DSpace/Manakin Repository

Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAVALCANTE, M. M. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Silvio César Lopes da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, S. C. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee2ID DINIZ, L. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente artigo tem como objetivo analisar como vem ocorrendo a educação socioambiental no município de Parari-PB e discutir como a educação socioambiental vem contribuindo para a formação dos sujeitos em sociedade. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nosso envolvimento com a temática a partir de nossa formação no curso de Licenciatura em geografia, quando das discussões em sala de aula, observações e reflexões percebíamos o quanto a educação socioambiental é essencial para a formação dos sujeitos em sociedade. O lócus de nossa pesquisa foi uma escola pública da rede estadual situada na cidade de Parari-PB, os sujeitos investigados foram: um professor e os alunos do Ensino médio. O nosso estudo caracteriza-se como qualitativo e focado na pesquisa ação. Fizemos uso de estudos teóricos realizados por autores. Os dados coletados e analisados nos revelam que a Educação Socioambiental pode e deve ser utilizada como uma ferramenta pedagógica transformadora, pois é um instrumento fundamental na formação de sujeitos reflexivos e conscientes, o que implica diretamente nos comportamentos dos mesmos, tornando-os multiplicadores de boas práticas socioambientais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-14
dc.description.abstract This paper aims to analyze the way Social and Environmental Education in the municipality of Parari - PB has been occurring as well as to discuss how the Social and Environmental Education has been contributing to individuals' qualification to live in society. We took as motivation to this discussion first our involvement with the thematic which stemMed from our qualification in Geography graduation course, starting from the discussions, reflections and observations we had in class, which made us realize the extent to which Social and Environmental Education is essential to the qualification of individuals in our society. The locus of our research was a public school in Parari - Paraiba - Brazil, from where we investigated a teacher and his students from High School. Our research is classified as a research-action, qualitative study. We drew on theoretical researches performed by some researchers. We came to the conclusion that Social and Environmental Education must be used as a transforming pedagogic tool, for it is an essential instrument to form reflective and conscious subjects, which directly implies in their behavior, making them multipliers of good Social and Environmental practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710
dc.date.accessioned 2021-12-21T20:36:58Z
dc.date.available 2021-12-21
dc.date.available 2021-12-21T20:36:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação socioambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Escola Joaquim aires Caluete - Parari - PB pt_BR
dc.subject Professores de Geografia pt_BR
dc.subject Concepção de professores - educação ambiental pt_BR
dc.subject Concepção de alunos - educação ambiental pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Social and environmental education pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Joaquim aires Caluete School - Parari - PB pt_BR
dc.subject Geography Teachers pt_BR
dc.subject Teacher conception - environmental education pt_BR
dc.subject Student conception - environmental education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Socioenvironmental education concept in elementary school Joaquim Aires Caluete the municipality of Parari-Paraíba - Brazil, through a teacher and students viewpoint pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. 2018. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta