dc.creator.ID |
LIMA, J. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMALHO, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Sérgio Murilo dos Santos. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho irá abordar as relações da gestão com a qualidade da prática do
professor de geografia no espaço escolar. Com o objetivo geral de compreender quais as
interferências da gestão no desenvolvimento do ensino de geografia pelo docente. E como
objetivos específicos, identificar as práticas dos professores que sofrem interferências por
parte da gestão; analisar as ações adotadas pela gestão para o melhor funcionamento do
ambiente escolar, e compreender como essa relação gestão/docente pode contribuir para o
desenvolvimento do ensino de Geografia. Como procedimentos metodológicos para
realização desta pesquisa, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico através
de livros e artigos para entender o posicionamento de especialistas da área de educação, a
respeito da dinâmica do espaço escolar. No segundo momento, foi feita uma análise crítica
da organização do ambiente escolar a partir da minha observação no espaço da escola e de
uma análise do projeto político pedagógico elaborado pela instituição de ensino, com a
finalidade de compreender qual a filosofia e as práticas utilizadas pela a gestão para o
funcionamento da escola. Além disso, foram elaborados questionários aplicados durante as
entrevistas à Gestora, ao Professor de Geografia e a uma Bolsista do programa PIBID do
curso de Geografia da UFCG que atua na escola, para obter informações para entender a
relação da gestão com a prática docente na escola e identificar se os elementos existentes
na organização do espaço escolar podem contribuir ou não para o desenvolvimento
educacional. Por fim, nos resultados desta pesquisa é possível constatar que uma gestão
atuante e comprometida com a organização do espaço escolar, contribui efetivamente para
o desenvolvimento do ensino de Geografa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A gestão escolar e a prática docente do ensino de Geografia: o caso da Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
What a job you can have with the quality of geography teacher in the school space. In
order to understand the difficulties inherent in the teaching of geography by the teacher. As
specific requirements, such as interference by the company; analyze those adopted to
manage the functioning of the school environment, and understand how this tool can
contribute to the development of Geography teaching. As the methodological procedures
for the exercise of this research, was a bibliographical research through books and articles
to identify the specialist in the area of education, respect for the dynamics of school space.
At the moment, a critical critique of the organization of school hours was made, with the
purpose of understanding the pedagogical process elaborated by the educational institution,
with the purpose of understanding the philosophy and the practices one for the functioning
of the school. In addition, questionnaires were developed during the interviews with the
Manager, along with the Professor of Geography and the Scholarship holder of the
geography studies program of the UFCG. "Existing data in space organization may or may
not contribute to educational development. Finally, the results of this research are possible
to work and commit to the schooling of school space, so that the development of
Geography teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22707 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-21T20:16:22Z |
|
dc.date.available |
2021-12-21 |
|
dc.date.available |
2021-12-21T20:16:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço escolar |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Itan Pereira School - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - geography |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
School environment |
pt_BR |
dc.subject |
School space |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Jeová da Nóbrega. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School management and teaching practice in teaching Geography: the case of Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Jeová da Nóbrega. A gestão escolar e a prática docente do ensino de Geografia: o caso da Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB. 2018. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22707 |
pt_BR |