DSpace/Manakin Repository

O espaço comercial da Feira de Areia - PB: formas comerciais, consumo e persistências.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NERI, U. D. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5307625837457220 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.advisor1ID DINIZ, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9661738814291410 pt_BR
dc.description.resumo A feira livre é configurada como um espaço onde pessoas se reúnem periodicamente para promover a economia de um município, no qual agricultores vendem seus produtos de caráter rural. Além disso, a mesma promove diversas alterações no que diz respeito à dinâmica da cidade. Diante disso, objetivou-se com o presente trabalho compreender a dinâmica no espaço da Feira Livre de Areia-PB a partir do conhecimento das origens da feira e sua relação com a formação da cidade, verificando sua posição geográfica, identificando as formas comerciais existentes na referida feira e investigando sua importância para seus usuários e trabalhadores, não só no âmbito econômico, mas também no social. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas com feirantes, buscando conhecer suas histórias de vida, e com os consumidores por meio de questionários quali-quantitativos. Foi feito o levantamento da quantidade de feirantes, levantamento bibliográfico e interpretação dos dados. Percebeu-se que a feira local exerceu importância regional, contribuindo para a formação e consolidação da cidade. Porém, ao longo das décadas a modernização do comércio fez com que surgissem supermercados cada vez maiores e mais higiênicos, panificadoras oferecendo não só o pão, mas também outros produtos. Assim, a feira não tem conseguido manter todos os seus consumidores, causando perdas para a economia dos feirantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O espaço comercial da Feira de Areia - PB: formas comerciais, consumo e persistências. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The commercial space of Feira de Areia - PB: commercial forms, consumption and persistence. The street market is shaped as a space where people periodically gather to promote the town’s economy, in which agriculturalists sell their rural character products. Furthermore, it foments several changes with respect to the dynamics of the city. Thus, was aimed with this work to comprehend the dynamics within the Areia-PB’s Street Market from the knowledge of the origins of the fair and its relation with the town´s establishment, verifying its geographical position, identifying the existing commercial forms in the said fair and investigating its importance for users and workers, not only in the economic context, but in social as well. To achieve the proposed goals, interviews were conducted with the fair dealers, searching to know their life stories, and with the consumers through qualitative and quantitative questionnaires; Survey of the quantity of fair dealers, bibliographical survey and data interpretation was done. It was perceived that the local fair exerted regional importance for the formation and consolidation of the town. However, over the decades the modernization of the commerce has made supermarkets come to emerge even bigger and more hygienic, bakeries offering not only bread, but also other products. Like this, the fair has not been able to hold consumers, causing a loss in the fairground economy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22693
dc.date.accessioned 2021-12-21T13:50:53Z
dc.date.available 2021-12-21
dc.date.available 2021-12-21T13:50:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Feiras livres pt_BR
dc.subject Feiras livres da Paraíba pt_BR
dc.subject Feira de Areia - PB pt_BR
dc.subject Feira livre de Areia - PB pt_BR
dc.subject Formas comerciais pt_BR
dc.subject Consumo pt_BR
dc.subject Feirantes pt_BR
dc.subject Dinâmica do espaço - feira livre de Areia - PB pt_BR
dc.subject Espaço urbano - feira livre pt_BR
dc.subject Espaço urbano - feira livre pt_BR
dc.subject Free fairs in Paraíba pt_BR
dc.subject Sand Fair - PB pt_BR
dc.subject Sand open market - PB pt_BR
dc.subject Commercial forms pt_BR
dc.subject Consumption pt_BR
dc.subject Marketers pt_BR
dc.subject Dynamics of space - open fair in Sand - PB pt_BR
dc.subject Urban space - open market pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NERI, Ulisses Dornelas Belmont.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The commercial space of Feira de Areia - PB: commercial forms, consumption and persistence. pt_BR
dc.identifier.citation NERI, Ulisses Dornelas Belmont. O espaço comercial da Feira de Areia - PB: formas comerciais, consumo e persistências. 1996. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22693 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta