DSpace/Manakin Repository

Da sociedade ao espaço escolar: discutindo a exclusão das mulheres lésbicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CALUÊTE, N. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5902024243808043 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 DINIZ, Roseane Porto.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Thiago Romeu de.
dc.description.resumo O espaço diz sobre a sociedade, uma vez que não existe espaço sem indivíduo, nem indivíduo sem espaço. Portanto, o espaço escolar é também uma instância da sociedade que diferencia e normatiza os sujeitos que a compõe através dos vários agentes que nela atuam: professores, gestores, funcionários, etc. O currículo também é usado para manter ou modificar tal realidade, conforme aqueles que o construírem. Ou seja, o espaço escolar vai reproduzir as construções sociais e uniformizar todos e todas a partir destas. Em se tratando de orientação sexual, uniformizará em torno da construída esfera hegemônica, a heteronormativa. Por consequência da padronização, faz com que todos os sujeitos que não se encaixem nessa norma, sofram discriminação, violência e/ou exclusão. Por isso, o objetivo do presente trabalho é analisar os fatores que contribuem para o processo de exclusão das mulheres lésbicas do espaço escolar e entender as questões de gênero situadas neste espaço. Além disso, verificar se a discriminação sofrida por essas mulheres influenciaram no seu nível de escolarização, como também identificar aspectos referentes ao percurso escolar dessas mulheres que sofreram discriminação ou afastamento da escola. Como caminho metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa. Nesta perspectiva, realizamos entrevistas semiestruturadas com mulheres lésbicas que ainda frequentam a escola e outras que já se afastaram dela, como também utilizamos analise de conteúdo para a análise estrutural da entrevista. Como resultado, foi identificado, através das entrevista, que a violência domiciliar se apresentou como fator determinante para o processo de exclusão educacional das mulheres lésbicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Da sociedade ao espaço escolar: discutindo a exclusão das mulheres lésbicas. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-02
dc.description.abstract Space says about society, since there is no space without an individual, or an individual without space. Therefore, the school space is also an instance of society that differentiates and normalizes the subjects that compose it through the various agents that work in it: teachers, managers, employees, etc. The curriculum is also used to maintain or modify such a reality, as those who build it. That is, the school space will reproduce the social constructions and standardize all and all from these. When it comes to sexual orientation, it will standardize around the constructed as hegemonic, the heteronormative. As a result of standardization, it causes all subjects who do not fit this norm to suffer discrimination, violence and / or exclusion. Therefore, the objective of the present study is to analyze the factors that contribute to the process of exclusion of lesbian women from the school space and to understand the gender issues located in the school space. In addition, to verify if the discrimination suffered by these women influenced their level of schooling, as well as to identify aspects related to the schooling of those women who suffered discrimination or withdrawal from school. As a methodological path, we use qualitative research. In this perspective, we conduct semi-structured interviews with lesbian women who still attend school and others who have already moved away from it, as well as using content analysis for the structural analysis of the interview. As a result, it was identified, through interviews, that domestic violence was a determining factor for the process of educational exclusion of lesbian women. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22728
dc.date.accessioned 2021-12-22T18:04:01Z
dc.date.available 2021-12-22
dc.date.available 2021-12-22T18:04:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lésbicas - espaço escolar pt_BR
dc.subject Exclusão no espaço escolar - lésbicas pt_BR
dc.subject Mulheres lésbicas pt_BR
dc.subject Homossexualidade feminina pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Preconceito sexual pt_BR
dc.subject Gênero na escola pt_BR
dc.subject Questões de gênero pt_BR
dc.subject Gays - mulheres pt_BR
dc.subject Discriminação e violência contra lésbicas pt_BR
dc.subject Exclusão de mulheres lésbicas pt_BR
dc.subject Movimento feminista pt_BR
dc.subject Feminismo pt_BR
dc.subject Lutas homossexuais pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Espaço escolar e gays pt_BR
dc.subject Comunidade gay no espaço escolar pt_BR
dc.subject Lesbians - school space pt_BR
dc.subject Exclusion in the school space - lesbians pt_BR
dc.subject Lesbian women pt_BR
dc.subject Female homosexuality pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Sexual prejudice pt_BR
dc.subject Gender at school pt_BR
dc.subject Gender issues pt_BR
dc.subject Gays - women pt_BR
dc.subject Discrimination and violence against lesbians pt_BR
dc.subject Exclusion of Lesbian Women pt_BR
dc.subject Feminist movement pt_BR
dc.subject Feminism pt_BR
dc.subject Homosexual fights pt_BR
dc.subject Resume pt_BR
dc.subject School space and gays pt_BR
dc.subject gay community in the school space pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CALUÊTE, Polyanna Nayanna de Brito
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From society to the school space: discussing the exclusion of lesbian women. pt_BR
dc.identifier.citation CALUÊTE, Nayanna de Brito. Da sociedade ao espaço escolar: discutindo a exclusão das mulheres lésbicas. 2018. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22728 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta