dc.creator.ID |
SILVA, P. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ONOFRE, Eduardo Gomes. |
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dc.contributor.referee1ID |
ONOFRE, E. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Erimágna de Morais. |
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dc.contributor.referee2ID |
RODRIGUES, E. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho versa sobre a formação inclusiva e a contribuição da extensão na formação
dos estudantes do curso de licenciatura em geografia da Universidade Federal de Campina
Grande. A inclusão das pessoas no espaço escolar depende de ambiente e materiais pedagógicos
adaptados, mas principalmente de profissionais capacitados. Neste sentido, partimos dos
seguintes questionamentos: os futuros docentes e, especificamente, aqueles da área de
Geografia estão preparados para atender estas pessoas? Qual o papel da extensão universitária
na construção dessa formação? A partir desta problematização tomou-se como objetivo geral
analisar de que forma ocorreu a formação docente inicial, na perspectiva inclusiva, dos
licenciandos de Geografia através do projeto de extensão “Oficinas utilizando o livro falado de
literatura e geografia para estudantes com deficiência visual”. E de forma mais específica:
identificar como a educação especial, na perspectiva inclusiva, foi se consolidando a partir dos
aportes legais e como a formação docente foi tratada neste contexto; entender características
dos estudantes com deficiências participantes do projeto e verificar de que forma o projeto de
extensão vivenciado contribuiu para a formação inicial inclusiva dos licenciandos de Geografia.
A metodologia utilizada foi a qualitativa, por meio da abordagem da pesquisa participante, além
de aplicar questionários com os participantes do projeto e utilizar fotografias. A partir da análise
dos resultados, conclui-se que o projeto supracitado oportunizou formação inclusiva para os
futuros docentes de Geografia e que se não fosse através dele, os extensionistas teriam poucas
oportunidades ou não teriam vivenciado a educação inclusiva na prática. Diante desses
resultados faz-se necessários aprofundar as discussões e ampliar essas práticas no curso de
licenciatura de Geografia da UFCG, porque mesmo tendo sido acrescida uma disciplina que
trata dessa temática na Grade Curricular nova do curso, ainda não é suficiente para atender tal
demanda formativa dos licenciandos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Formação docente inicial e experiências inclusivas no Curso de Geografia da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.description.abstract |
This work deals with the inclusive training and the contribution of university extension
programs in the graduation course of geography of Universidade Federal de Campina Grande.
The inclusion of disabled people in scholar space depends on the environment and adapted
teaching materials, but mostly on capable professionals. Therefore, we started questioning the
following: are the future teachers and, specifically, those from geography course, prepared to
attend this people? What is the role of geography extension courses in preparing the graduates?
From this problematization emerged our main goal that points to assess how structured was the
geography graduates’ college program about inclusive needs through the extension program
entitled “Workshops using literature and geography audio books for visually impaired
students”. Furthermore, this paper aims: to identify how inclusive education had been
consolidated by legal contributions and how the teachers’ graduations were impacted; to
understand the characteristics of the visually impaired participating students; and verify in
which way the extension program contributed to the graduates’ inclusive formation. The chosen
methodology was the qualitative, using the participant research to apply surveys to the project
participants. The analysis of the outcomes led us to conclude that the aforementioned project
provided opportunities to the graduates and, if not for it, the extensionists would have had few
chances or would not have had chances at all to experience the practice of inclusive education.
Given these results, it becomes necessary to deepen the discussions and broaden such practices
in geography graduation degree of UFCG, because even though a new discipline that deals with
the subject was added to the curriculum, it is still not enough to attend the demand of the
graduates. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22769 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-23T19:39:54Z |
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dc.date.available |
2021-12-23 |
|
dc.date.available |
2021-12-23T19:39:54Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Geografia - UFCG CH |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Geografia - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Instituto dos Cegos de Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa ação |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência visual |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência auditiva |
pt_BR |
dc.subject |
Cegos - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa portadora de deficiência visual |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa portadora de deficiência auditiva |
pt_BR |
dc.subject |
Devificente visual |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiente auditivo |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Course - UFCG CH |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teachers - training |
pt_BR |
dc.subject |
University Extension |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande Institute of the Blind - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Action research |
pt_BR |
dc.subject |
Visual impairment |
pt_BR |
dc.subject |
Hearing deficiency |
pt_BR |
dc.subject |
Blind - education |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf - education |
pt_BR |
dc.subject |
Visually impaired person |
pt_BR |
dc.subject |
Hearing impaired person |
pt_BR |
dc.subject |
Visual deficient |
pt_BR |
dc.subject |
Hearing impaired |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Polyana Pereira da. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Initial teacher training and inclusive experiences in the Geography Course at UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Polyana Pereira da. Formação docente inicial e experiências inclusivas no Curso de Geografia da UFCG. 2021. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22769 |
pt_BR |