dc.creator.ID |
PINTO, I. O. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0191819435834903 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.referee2 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.description.resumo |
A pesquisa aqui apresentada propõe entender acerca do ensino da geografia com estudantes
oriundos do campo em uma unidade educacional no Distrito de Galante, distrito do município
de Campina Grande/PB. Para isso, lembramos que a educação do/no campo é um grande desafio
no contexto educacional brasileiro, que sempre preocupou-se com uma educação voltada a
atender às necessidades do poder hegemônico, preparando os discentes para o mercado de
trabalho, ignorando assim as vivências e singularidades do modo de vida do campesinato. Nesse
sentido, o ensino de geografia possui uma grande contribuição no sentido de confrontar-se a
esse modelo educacional que tira o protagonismo dos discentes, porque os conceitos espaciais
podem favorecer um entendimento de mundo sobre uma perspectiva crítica que valorize o lugar
e respeite os saberes do campo. Em vista disso, temos o objetivo neste trabalho de analisar se o
ensino de Geografia favoreceu à educação do campo no Distrito de Galante, através do estudo
do meio. Para tanto realizamos pesquisa participante no âmbito do programa Residência
Pedagógica e aplicamos questionários aos professores da escola parceira do referido programa.
Verificamos que o estudo do meio pode ser um instrumento pedagógico capaz de possibilitar
relações mais amplas entre os discentes e o objeto de estudo geográfico, incluindo aqueles
oriundos do campo. Ademais, identificamos a necessidade de formação para os docentes da
escola que investigamos, já que, mesmo sendo uma escola do campo, não vem vivenciando
práticas pedagógicas que respeitem as origens rurais da maioria dos discentes da escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-20 |
|
dc.description.abstract |
The research here raises the proposal to understand the teaching of geography with students
from the countryside in an educational unit in the District of Galante, belonging to the city of
Campina Grande / PB. For this we remember that the education in the countryside is a great
challenge in the Brazilian educational context, which is always concerned with an education
aimed at meeting the needs of the hegemonic power, preparing students for the job market, thus
ignoring experiences and singularities of the agrarian way of life. In this sense, the teaching of
geography has a great contribution to go against this educational model that remove the
protagonism of students, because spatial concepts can favor an understanding of the world from
a critical perspective that values the place and respects the knowledge of the countryside. In
view of this, we have the objective of this work to analyze if the teaching of Geography favored
the education of the countryside in the District of Galante, through the study of the environment.
For this purpose, we carried out participant research within the scope of the Pedagogical
Residency program and applied questionnaires to teachers from the partner school of the
program. We verified that the study of the environment can be a pedagogical instrument capable
of enabling broader relationships between students and the object of geographic study,
including those from the countryside. Besides, we identified the need for training for teachers
at the school we investigated, since even though it is a countryside school, it has not been
experiencing pedagogical practices that respect the rural origins of most of the school's students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-23T12:13:08Z |
|
dc.date.available |
2021-12-23 |
|
dc.date.available |
2021-12-23T12:13:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo do meio |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas emancipadoras - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Distrito de Galante - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Monsenhor Sales - Galante - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Cidadã de Tempo Integral |
pt_BR |
dc.subject |
Lugar e paisagem |
pt_BR |
dc.subject |
Vygotsky |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Histórico da Educação do Campo no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Rural |
pt_BR |
dc.subject |
Fotos - Escola Estadual Monsenhor Salles - Galante - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Rural education |
pt_BR |
dc.subject |
Middle study |
pt_BR |
dc.subject |
Emancipating practices - education |
pt_BR |
dc.subject |
District of Galante - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Monsenhor Sales School - Galante - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Full-time Citizen School |
pt_BR |
dc.subject |
Place and landscape |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
History of Countryside Education in Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Rural education |
pt_BR |
dc.subject |
Photos - Monsenhor Salles State School - Galante - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PINTO, Igor Oseias Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of Geography in Rural Education: possibilities of studying the environment for an emancipatory practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PINTO, Igor Oseias Ferreira. O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752 |
pt_BR |