dc.creator.ID |
ARAUJO, J. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DINIZ, Lincoln da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Crisólogo Vieira de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por objetivo analisar o acesso desigual tecnológico da
população brasileira e as consequências desse processo no acesso às aulas, a
partir do ensino remoto no período pandêmico. Assim, a pesquisa se utiliza da
metodologia qualitativa e quantitativa, baseada em análise bibliográfica, usando
autores que vêm trabalhando a temática da exclusão digital educacional e
dados quantitativos. Nesta perspectiva, verificamos que as camadas populares
da população não estão inseridas de forma ativa no processo informacional,
havendo ausência de acesso a equipamentos digitais e conectividade, além de
conhecimentos básicos para tal uso. Além disso, docentes e estudantes não
estão universalmente familiarizados com a tecnologia como se era esperado
para a garantia das aulas online, e isso também contribuiu para a intensificação
do abandono escolar, demonstrando a necessidade de políticas públicas ativas,
planejamento, recursos financeiros e qualificação para o uso das tecnologias
digitais informacionais de maneira que possa contribuir para um
desenvolvimento social menos desigual entre as classes, além da garantia do
direito à educação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05 |
|
dc.description.abstract |
The present work aims to analyze the inequalities in the access to digital
technologies by Brazilian population, and the consequences to study
accessibility, considering the remote schooling transition , promoted by the
Pandemic containment measures. Meanwhile, this research utilized a
qualitative methodology, based on a bibliographic analysis, and regarding
authors that study the theme of digital exclusion in education. In that
perspective, was verified that poor population are not actively integrated in the
informational process, having absense of access to digital equipment and
connectivity, also not having the basic knowledge of how to use such tools.
Furthermore, students and teachers are not universally familiarized with the
technologies, as it was expected to guarantee the effectiveness of remote
classes, contributing to an intensification of school abandonment process,
demonstrating the need for active public policies, strategies, financial support
and qualification for the use of informational technologies in order to contribute
for a social development with less inequalities between social classes, to
guarantee the social right for education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-22T20:29:43Z |
|
dc.date.available |
2021-12-22 |
|
dc.date.available |
2021-12-22T20:29:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusão educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia e exclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Período pandêmico - exclusão educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Conectividade e pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas online - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento digital |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais e pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da informação |
pt_BR |
dc.subject |
Digital deletion |
pt_BR |
dc.subject |
Educational exclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic and digital divide |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic period - educational exclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Education and pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Connectivity and pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Connectivity and pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
digital literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Technology and education |
pt_BR |
dc.subject |
Digital technologies and pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Information technologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAUJO, Juberlânia Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Brazilian digital and educational exclusion in the pandemic period. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAUJO, Juberlânia Costa. A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. 2021. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739 |
pt_BR |