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Formação docente inicial e experiências inclusivas no Curso de Geografia da UFCG.

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dc.creator.ID SILVA, P. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 ONOFRE, Eduardo Gomes.
dc.contributor.referee1ID ONOFRE, E. G. pt_BR
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Erimágna de Morais.
dc.contributor.referee2ID RODRIGUES, E. M. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho versa sobre a formação inclusiva e a contribuição da extensão na formação dos estudantes do curso de licenciatura em geografia da Universidade Federal de Campina Grande. A inclusão das pessoas no espaço escolar depende de ambiente e materiais pedagógicos adaptados, mas principalmente de profissionais capacitados. Neste sentido, partimos dos seguintes questionamentos: os futuros docentes e, especificamente, aqueles da área de Geografia estão preparados para atender estas pessoas? Qual o papel da extensão universitária na construção dessa formação? A partir desta problematização tomou-se como objetivo geral analisar de que forma ocorreu a formação docente inicial, na perspectiva inclusiva, dos licenciandos de Geografia através do projeto de extensão “Oficinas utilizando o livro falado de literatura e geografia para estudantes com deficiência visual”. E de forma mais específica: identificar como a educação especial, na perspectiva inclusiva, foi se consolidando a partir dos aportes legais e como a formação docente foi tratada neste contexto; entender características dos estudantes com deficiências participantes do projeto e verificar de que forma o projeto de extensão vivenciado contribuiu para a formação inicial inclusiva dos licenciandos de Geografia. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por meio da abordagem da pesquisa participante, além de aplicar questionários com os participantes do projeto e utilizar fotografias. A partir da análise dos resultados, conclui-se que o projeto supracitado oportunizou formação inclusiva para os futuros docentes de Geografia e que se não fosse através dele, os extensionistas teriam poucas oportunidades ou não teriam vivenciado a educação inclusiva na prática. Diante desses resultados faz-se necessários aprofundar as discussões e ampliar essas práticas no curso de licenciatura de Geografia da UFCG, porque mesmo tendo sido acrescida uma disciplina que trata dessa temática na Grade Curricular nova do curso, ainda não é suficiente para atender tal demanda formativa dos licenciandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Formação docente inicial e experiências inclusivas no Curso de Geografia da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract This work deals with the inclusive training and the contribution of university extension programs in the graduation course of geography of Universidade Federal de Campina Grande. The inclusion of disabled people in scholar space depends on the environment and adapted teaching materials, but mostly on capable professionals. Therefore, we started questioning the following: are the future teachers and, specifically, those from geography course, prepared to attend this people? What is the role of geography extension courses in preparing the graduates? From this problematization emerged our main goal that points to assess how structured was the geography graduates’ college program about inclusive needs through the extension program entitled “Workshops using literature and geography audio books for visually impaired students”. Furthermore, this paper aims: to identify how inclusive education had been consolidated by legal contributions and how the teachers’ graduations were impacted; to understand the characteristics of the visually impaired participating students; and verify in which way the extension program contributed to the graduates’ inclusive formation. The chosen methodology was the qualitative, using the participant research to apply surveys to the project participants. The analysis of the outcomes led us to conclude that the aforementioned project provided opportunities to the graduates and, if not for it, the extensionists would have had few chances or would not have had chances at all to experience the practice of inclusive education. Given these results, it becomes necessary to deepen the discussions and broaden such practices in geography graduation degree of UFCG, because even though a new discipline that deals with the subject was added to the curriculum, it is still not enough to attend the demand of the graduates. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22769
dc.date.accessioned 2021-12-23T19:39:54Z
dc.date.available 2021-12-23
dc.date.available 2021-12-23T19:39:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente - Geografia pt_BR
dc.subject Curso de Geografia - UFCG CH pt_BR
dc.subject Professores de Geografia - formação pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Instituto dos Cegos de Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Pesquisa ação pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Deficiência auditiva pt_BR
dc.subject Cegos - educação pt_BR
dc.subject Surdos - educação pt_BR
dc.subject Pessoa portadora de deficiência visual pt_BR
dc.subject Pessoa portadora de deficiência auditiva pt_BR
dc.subject Devificente visual pt_BR
dc.subject Deficiente auditivo pt_BR
dc.subject Teacher training - Geography pt_BR
dc.subject Geography Course - UFCG CH pt_BR
dc.subject Geography Teachers - training pt_BR
dc.subject University Extension pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Campina Grande Institute of the Blind - PB pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Action research pt_BR
dc.subject Visual impairment pt_BR
dc.subject Hearing deficiency pt_BR
dc.subject Blind - education pt_BR
dc.subject Deaf - education pt_BR
dc.subject Visually impaired person pt_BR
dc.subject Hearing impaired person pt_BR
dc.subject Visual deficient pt_BR
dc.subject Hearing impaired pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Polyana Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Initial teacher training and inclusive experiences in the Geography Course at UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Polyana Pereira da. Formação docente inicial e experiências inclusivas no Curso de Geografia da UFCG. 2021. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22769 pt_BR


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