DSpace/Manakin Repository

Percepção de meio ambiente e educação ambiental por alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iolanda Tereza Chaves Lima - Cubati - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MORAIS, J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7501322158378460 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, S. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6693832655779279 pt_BR
dc.description.resumo A educação ambiental se tornou uma fonte transformadora, disposta a reagir às constantes alterações e impactos ambientais que ocorre no mundo. O avanço da degradação ocasionada pelas atividades humanas, constitui-se numa ameaça constante à biodiversidade e estão associadas ao nível de concepção e percepção da sociedade no que diz respeito a problemática ambiental. Assim esta pesquisa, teve por objetivo analisar a percepção sobre os termos meio ambiente e educação ambiental bem como o conhecimento sobre suas práticas, por alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iolanda Tereza Chaves Lima, localizada no município de Cubati-PB. Com base no levantamento das concepções acerca de meio ambiente e educação ambiental dos grupos estudados, foi possível identificar o nível de conhecimento e a conscientização dos alunos em relação aos temas da área ambiental. Ainda foi feita a identificação de ferramentas possíveis para se trabalhar temas ambientais na sala de sala. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a coleta de dados através de questionário aplicados aos alunos. Os resultados obtidos ajudaram a concluir sobre a importância de se trabalhar a temática ambiental na sala de aula, voltada à formação socioambiental dos alunos, no sentido de despertar o habitual cuidado com o meio ambiente, promover o conhecimento voltado para ações concretas dentro e além do meio escolar. A pesquisa também teve a finalidade de provocar ainda que de forma inicial, mudanças de caráter ambiental no pensamento e nas atitudes de uma parcela significativa da população (alunos e sua comunidade), além de estimular o aluno a preservar o meio ambiente e promover a integração entre a escola e a comunidade, objetivando princípios de proteção ambiental em harmonia com o desenvolvimento sustentável. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Percepção de meio ambiente e educação ambiental por alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iolanda Tereza Chaves Lima - Cubati - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Environmental education has become a transformative source, willing to react to the constant changes and environmental impacts that occur in the world. The advance of degradation caused by human activities constitutes itself by a constant threat to biodiversity and is associated with the level of conception and perception of society with regard to environmental issues. Thus, this research aims to analyze the perception about the terms: environment and environmental education, as well as the knowledge about the practices of the students of the State School of Elementary and Secondary Education Iolanda Tereza Chaves Lima, located in the municipality of Cubati-PB. Based on the survey of the conceptions about the environment and environmental education of the groups studied, it was possible to identify the level of knowledge and an awareness of the students in relation to the themes of the environmental area. We also identified possible tools for working environmental themes in the classroom. The methodology used to realize the research was data collection with a questionnaire applied to the students. The results obtained with the research helped to conclude about the importance of a work with the environmental thematic in the classroom, focused on the socio-environmental formation of the students, in the sense of arousing the habitual care with the environment and promote knowledge directed to concrete actions within and beyond the school environment. The research also had the purpose of provoking, although initially, environmental changes in the thought and attitudes of a significant part of the population. Besides stimulating the student to preserve the environment and promote the integration between the school and the community, aiming principles of environmental protection in harmony with sustainable development. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22682
dc.date.accessioned 2021-12-21T11:07:47Z
dc.date.available 2021-12-21
dc.date.available 2021-12-21T11:07:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Escola estadual Tereza chaves Lima - Cubati - PB pt_BR
dc.subject Meio ambiente - percepção pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Impactos ambientais pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Tereza Chaves Lima State School - Cubati - PB pt_BR
dc.subject Environment - perception pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Environmental impacts pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Janicele França de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perception of the environment and environmental education by students at the Iolanda Tereza Chaves Lima State Elementary and High School - Cubati - PB. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Janicele França de. Percepção de meio ambiente e educação ambiental por alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iolanda Tereza Chaves Lima - Cubati - PB. 2017. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22682 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta