DSpace/Manakin Repository

A gestão escolar e a prática docente do ensino de Geografia: o caso da Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, J. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMALHO, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Sérgio Murilo dos Santos.
dc.description.resumo O presente trabalho irá abordar as relações da gestão com a qualidade da prática do professor de geografia no espaço escolar. Com o objetivo geral de compreender quais as interferências da gestão no desenvolvimento do ensino de geografia pelo docente. E como objetivos específicos, identificar as práticas dos professores que sofrem interferências por parte da gestão; analisar as ações adotadas pela gestão para o melhor funcionamento do ambiente escolar, e compreender como essa relação gestão/docente pode contribuir para o desenvolvimento do ensino de Geografia. Como procedimentos metodológicos para realização desta pesquisa, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico através de livros e artigos para entender o posicionamento de especialistas da área de educação, a respeito da dinâmica do espaço escolar. No segundo momento, foi feita uma análise crítica da organização do ambiente escolar a partir da minha observação no espaço da escola e de uma análise do projeto político pedagógico elaborado pela instituição de ensino, com a finalidade de compreender qual a filosofia e as práticas utilizadas pela a gestão para o funcionamento da escola. Além disso, foram elaborados questionários aplicados durante as entrevistas à Gestora, ao Professor de Geografia e a uma Bolsista do programa PIBID do curso de Geografia da UFCG que atua na escola, para obter informações para entender a relação da gestão com a prática docente na escola e identificar se os elementos existentes na organização do espaço escolar podem contribuir ou não para o desenvolvimento educacional. Por fim, nos resultados desta pesquisa é possível constatar que uma gestão atuante e comprometida com a organização do espaço escolar, contribui efetivamente para o desenvolvimento do ensino de Geografa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A gestão escolar e a prática docente do ensino de Geografia: o caso da Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract What a job you can have with the quality of geography teacher in the school space. In order to understand the difficulties inherent in the teaching of geography by the teacher. As specific requirements, such as interference by the company; analyze those adopted to manage the functioning of the school environment, and understand how this tool can contribute to the development of Geography teaching. As the methodological procedures for the exercise of this research, was a bibliographical research through books and articles to identify the specialist in the area of education, respect for the dynamics of school space. At the moment, a critical critique of the organization of school hours was made, with the purpose of understanding the pedagogical process elaborated by the educational institution, with the purpose of understanding the philosophy and the practices one for the functioning of the school. In addition, questionnaires were developed during the interviews with the Manager, along with the Professor of Geography and the Scholarship holder of the geography studies program of the UFCG. "Existing data in space organization may or may not contribute to educational development. Finally, the results of this research are possible to work and commit to the schooling of school space, so that the development of Geography teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22707
dc.date.accessioned 2021-12-21T20:16:22Z
dc.date.available 2021-12-21
dc.date.available 2021-12-21T20:16:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Professores de Geografia pt_BR
dc.subject Prática docente - Geografia pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pt_BR
dc.subject Formação docente - Geografia pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Espaço escolar pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Itan Pereira School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Geography Teachers pt_BR
dc.subject Teaching practice - geography pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID Sociology pt_BR
dc.subject PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program pt_BR
dc.subject Teacher training - Geography pt_BR
dc.subject School environment pt_BR
dc.subject School space pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Jeová da Nóbrega.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School management and teaching practice in teaching Geography: the case of Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Jeová da Nóbrega. A gestão escolar e a prática docente do ensino de Geografia: o caso da Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB. 2018. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22707 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta