dc.creator.ID |
SANTOS, É. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0868041575610986 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J.C.O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A formação de professores no Brasil é uma problemática que ainda é evidente nos cursos de
licenciatura, em especial os cursos da área de exatas e natureza. E diante da situação
pandêmica a profissão docente tornou-se ainda mais difícil como também a atratividade por
esta só faz cada vez diminuir, baixos salários, jornada de trabalho árdua, planos de carreira e
desvalorização são um dos motivos que colaboram para desistência e abandono da profissão
docente, e por esta razão faz-se necessário a realização de mais estudos acerca desta temática.
Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre as perspectivas dos
alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde – CES da
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em relação a profissão docente, desafios e
motivos que colaboram para sua desistência, além disso identificar as dificuldades
encontradas nos estágios durante a pandemia do Covid-19 como também saber as
perspectivas dos alunos que participam em programas que incentivam a docência, pibid e
residência pedagógica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-04 |
|
dc.description.abstract |
The training of teachers in Brazil is a problem that is still evident in courses in
degree, in particular courses in the exact sciences and nature. And given the situation
pandemic the teaching profession has become even more difficult as well as the attractiveness for
this is only decreasing, low wages, hard working hours, career plans and
devaluation are one of the reasons that contribute to giving up and abandoning the profession.
teacher, and for this reason it is necessary to carry out more studies on this subject.
Therefore, the research aimed to carry out a study on the perspectives of
students of the Licentiate Degree in Chemistry at the Center for Education and Health – CES da
Federal University of Campina Grande - UFCG, in relation to the teaching profession, challenges and
reasons that contribute to their withdrawal, in addition to identifying the difficulties
found in the stages during the Covid-19 pandemic as well as knowing the
perspectives of students participating in programs that encourage teaching, pibid and
pedagogical residence. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-22T14:34:14Z |
|
dc.date.available |
2021-12-22 |
|
dc.date.available |
2021-12-22T14:34:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Emsino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - profissão docente |
pt_BR |
dc.subject |
Química - pandemia - profissão |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry school |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching profession |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training - Chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - pandemic - profession |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela de quimica |
pt_BR |
dc.subject |
Química - profesión docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores - Química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - pandemia - profesión |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Évany Silva dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Attractiveness and expectations of UFCG chemistry degree students in relation to the teaching profession in times of pandemic. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Atractivo y expectativas de los estudiantes de grado de química de la UFCG en relación con la profesión docente en tiempos de pandemia. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Évany Silva dos. Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. 2021. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La formación de docentes en Brasil es un problema que aún se manifiesta en los cursos de
grado, en particular cursos de ciencias exactas y naturaleza. Y dada la situación
pandemia, la profesión docente se ha vuelto aún más difícil, así como el atractivo para
esto es solo una disminución, salarios bajos, horas de trabajo arduas, planes de carrera y
La devaluación es uno de los motivos que contribuyen a renunciar y abandonar la profesión.
docente, por lo que es necesario realizar más estudios sobre este tema.
Por tanto, la investigación tuvo como objetivo realizar un estudio sobre las perspectivas de
Alumnos de la Licenciatura en Química del Centro de Educación y Salud - CES da
Universidad Federal de Campina Grande - UFCG, en relación a la profesión docente, desafíos y
motivos que contribuyen a su retirada, además de identificar las dificultades
encontrados en las etapas durante la pandemia de Covid-19, así como conocer el
perspectivas de los estudiantes que participan en programas que fomentan la enseñanza, pibid y
residencia pedagógica. |
pt_BR |