais pt_BR
dc.subject Análise de livros didáticos - Geografia pt_BR
dc.subject Conhecimento interdisciplinar pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade e Geografia pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Geography textbook pt_BR
dc.subject Comic book in geography textbook pt_BR
dc.subject Comic Literature - Geography pt_BR
dc.subject Comics - Teaching Geography pt_BR
dc.subject Teaching resource - comic book - Geography pt_BR
dc.subject Spatial knowledge pt_BR
dc.subject Textbook Analysis - Geography pt_BR
dc.subject Interdisciplinary knowledge pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity and Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SIQUEIRA, Vinicius Delfino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative HQ in the Geography textbook: between language and learning. pt_BR
dc.identifier.citation SIQUEIRA, Vinicius Delfino. HQ no livro didático de Geografia: entre a linguagem e a aprendizagem. 2017. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22681 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta