DSpace/Manakin Repository

Processo interdisciplinar de análise e classificação de dados: um estudo de caso em e-mail marketing.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2145104307682412 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GORGÔNIO, Kyller Costa.
dc.contributor.advisor1ID GORGÔNIO, K. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7626416403074455 pt_BR
dc.contributor.advisor2 BUBLITZ, Frederico Moreira.
dc.contributor.advisor2ID BUBLITZ, FREDERICO M. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/3910966211279217 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Eanes Torres.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Danilo Freire de Souza.
dc.description.resumo Conseguir respostas com Aprendizado de Máquina não é reduzido à pura matemática e estatística. As informações necessárias proveem dos especialistas do universo dos dados coletados, aqueles com competências no ambiente de aplicação dos resultados e de cientistas de computação. Nesse sentido, acredita-se que combinação de conhecimento das ferramentas, compreensão da área dos dados coletados e uma base de estudos na aplicação deles, consegue entregar melhores resultados. O problema é que os processos atuais falham na combinação dessas áreas. Assim, propõe-se nesse trabalho um processo, juntando os resultados de entendimento do negócio, análise do problema, coleta, análise e classificação de dados. Para validação, foi desenvolvido um estudo de caso em campanhas de e-mail marketing. O resultado da aplicação do processo é uma combinação entre aumento da visibilidade, retenção de assinantes e maximização do retorno. Estudos de marketing revelam o aumento do resultado com o aumento da frequência e personalização das mensagens, enquanto a ética e sociologia medem a percepção de invasão de privacidade com o aumento da personalização indevida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Computação pt_BR
dc.title Processo interdisciplinar de análise e classificação de dados: um estudo de caso em e-mail marketing. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-31
dc.description.abstract Solutions with Machine Learning are too often reduced to pure math and stats. But the information required for the solution comes from professionals from the context of the collected data, those with expertise in the environment where the solution is applied, and from computer scientists. This work suggests the combination of the different core competences and an interdisciplinary approach to achieve the best possible result. The proposed process will then be applied in a filed study of e-mail marketing. The result of the process application is a combination of increased visibility, retention of subscribers, and maximization of return. Marketing studies reveal the increase in the outcome with increased frequency and personalization of messages, while ethics and sociology measure the perception of invasion of privacy with increasing inappropriate personalization. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2272
dc.date.accessioned 2018-11-23T11:38:55Z
dc.date.available 2018-11-23
dc.date.available 2018-11-23T11:38:55Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Aprendizado de Máquina pt_BR
dc.subject Ciência da Computação pt_BR
dc.subject Machine Learning pt_BR
dc.subject Computer Science pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MONTHALER, Paul.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation MONTHALER, P. Processo interdisciplinar de análise e classificação de dados: um estudo de caso em e-mail marketing. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2272 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta