dc.creator.ID |
CAVALCANTE, M. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Silvio César Lopes da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, S. C. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DINIZ, Lincoln da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DINIZ, L. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente artigo tem como objetivo analisar como vem ocorrendo a educação socioambiental no município
de Parari-PB e discutir como a educação socioambiental vem contribuindo para a formação dos sujeitos em
sociedade. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nosso envolvimento com a temática a
partir de nossa formação no curso de Licenciatura em geografia, quando das discussões em sala de aula,
observações e reflexões percebíamos o quanto a educação socioambiental é essencial para a formação dos
sujeitos em sociedade. O lócus de nossa pesquisa foi uma escola pública da rede estadual situada na cidade
de Parari-PB, os sujeitos investigados foram: um professor e os alunos do Ensino médio. O nosso estudo
caracteriza-se como qualitativo e focado na pesquisa ação. Fizemos uso de estudos teóricos realizados por
autores. Os dados coletados e analisados nos revelam que a Educação Socioambiental pode e deve ser
utilizada como uma ferramenta pedagógica transformadora, pois é um instrumento fundamental na formação
de sujeitos reflexivos e conscientes, o que implica diretamente nos comportamentos dos mesmos, tornando-os multiplicadores de boas práticas socioambientais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-14 |
|
dc.description.abstract |
This paper aims to analyze the way Social and Environmental Education in the municipality of Parari - PB
has been occurring as well as to discuss how the Social and Environmental Education has been contributing
to individuals' qualification to live in society. We took as motivation to this discussion first our involvement
with the thematic which stemMed from our qualification in Geography graduation course, starting from the
discussions, reflections and observations we had in class, which made us realize the extent to which Social
and Environmental Education is essential to the qualification of individuals in our society. The locus of our
research was a public school in Parari - Paraiba - Brazil, from where we investigated a teacher and his
students from High School. Our research is classified as a research-action, qualitative study. We drew on
theoretical researches performed by some researchers. We came to the conclusion that Social and
Environmental Education must be used as a transforming pedagogic tool, for it is an essential instrument to
form reflective and conscious subjects, which directly implies in their behavior, making them multipliers of
good Social and Environmental practices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-21T20:36:58Z |
|
dc.date.available |
2021-12-21 |
|
dc.date.available |
2021-12-21T20:36:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação socioambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Joaquim aires Caluete - Parari - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de professores - educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de alunos - educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Social and environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Joaquim aires Caluete School - Parari - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher conception - environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Student conception - environmental education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Socioenvironmental education concept in elementary school Joaquim Aires Caluete the municipality of Parari-Paraíba - Brazil, through a teacher and students viewpoint |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. 2018. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710 |
pt_BR |