DSpace/Manakin Repository

A questão etnorracial no ensino de Geografia, em escolas localizadas no Bairro das Malvinas, Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. D. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7996678802647029 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sônia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.description.resumo O ensino de Geografia, muitas vezes, trabalha com realidades distantes dos alunos, contudo é necessário discutir as questões cotidianas que se realizam nos espaços vividos. Ademais, é preciso analisar sobre as inter-relações que ocorrem nos espaços escolares, inclusive aquelas que trazem discriminações, entre elas as etnorraciais. Por isso, esse trabalho tem como objetivo analisar sobre as questões etnorraciais, enfatizando sobre o racismo no espaço escolar e como os professores vêm abordando esta questão na educação geográfica, em escolas do bairro das Malvinas, Campina Grande/PB. Neste contexto, trabalhamos com a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo das falas de docentes de Geografia. Verificamos que alguns docentes ressaltam trabalhar a temática etnorracial, de forma pontual, a partir dos estudos sobre a África. Como também, que os livros didáticos trazem aspectos estereotipados a respeito dos negros e do continente africano. E embora seja constatado que existem ações preconceituosas que ocorrem na escola através de brincadeiras e xingamentos dos estudantes, apenas uma professora de História desenvolve projeto com ações permanentes contra o racismo no espaço escolar. Sendo assim, o ensino de Geografia ainda precisa ampliar suas ações educativas no tocante ao combate ao racismo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A questão etnorracial no ensino de Geografia, em escolas localizadas no Bairro das Malvinas, Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Geography students often acquire knowledge using distant realities; however, it is necessary to bring it to their daily questions that take place in their real spaces. In addition, it is imperative to analyze the interrelationships that happen in school spaces, including those that result in discrimination, including ethnoracial. Therefore, this study aims to analyze ethnoracial issues - especially those associated with racism in school space - and investigate how Geography teachers are handling such problem in their lectures in Malvinas neighborhood schools, in Campina Grande/PB. The methodology we worked was qualitative, utilizing semi-structured interviews and the content analysis of lectures of Geography teachers. We verified that some of them bring up ethnoracial issues in their classes, by using studies about Africa, as well as, that textbooks bring stereotyped aspects of black people and the African continent. Though prejudiced attitudes occur in school through jokes and curses of students, only one History teacher develops a project with permanent actions against racism in school space. Thus, the teaching of Geography still needs to expand its educational actions to properly fight racism. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22705
dc.date.accessioned 2021-12-21T20:08:14Z
dc.date.available 2021-12-21
dc.date.available 2021-12-21T20:08:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Questão etnorracial pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Discriminação racial - espaço escolar pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Espaço escolar e racismo pt_BR
dc.subject Relações etnorraciais - escola pt_BR
dc.subject Entrevista semiestruturada pt_BR
dc.subject Escola - Bairro das Malvinas - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Ethnoracial question pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Racial discrimination - school space pt_BR
dc.subject Racial prejudice pt_BR
dc.subject Racism pt_BR
dc.subject School space and racism pt_BR
dc.subject Ethno-racial relations - school pt_BR
dc.subject Semi structured interview pt_BR
dc.subject School - Bairro das Malvinas - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, José Dinaldo Martins da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The ethnoracial issue in the teaching of Geography, in schools located in Bairro das Malvinas, Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, José Dinaldo Martins da. A questão etnorracial no ensino de Geografia, em escolas localizadas no Bairro das Malvinas, Campina Grande - PB. 2018. 19f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22705 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta