DSpace/Manakin Repository

O uso das tecnologias digitais e a formação docente em algumas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, H. K. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5938522098054950 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Elânia Daniele Silva.
dc.contributor.referee2ID ARAÚJO, E. D. S. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo geral analisar o uso das tecnologias digitais neste período pandêmico nas aulas remotas em algumas Escolas Cidadãs Integrais (ECI) da Paraíba e a necessidade de formação docente para tal uso. A partir deste objetivo, derivam-se os seguintes objetivos específicos: identificar as desigualdades no uso das tecnologias digitais pelos brasileiros; verificar como os professores das ECI estão usando as tecnologias digitais no ensino remoto e entender como vem ocorrendo a formação para os professores das escolas estaduais da Paraíba no período pandêmico. Para isso, utilizamos tanto a metodologia qualitativa quanto quantitativa, através de questionários enviados aos docentes de forma online, através do Google Forms. Com isso, dialogou-se com 25 (vinte e cinco) professores (as) de escolas cidadãs integrais do Estado da Paraíba. Os dados obtidos demonstraram algumas dificuldades enfrentadas por eles no regime especial de ensino, como a falta de aparatos tecnológicos e a ausência de uma boa preparação para que conseguissem se adequar aos instrumentos de ensino. Boa parte dos docentes questionados classificaram as formações recebidas pela SEECT como insuficientes para abarcar as dificuldades geradas pelo ensino remoto. Sendo assim, percebeu-se a necessidade de maior investimento na política pública educacional em momentos formativos para os profissionais em educação, principalmente neste período emergencial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O uso das tecnologias digitais e a formação docente em algumas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-15
dc.description.abstract This work aims to analyze the use of digital technologies in this pandemic period in remote classes in some Integral Citizen Schools (ECI) in Paraíba and the need for teacher training for such use. From this objective, the following specific objectives unfold: to identify the inequalities in the use of digital technologies by Brazilians; verify how ECI teachers are using digital technologies in remote education and understand how training for teachers in state schools in Paraíba has been taking place during the pandemic period. For that, we use both qualitative and quantitative methodology, through questionnaires sent to teachers online through Google Forms. Thus, a dialogue was held with 25 (twenty-five) teachers from integral citizen schools in the State of Paraíba. The data obtained showed some difficulties faced by them in the special teaching regime, such as the lack of technological devices and the absence of a good preparation for them to be able to adapt to that form of teaching. Therefore, there is a need for greater investment in educational public policy in training moments for education professionals, especially in this emergency period. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22737
dc.date.accessioned 2021-12-22T20:18:28Z
dc.date.available 2021-12-22
dc.date.available 2021-12-22T20:18:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Formação docente - Geografia pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação e tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Escolas Cidadãs Integrais - Paraíba pt_BR
dc.subject Pandemia e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Regime especial de ensino pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Teacher training - Geography pt_BR
dc.subject Digital Technologies and Geography Education pt_BR
dc.subject Education and digital technologies pt_BR
dc.subject Integral Citizen Schools - Paraíba pt_BR
dc.subject Pandemic and geography teaching pt_BR
dc.subject Special teaching regime pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Heverton Kayque da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of digital technologies and teacher training in some Integral Citizen Schools in Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Heverton Kayque da. O uso das tecnologias digitais e a formação docente em algumas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. 2021. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22737 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta