DSpace/Manakin Repository

Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, É. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0868041575610986 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J.C.O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, CLÁUDIA P.F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 pt_BR
dc.description.resumo A formação de professores no Brasil é uma problemática que ainda é evidente nos cursos de licenciatura, em especial os cursos da área de exatas e natureza. E diante da situação pandêmica a profissão docente tornou-se ainda mais difícil como também a atratividade por esta só faz cada vez diminuir, baixos salários, jornada de trabalho árdua, planos de carreira e desvalorização são um dos motivos que colaboram para desistência e abandono da profissão docente, e por esta razão faz-se necessário a realização de mais estudos acerca desta temática. Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre as perspectivas dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde – CES da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em relação a profissão docente, desafios e motivos que colaboram para sua desistência, além disso identificar as dificuldades encontradas nos estágios durante a pandemia do Covid-19 como também saber as perspectivas dos alunos que participam em programas que incentivam a docência, pibid e residência pedagógica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química pt_BR
dc.title Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-04
dc.description.abstract The training of teachers in Brazil is a problem that is still evident in courses in degree, in particular courses in the exact sciences and nature. And given the situation pandemic the teaching profession has become even more difficult as well as the attractiveness for this is only decreasing, low wages, hard working hours, career plans and devaluation are one of the reasons that contribute to giving up and abandoning the profession. teacher, and for this reason it is necessary to carry out more studies on this subject. Therefore, the research aimed to carry out a study on the perspectives of students of the Licentiate Degree in Chemistry at the Center for Education and Health – CES da Federal University of Campina Grande - UFCG, in relation to the teaching profession, challenges and reasons that contribute to their withdrawal, in addition to identifying the difficulties found in the stages during the Covid-19 pandemic as well as knowing the perspectives of students participating in programs that encourage teaching, pibid and pedagogical residence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721
dc.date.accessioned 2021-12-22T14:34:14Z
dc.date.available 2021-12-22
dc.date.available 2021-12-22T14:34:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Emsino de química pt_BR
dc.subject Formação de professores - química pt_BR
dc.subject Química - profissão docente pt_BR
dc.subject Química - pandemia - profissão pt_BR
dc.subject Chemistry school pt_BR
dc.subject Chemistry - teaching profession pt_BR
dc.subject Teacher Training - Chemistry pt_BR
dc.subject Chemistry - pandemic - profession pt_BR
dc.subject Escuela de quimica pt_BR
dc.subject Química - profesión docente pt_BR
dc.subject Formación de profesores - Química pt_BR
dc.subject Química - pandemia - profesión pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Évany Silva dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Attractiveness and expectations of UFCG chemistry degree students in relation to the teaching profession in times of pandemic. pt_BR
dc.title.alternative Atractivo y expectativas de los estudiantes de grado de química de la UFCG en relación con la profesión docente en tiempos de pandemia. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Évany Silva dos. Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. 2021. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen La formación de docentes en Brasil es un problema que aún se manifiesta en los cursos de grado, en particular cursos de ciencias exactas y naturaleza. Y dada la situación pandemia, la profesión docente se ha vuelto aún más difícil, así como el atractivo para esto es solo una disminución, salarios bajos, horas de trabajo arduas, planes de carrera y La devaluación es uno de los motivos que contribuyen a renunciar y abandonar la profesión. docente, por lo que es necesario realizar más estudios sobre este tema. Por tanto, la investigación tuvo como objetivo realizar un estudio sobre las perspectivas de Alumnos de la Licenciatura en Química del Centro de Educación y Salud - CES da Universidad Federal de Campina Grande - UFCG, en relación a la profesión docente, desafíos y motivos que contribuyen a su retirada, además de identificar las dificultades encontrados en las etapas durante la pandemia de Covid-19, así como conocer el perspectivas de los estudiantes que participan en programas que fomentan la enseñanza, pibid y residencia pedagógica. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta