DSpace/Manakin Repository

O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PINTO, I. O. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0191819435834903 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.referee2 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.description.resumo A pesquisa aqui apresentada propõe entender acerca do ensino da geografia com estudantes oriundos do campo em uma unidade educacional no Distrito de Galante, distrito do município de Campina Grande/PB. Para isso, lembramos que a educação do/no campo é um grande desafio no contexto educacional brasileiro, que sempre preocupou-se com uma educação voltada a atender às necessidades do poder hegemônico, preparando os discentes para o mercado de trabalho, ignorando assim as vivências e singularidades do modo de vida do campesinato. Nesse sentido, o ensino de geografia possui uma grande contribuição no sentido de confrontar-se a esse modelo educacional que tira o protagonismo dos discentes, porque os conceitos espaciais podem favorecer um entendimento de mundo sobre uma perspectiva crítica que valorize o lugar e respeite os saberes do campo. Em vista disso, temos o objetivo neste trabalho de analisar se o ensino de Geografia favoreceu à educação do campo no Distrito de Galante, através do estudo do meio. Para tanto realizamos pesquisa participante no âmbito do programa Residência Pedagógica e aplicamos questionários aos professores da escola parceira do referido programa. Verificamos que o estudo do meio pode ser um instrumento pedagógico capaz de possibilitar relações mais amplas entre os discentes e o objeto de estudo geográfico, incluindo aqueles oriundos do campo. Ademais, identificamos a necessidade de formação para os docentes da escola que investigamos, já que, mesmo sendo uma escola do campo, não vem vivenciando práticas pedagógicas que respeitem as origens rurais da maioria dos discentes da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-20
dc.description.abstract The research here raises the proposal to understand the teaching of geography with students from the countryside in an educational unit in the District of Galante, belonging to the city of Campina Grande / PB. For this we remember that the education in the countryside is a great challenge in the Brazilian educational context, which is always concerned with an education aimed at meeting the needs of the hegemonic power, preparing students for the job market, thus ignoring experiences and singularities of the agrarian way of life. In this sense, the teaching of geography has a great contribution to go against this educational model that remove the protagonism of students, because spatial concepts can favor an understanding of the world from a critical perspective that values the place and respects the knowledge of the countryside. In view of this, we have the objective of this work to analyze if the teaching of Geography favored the education of the countryside in the District of Galante, through the study of the environment. For this purpose, we carried out participant research within the scope of the Pedagogical Residency program and applied questionnaires to teachers from the partner school of the program. We verified that the study of the environment can be a pedagogical instrument capable of enabling broader relationships between students and the object of geographic study, including those from the countryside. Besides, we identified the need for training for teachers at the school we investigated, since even though it is a countryside school, it has not been experiencing pedagogical practices that respect the rural origins of most of the school's students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752
dc.date.accessioned 2021-12-23T12:13:08Z
dc.date.available 2021-12-23
dc.date.available 2021-12-23T12:13:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Estudo do meio pt_BR
dc.subject Práticas emancipadoras - educação pt_BR
dc.subject Distrito de Galante - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Escola Monsenhor Sales - Galante - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Escola Cidadã de Tempo Integral pt_BR
dc.subject Lugar e paisagem pt_BR
dc.subject Vygotsky pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Histórico da Educação do Campo no Brasil pt_BR
dc.subject Educação Rural pt_BR
dc.subject Fotos - Escola Estadual Monsenhor Salles - Galante - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Middle study pt_BR
dc.subject Emancipating practices - education pt_BR
dc.subject District of Galante - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Monsenhor Sales School - Galante - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Full-time Citizen School pt_BR
dc.subject Place and landscape pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject History of Countryside Education in Brazil pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Photos - Monsenhor Salles State School - Galante - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINTO, Igor Oseias Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of Geography in Rural Education: possibilities of studying the environment for an emancipatory practice. pt_BR
dc.identifier.citation PINTO, Igor Oseias Ferreira. O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta