DSpace/Manakin Repository

O ensino de Geografia e o uso de recursos táteis para estudantes com deficiência visual em escolas de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, N. F. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6888286641258167 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 ONOFRE, Eduardo Gomes.
dc.contributor.referee1ID ONOFRE, E. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5339741056906369 pt_BR
dc.contributor.referee2 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.description.resumo A educação inclusiva não é respeitada nas escolas brasileiras, como também os estudos espaciais ocorrem de forma precária para aqueles com deficiência visual (DV). Através de projetos de extensão, no campo da educação geográfica, vivenciados em escolas de Campina Grande, para estudantes com DV, verificamos que a aquisição dos conhecimentos geográficos não ocorre a contento, inclusive com ausência de uso de materiais adaptados táteis para esta área, por isso despertou-se o interesse de entender as causas desta realidade educacional. Desta forma, o presente trabalho objetiva analisar sobre o ensino de Geografia para estudantes com deficiência visual através de recursos táteis em escolas de Campina Grande, PB. Utilizamos a pesquisa qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica e da entrevista semiestruturada. Neste contexto, foram entrevistados oito profissionais da educação, entre eles: três docentes de Geografia, dois Profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dois gestores das escolas. Com os resultados identificamos que um dos problemas mais sérios é a falta de formação dos docentes para o atendimento àqueles estudantes, não tendo recebido nenhuma qualificação para o trabalho com aqueles segmentos, como também as condições de trabalho com falta de tempo pedagógico e excesso de alunos por sala inviabilizam melhoria no processo educacional, mesmo havendo alguns materiais geográficos táteis nas escolas. Além disso, os profissionais do AEE não estão preparados para contribuir com a apropriação do espaço escolar para aqueles com DV e são sobrecarregados enquanto cuidadores. Sendo assim, para que haja a construção conceitual geográfica por estes segmentos são necessárias políticas que garantam mais profissionais para o AEE, formação adequada e melhores condições de trabalho docentes e investimentos em infraestrutura para as escolas que recebem estes estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O ensino de Geografia e o uso de recursos táteis para estudantes com deficiência visual em escolas de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-13
dc.description.abstract Most of Brazilian schools still do not respect inclusive education, as well as spatial studies do not happen properly for those with visual impairments (VI). By extension projects in the field of Geography education for visual impaired students of Campina Grande/PB, it was noticed that the construction of geographic knowledge do not happen satisfactorily, inclusive with a lack of adapted materials for the field – the reason that led us to understand the causes of this educational reality. Thus, the present work goals to assess how Geography teaching works for visual impaired students using the tactile material of the schools of Campina Grande, PB. Applying qualitative research, made from bibliographic research and semi structured interview. In this context, it were interviewed, eight education, between them: three Geography teachers, three Specialized Educational Services (SES) and the two schools’ managers. We found that one of the main problems is that teachers lack proper formation/qualification to deal with this segment, and their pedagogical time is not sufficient as well as the classes being too crowded do not make feasible the improvements even the schools having some geographic tactile materials. Besides it, the professionals of SES are not prepared to contribute with the appropriation of space by visual impaired students meanwhile are too much overloaded as caregivers. In such way, in order to improve the construction of geographic knowledge for this segment, policies that guarantee more SES professionals, proper qualifications and better working conditions for teachers are heavily necessary, as same as more investment and better infrastructure in the schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22729
dc.date.accessioned 2021-12-22T18:04:44Z
dc.date.available 2021-12-22
dc.date.available 2021-12-22T18:04:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Deficientes visuais - educação pt_BR
dc.subject Educação de deficientes visuais pt_BR
dc.subject Recursos táteis pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Adaptações curriculares pt_BR
dc.subject Prática docente - geografia pt_BR
dc.subject Cegos e educação pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.subject Relações espaciais pt_BR
dc.subject Alfabetização cartográfica - deficientes visuais pt_BR
dc.subject Atendimento educacional especializado pt_BR
dc.subject Docentes de Geografia pt_BR
dc.subject Professores de Geografia pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Visually impaired - education pt_BR
dc.subject Visually impaired education pt_BR
dc.subject Tactile features pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Curriculum Adaptations pt_BR
dc.subject Teaching practice - geography pt_BR
dc.subject Blind and education pt_BR
dc.subject Educational inclusion pt_BR
dc.subject Spatial relationships pt_BR
dc.subject Cartographic literacy - visually impaired pt_BR
dc.subject Specialized educational service pt_BR
dc.subject Geography Teachers pt_BR
dc.subject Geography Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Naum Filipe Nicácio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching Geography and the use of tactile resources for students with visual impairments in schools in Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Naum Filipe Nicácio. O ensino de Geografia e o uso de recursos táteis para estudantes com deficiência visual em escolas de Campina Grande. 2018. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22729 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta