dc.creator.ID |
SANTOS, J. L. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4789863407440378 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DIAS, Angélica Mara de Lima. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DIAS, A. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
VALE, Lucas Medeiros de Araújo. |
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dc.contributor.referee2ID |
VALE, L. M. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Geografia, enquanto disciplina escolar, por tempos foi estigmatizada como que
enrijecida dentro de um modelo tradicional pautado em práticas mnemônuicas. Integrá-la
a uma abordagem didática lúdica apreende uma atividade significativa para o
rompimento desse estereótipo indesejado, o que corrobora com as produções de Almeida
(1987), Dias (2013) e Breda (2015). Especialmente quando tais práticas correlacionam-se
à tecnologias e o meio digital, agregando interação, atratividade e maior imersão na
dinâmica de aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo central
analisar jogos geográficos digitais, considerando o histórico da Educação Lúdica e seu
atual cenário de aproximação para com o meio digital. Para tanto, foi realizada uma inicial
retomada teórica, conceitual e histórica da Educação, a fim de estabelecer os principais
perfis de aproximação para com o universo lúdico em prol do desenvolvimento da
Educação Lúdica. Sequencialmente foi realizado um levantamento, apresentações e
reflexões relativas ao perfil digital da Educação Lúdica, bem como de jogos pedagógicos
digitais em Geografia disponibilizados tanto em plataformas de jogos digitais quanto em
sites voltados a oferta de jogos pedagógicos digitais. Através dessa linha procedimental
foi possível notar a dificuldade que apreende a busca por jogos pedagógicos digitais
através de plataformas que não são voltadas a recursos desse específico perfil, bem como
na predominância de uma estrutura muito semelhante dentre os recursos levantados,
geralmente sob o formato de jogo para computador, com usabilidade para download, de
abordagem mnemônica e em dinâmicas de perguntas e respostas. Com a particularidade
de que também foram levantados consistentes exemplos de dinâmicas muito interessantes
de modelos de jogos digitais de abordagem aplicada aos conhecimentos e muito particular
perfil objetivado ao ensino de vários conteúdos da disciplina. Para além da apresentação,
análise e categorização dos recursos, as iniciativas de renovação dessa base material
representam um fenômeno de tamanha notoriedade no sentido de manter viva e cambiante
a prática pedagógica em Geografia que tais recursos por si só enriquecem grandemente o
ensino geográfico, e mais ainda quando há diversidade de perfis dentro dessa linha de
recursos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Jogos digitais no ensino de Geografia: o histórico da educação lúdica e os desafios da atualidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.description.abstract |
Geography, as a school subject, has for some time been stigmatized as if it were rigidified
within a traditional model based on mnemonic practices. Integrating it with a playful
didactic approach apprehends a significant activity to break this unwanted stereotype,
which corroborates the productions of Almeida (1987), Dias (2013) and Breda (2015).
Especially when such practices are correlated to technologies and the digital environment,
adding interaction, attractiveness and greater immersion in the learning dynamics. In this
sense, the main objective of the present work was to analyze digital geographic games,
considering the history of Ludic Education and its current approach to the digital
environment. For that, an initial theoretical, conceptual and historical retake of Education
was carried out, in order to establish the main profiles of approximation with the ludic
universe in favor of the development of Ludic Education. Sequentially, a survey,
presentations and reflections were carried out regarding the digital profile of Playful
Education, as well as digital pedagogical games in Geography available both on digital
game platforms and on websites aimed at offering digital pedagogical games. Through
this procedural line, it was possible to notice the difficulty that seizes the search for digital
pedagogical games through platforms that are not focused on resources of this specific
profile, as well as the predominance of a very similar structure among the resources
raised, usually under the game format for computer, with usability for download,
mnemonic approach and dynamic based on questions and answers. With the particularity
that consistent examples were also raised of very interesting dynamics of digital game
models with an applied approach to knowledge and a very particular profile aimed at
teaching various contents of the discipline. In addition to the presentation, analysis and
categorization of resources, the initiatives for the renewal of this material base represent
a phenomenon of such notoriety in the sense of keeping alive and changing the
pedagogical practice in Geography that such resources alone greatly enrich geographic
teaching, and more even when there is a diversity of profiles within this line of resources. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22760 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-23T18:12:59Z |
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dc.date.available |
2021-12-23 |
|
dc.date.available |
2021-12-23T18:12:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos digitais e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Ludismo e ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico e Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos geográficos digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.subject |
Playful education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Digital games and education |
pt_BR |
dc.subject |
Digital technologies and education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching games |
pt_BR |
dc.subject |
Playful approach |
pt_BR |
dc.subject |
Luddism and Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Play and Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Digital geographic games |
pt_BR |
dc.subject |
Gamification |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Joanna Luísa Barros dos. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Digital games in teaching Geography: the history of playful education and current challenges. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Joanna Luísa Barros dos. Jogos digitais no ensino de Geografia: o histórico da educação lúdica e os desafios da atualidade. 2021. 112f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22760 |
pt_BR |