DSpace/Manakin Repository

O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
dc.contributor.advisor1ID DE MORAIS FILHO, D. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOURÊDO, Aldo Trajano de.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Francisco Antônio Morais de.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, em particular, o ensino de Probabilidade para os 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para isto, a meta foi desenvolver uma proposta metodológica, que esteja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e a Base nacional curricular comum (BNCC), sempre tendo como foco a produção de material adicional didático para o professor. A proposta de ensino apresentada nesta dissertação foi aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB e avaliada após ter sido aplicada. Ainda nesse trabalho foram analisados e apresentados os objetivos para o ensino de probabilidade, segundo os PCN's e a BNCC. Foi realizado um estudo de como três livros didáticos abordam o conteúdo de Probabilidade e se esta abordagem está em consonância com os PCN's e a BNCC. Espera-se que este trabalho tenha grande utilidade para os professores em sala de aula e que as atividades propostas despertem nos alunos o prazer pela disciplina e contribua com o ensino de a probabilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. pt_BR
dc.date.issued 2016-12
dc.description.abstract The aim of this work is to contribute to the teaching-learning process, in particular to the teaching of Probability at 8º and 9º grades. For this reason we proposed a methodology accordingly to the PCN's an to BNCC, always focusing the production of some didatic material to be used by the teacher. This methodology was applied at Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB and was avaliated afterwards. In this work we also analysed the goals of Probability teaching accordly to PCN's and BNCC. We analvsed three books concerning how they introduce Probability and this introduction was made as proposed by the PCN's and BNCC. We hope that this work may be used by teachers in classroom and that our didatic proposals may enthusiasm the students to study probability. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2275
dc.date.accessioned 2018-11-23T15:52:36Z
dc.date.available 2018-11-23
dc.date.available 2018-11-23T15:52:36Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino da Probabilidade pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais pt_BR
dc.subject Base Nacional Curricular Comum pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Probabilidade pt_BR
dc.subject Probability Teaching pt_BR
dc.subject National Curricular Parameters pt_BR
dc.subject Common National Curricular Base pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Probability and Statistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, P. R. dos S. O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta