DSpace/Manakin Repository

As territorialidades gays do "armário" escolar: mapeando mentalmente nosso "daltonismo" cultural.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, V. L. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0171831623060594 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Thiago Romeu de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, T. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9538173764418419 pt_BR
dc.description.resumo Habitualmente ouvimos falar que, “alguém está no armário” ou que “saiu do armário”. A verdade é que poucos sabem do “armário” ou o que ele representa para quem está nele, sobretudo quando se é jovem e frequenta a escola. Sob o olhar metafórico, buscamos com esse trabalho, compreender os espaços de homossexualidade masculina na escola a partir do “daltonismo” cultural, uma vez que, é fundamental que a ciência geográfica compreenda “juventudes” e suas culturas, porque são às práticas espaciais dos jovens escolares produtoras de Geografia. Lançar mão de um objetivo como esse só foi possível recentemente quando os “novos outros” até então inferiorizados passaram a serem vistos pela sociedade. Foi a partir da percepção desses novos outros que podemos construir os territórios escolares, esquadrinhando as mais invisíveis relações de poder que fazem da escola um espaço “armário”. Com auxílio da história oral, pudemos desenhar a escola do ponto de vista daqueles que sofrem violência e não vivem os mesmos espaços que os “normais”. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title As territorialidades gays do "armário" escolar: mapeando mentalmente nosso "daltonismo" cultural. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Usually we hear that "someone is in the closet" or that "he came out of the closet". The truth is that few know the closet or what it represents for those who are in it, especially when you are young and attend school. Under the metaphorical look, we seek with this work to understand territoriality of male homosexuality in school based on cultural color blindness, since it is fundamental that geographic science understands "youths" and their cultures, because the space practices of schoolchildren the producers of Geography. To seize such a goal was only possible recently when the "new others” until now inferiorized had come to be seen by society. It was from the perception of these new others that we can construct the school territories, scanning the most invisible relations of power that make the school a "closet" space. With the aid of oral history, we were able to design the school from the point of view of those who suffer violence and do not live in the same spaces as the "normal" ones. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22701
dc.date.accessioned 2021-12-21T18:29:28Z
dc.date.available 2021-12-21
dc.date.available 2021-12-21T18:29:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Territorialidades gays na escola pt_BR
dc.subject Escola e homossexualidade masculina pt_BR
dc.subject Homossexualidade masculina no espaço escolar pt_BR
dc.subject Espaços de homossexualidade masculina na escola pt_BR
dc.subject Daltonismo cultural pt_BR
dc.subject Armário - sexualidade pt_BR
dc.subject Geografia e juventudes pt_BR
dc.subject Jovens escolares e sexualidade masculina pt_BR
dc.subject Gays jovens na escola pt_BR
dc.subject Gays em idade escolar pt_BR
dc.subject Mapa mental pt_BR
dc.subject Meninos gays - contexto escolar pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Gay territories at school pt_BR
dc.subject School and male homosexuality pt_BR
dc.subject Male homosexuality in the school environment pt_BR
dc.subject Spaces for male homosexuality at school pt_BR
dc.subject Cultural color blindness pt_BR
dc.subject Closet - sexuality pt_BR
dc.subject Geography and youth pt_BR
dc.subject Young schoolchildren and male sexuality pt_BR
dc.subject Young gays at school pt_BR
dc.subject School age gays pt_BR
dc.subject Mental map pt_BR
dc.subject Gay boys - school context pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Virginia de Lourdes Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The gay territorialities of the school "closet": mentally mapping our cultural "color-blindness". pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Virginia de Lourdes Gomes. As territorialidades gays do "armário" escolar: mapeando mentalmente nosso "daltonismo" cultural. 2017. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22701 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta