DSpace/Manakin Repository

A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, J. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Crisólogo Vieira de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar o acesso desigual tecnológico da população brasileira e as consequências desse processo no acesso às aulas, a partir do ensino remoto no período pandêmico. Assim, a pesquisa se utiliza da metodologia qualitativa e quantitativa, baseada em análise bibliográfica, usando autores que vêm trabalhando a temática da exclusão digital educacional e dados quantitativos. Nesta perspectiva, verificamos que as camadas populares da população não estão inseridas de forma ativa no processo informacional, havendo ausência de acesso a equipamentos digitais e conectividade, além de conhecimentos básicos para tal uso. Além disso, docentes e estudantes não estão universalmente familiarizados com a tecnologia como se era esperado para a garantia das aulas online, e isso também contribuiu para a intensificação do abandono escolar, demonstrando a necessidade de políticas públicas ativas, planejamento, recursos financeiros e qualificação para o uso das tecnologias digitais informacionais de maneira que possa contribuir para um desenvolvimento social menos desigual entre as classes, além da garantia do direito à educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. pt_BR
dc.date.issued 2021-05
dc.description.abstract The present work aims to analyze the inequalities in the access to digital technologies by Brazilian population, and the consequences to study accessibility, considering the remote schooling transition , promoted by the Pandemic containment measures. Meanwhile, this research utilized a qualitative methodology, based on a bibliographic analysis, and regarding authors that study the theme of digital exclusion in education. In that perspective, was verified that poor population are not actively integrated in the informational process, having absense of access to digital equipment and connectivity, also not having the basic knowledge of how to use such tools. Furthermore, students and teachers are not universally familiarized with the technologies, as it was expected to guarantee the effectiveness of remote classes, contributing to an intensification of school abandonment process, demonstrating the need for active public policies, strategies, financial support and qualification for the use of informational technologies in order to contribute for a social development with less inequalities between social classes, to guarantee the social right for education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739
dc.date.accessioned 2021-12-22T20:29:43Z
dc.date.available 2021-12-22
dc.date.available 2021-12-22T20:29:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Exclusão digital pt_BR
dc.subject Exclusão educacional pt_BR
dc.subject Pandemia e exclusão digital pt_BR
dc.subject Período pandêmico - exclusão educacional pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Educação e pandemia pt_BR
dc.subject Conectividade e pandemia pt_BR
dc.subject Aulas online - pandemia pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Tecnologia e educação pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais e pandemia pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação pt_BR
dc.subject Digital deletion pt_BR
dc.subject Educational exclusion pt_BR
dc.subject Pandemic and digital divide pt_BR
dc.subject Pandemic period - educational exclusion pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Education and pandemic pt_BR
dc.subject Connectivity and pandemic pt_BR
dc.subject Connectivity and pandemic pt_BR
dc.subject digital literacy pt_BR
dc.subject Technology and education pt_BR
dc.subject Digital technologies and pandemic pt_BR
dc.subject Information technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Juberlânia Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Brazilian digital and educational exclusion in the pandemic period. pt_BR
dc.identifier.citation ARAUJO, Juberlânia Costa. A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. 2021. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta