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A formação do professor de Geografia e a inclusão de pessoas com deficiência visual: os desafios da prática docente.

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dc.creator.ID SOUSA, I. A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2637448173161548 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sônia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho versa sobre a formação do professor de geografia e a inclusão das pessoas com deficiência visual na sala de aula. A inclusão das referidas pessoas no espaço escolar depende de ambiente e materiais pedagógico adaptados, mas principalmente de profissionais capacitados. Neste sentido, partimos dos seguintes questionamentos, os profissionais da rede regular de ensino estão preparados para este atendimento? O estado tem qualificado estes profissionais? E os professores de geografia estão preparados para atender estes segmentos? A partir desta problematização, tomou-se como objetivo geral analisar sobre a formação dos professores de Geografia a partir da escola inclusiva Senador Argemiro de Figueiredo, em Campina Grande-PB, especificamente com o ensino desta disciplina para pessoas com deficiência visual; e como objetivos específicos: entender como a educação especial foi se consolidando ao longo do tempo; verificar como têm se posicionado as legislações e os poderes públicos quanto à formação inicial e continuada dos professores em relação a inclusão das pessoas com deficiências visuais e, especificamente os docentes de Geografia, e finamente, identificar se os professores de geografia possuem qualificação para trabalhar com os referidos alunos. A metodologia utilizada foi a qualitativa, utilizando-se da análise de conteúdo de documentos oficiais e legislações que tratam da educação especial, como também de entrevistas com funcionários de órgãos do Estado responsáveis pela formação dos professores, e profissionais da escola supracitada, tendo como principal mecanismo a técnica de triangulação, conforme Triviños (2006). A partir da análise dos resultados, percebe-se que os setores governamentais estão tentando disponibilizar cursos de formação para atender a inclusão, a partir de parcerias com outras instituições, mas ainda são esforços insuficientes para a demanda existente. Em relação à formação dos professores de geografia para a inclusão das pessoas com deficiência visual, identificamos que ainda é inexistente. Além disso, faltam ainda materiais de auxilio pedagógico para estes profissionais e o apoio ao atendimento educacional especializado tem sido mínimo, em virtude das exigências para estes profissionais. Por fim, faltam recursos para garantir as condições mínimas estruturais, de formação e de acompanhamento necessários para uma inclusão de fato, atendendo assim os aspectos legais previstos de acesso destes estudantes a uma educação de qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A formação do professor de Geografia e a inclusão de pessoas com deficiência visual: os desafios da prática docente. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This work deals with the Geography teacher education and the inclusion of students with visual impairments in the classroom. The inclusion of those people in school space depends on an adapted environment and pedagogical material, but mainly on trained teachers. In this sense, based on the following questions, are teachers of regular network of education prepared for this special service? Do government properly qualify them? Are Geography teachers ready to fully meet the requirements of this segment? From this problematization, the general goal of this work is to assess the education of Geography teachers of Senador Argemiro de Figueiredo Inclusive School, located at Campina Grande/PB, specifically the teaching of this subject to visually impaired students; and as specific goals: to understand how education for people with disabilities has improved over time; to check how has authorities and legislation positioned in relation to the graduation of teachers and its features according to the needs of visually impaired students, specifically at Geography teaching area; and finally, to identify if those teachers are, now, qualified to work for such students. It was used qualitative methodology, by assessing the content of official documents and legislation that deals with special education, as well as the conduction of interviews with employees of government organs responsible for teachers education, and with professionals from abovementioned school, presenting as the main mechanism the triangulation technique, according to Triviños (2006). When assessing the outcomes, it is noticed that some sectors of the government are trying to turn available updating courses to meet inclusion requirements, but there are still insufficient efforts for the existing demand. About the education of Geography teachers aimed to include visually impaired students, we identified that it is still inexistent. In addition, there is still a lack of pedagogical features for these professionals and the support for specialized educational service has been minimal, given the requirements for these professionals. Lastly, there is a lack of resources to guarantee the minimum structural, training and follow-up conditions needed to a real inclusion, thus not meeting the legal policy and not granting these students the access to a qualified education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22699
dc.date.accessioned 2021-12-21T18:16:31Z
dc.date.available 2021-12-21
dc.date.available 2021-12-21T18:16:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Formação docente - Geografia pt_BR
dc.subject Professores de Geografia pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação de cegos pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência visual pt_BR
dc.subject Deficientes visuais - educação pt_BR
dc.subject Prática docente - Geografia pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusão - alunos com deficiência visual pt_BR
dc.subject Alunos com deficiência visual pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Teacher training - Geography pt_BR
dc.subject Geography Teachers pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Blind education pt_BR
dc.subject Visually impaired person pt_BR
dc.subject Visually impaired - education pt_BR
dc.subject Teaching practice - geography pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Inclusion - students with visual impairments pt_BR
dc.subject Students with visual impairment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Iranildo Anibal de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography teacher education and the inclusion of people with visual impairment: the challenges of teaching practice. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Iranildo Anibal de Lima. A formação do professor de Geografia e a inclusão de pessoas com deficiência visual: os desafios da prática docente. 2014. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22699 pt_BR


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