dc.creator.ID |
SILVA, H. K. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5938522098054950 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Elânia Daniele Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ARAÚJO, E. D. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo geral analisar o uso das tecnologias digitais neste
período pandêmico nas aulas remotas em algumas Escolas Cidadãs Integrais (ECI) da
Paraíba e a necessidade de formação docente para tal uso. A partir deste objetivo,
derivam-se os seguintes objetivos específicos: identificar as desigualdades no uso das
tecnologias digitais pelos brasileiros; verificar como os professores das ECI estão
usando as tecnologias digitais no ensino remoto e entender como vem ocorrendo a
formação para os professores das escolas estaduais da Paraíba no período pandêmico.
Para isso, utilizamos tanto a metodologia qualitativa quanto quantitativa, através de
questionários enviados aos docentes de forma online, através do Google Forms. Com
isso, dialogou-se com 25 (vinte e cinco) professores (as) de escolas cidadãs integrais do
Estado da Paraíba. Os dados obtidos demonstraram algumas dificuldades enfrentadas
por eles no regime especial de ensino, como a falta de aparatos tecnológicos e a
ausência de uma boa preparação para que conseguissem se adequar aos instrumentos de
ensino. Boa parte dos docentes questionados classificaram as formações recebidas pela
SEECT como insuficientes para abarcar as dificuldades geradas pelo ensino remoto.
Sendo assim, percebeu-se a necessidade de maior investimento na política pública
educacional em momentos formativos para os profissionais em educação,
principalmente neste período emergencial. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
O uso das tecnologias digitais e a formação docente em algumas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-15 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to analyze the use of digital technologies in this pandemic period in
remote classes in some Integral Citizen Schools (ECI) in Paraíba and the need for
teacher training for such use. From this objective, the following specific objectives
unfold: to identify the inequalities in the use of digital technologies by Brazilians; verify
how ECI teachers are using digital technologies in remote education and understand
how training for teachers in state schools in Paraíba has been taking place during the
pandemic period. For that, we use both qualitative and quantitative methodology,
through questionnaires sent to teachers online through Google Forms. Thus, a dialogue
was held with 25 (twenty-five) teachers from integral citizen schools in the State of
Paraíba. The data obtained showed some difficulties faced by them in the special
teaching regime, such as the lack of technological devices and the absence of a good
preparation for them to be able to adapt to that form of teaching. Therefore, there is a
need for greater investment in educational public policy in training moments for
education professionals, especially in this emergency period. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22737 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-22T20:18:28Z |
|
dc.date.available |
2021-12-22 |
|
dc.date.available |
2021-12-22T20:18:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais e ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas Cidadãs Integrais - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia e ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Regime especial de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Digital Technologies and Geography Education |
pt_BR |
dc.subject |
Education and digital technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Integral Citizen Schools - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic and geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Special teaching regime |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Heverton Kayque da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of digital technologies and teacher training in some Integral Citizen Schools in Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Heverton Kayque da. O uso das tecnologias digitais e a formação docente em algumas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. 2021. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22737 |
pt_BR |