dc.creator.ID |
CALUÊTE, N. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5902024243808043 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DINIZ, Roseane Porto. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Thiago Romeu de. |
|
dc.description.resumo |
O espaço diz sobre a sociedade, uma vez que não existe espaço sem indivíduo, nem
indivíduo sem espaço. Portanto, o espaço escolar é também uma instância da sociedade
que diferencia e normatiza os sujeitos que a compõe através dos vários agentes que nela
atuam: professores, gestores, funcionários, etc. O currículo também é usado para manter
ou modificar tal realidade, conforme aqueles que o construírem. Ou seja, o espaço escolar
vai reproduzir as construções sociais e uniformizar todos e todas a partir destas. Em se
tratando de orientação sexual, uniformizará em torno da construída esfera hegemônica, a
heteronormativa. Por consequência da padronização, faz com que todos os sujeitos que
não se encaixem nessa norma, sofram discriminação, violência e/ou exclusão. Por isso,
o objetivo do presente trabalho é analisar os fatores que contribuem para o processo de
exclusão das mulheres lésbicas do espaço escolar e entender as questões de gênero
situadas neste espaço. Além disso, verificar se a discriminação sofrida por essas mulheres
influenciaram no seu nível de escolarização, como também identificar aspectos referentes
ao percurso escolar dessas mulheres que sofreram discriminação ou afastamento da
escola. Como caminho metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa. Nesta
perspectiva, realizamos entrevistas semiestruturadas com mulheres lésbicas que ainda
frequentam a escola e outras que já se afastaram dela, como também utilizamos analise
de conteúdo para a análise estrutural da entrevista. Como resultado, foi identificado,
através das entrevista, que a violência domiciliar se apresentou como fator determinante
para o processo de exclusão educacional das mulheres lésbicas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Da sociedade ao espaço escolar: discutindo a exclusão das mulheres lésbicas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-02 |
|
dc.description.abstract |
Space says about society, since there is no space without an individual, or an individual
without space. Therefore, the school space is also an instance of society that differentiates
and normalizes the subjects that compose it through the various agents that work in it:
teachers, managers, employees, etc. The curriculum is also used to maintain or modify
such a reality, as those who build it. That is, the school space will reproduce the social
constructions and standardize all and all from these. When it comes to sexual orientation,
it will standardize around the constructed as hegemonic, the heteronormative. As a result
of standardization, it causes all subjects who do not fit this norm to suffer discrimination,
violence and / or exclusion. Therefore, the objective of the present study is to analyze the
factors that contribute to the process of exclusion of lesbian women from the school space
and to understand the gender issues located in the school space. In addition, to verify if
the discrimination suffered by these women influenced their level of schooling, as well
as to identify aspects related to the schooling of those women who suffered discrimination
or withdrawal from school. As a methodological path, we use qualitative research. In this
perspective, we conduct semi-structured interviews with lesbian women who still attend
school and others who have already moved away from it, as well as using content analysis
for the structural analysis of the interview. As a result, it was identified, through
interviews, that domestic violence was a determining factor for the process of educational
exclusion of lesbian women. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22728 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-22T18:04:01Z |
|
dc.date.available |
2021-12-22 |
|
dc.date.available |
2021-12-22T18:04:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lésbicas - espaço escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusão no espaço escolar - lésbicas |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres lésbicas |
pt_BR |
dc.subject |
Homossexualidade feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Questões de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Gays - mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Discriminação e violência contra lésbicas |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusão de mulheres lésbicas |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento feminista |
pt_BR |
dc.subject |
Feminismo |
pt_BR |
dc.subject |
Lutas homossexuais |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço escolar e gays |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade gay no espaço escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Lesbians - school space |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusion in the school space - lesbians |
pt_BR |
dc.subject |
Lesbian women |
pt_BR |
dc.subject |
Female homosexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Sexual prejudice |
pt_BR |
dc.subject |
Gender at school |
pt_BR |
dc.subject |
Gender issues |
pt_BR |
dc.subject |
Gays - women |
pt_BR |
dc.subject |
Discrimination and violence against lesbians |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusion of Lesbian Women |
pt_BR |
dc.subject |
Feminist movement |
pt_BR |
dc.subject |
Feminism |
pt_BR |
dc.subject |
Homosexual fights |
pt_BR |
dc.subject |
Resume |
pt_BR |
dc.subject |
School space and gays |
pt_BR |
dc.subject |
gay community in the school space |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CALUÊTE, Polyanna Nayanna de Brito |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From society to the school space: discussing the exclusion of lesbian women. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CALUÊTE, Nayanna de Brito. Da sociedade ao espaço escolar: discutindo a exclusão das mulheres lésbicas. 2018. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22728 |
pt_BR |