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A apropriação dos conhecimentos geográficos por crianças com deficiência visual do 1° ano do ensino fundamental, através de recursos táteis.

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dc.creator.ID BARBOSA, A. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sônia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.description.resumo A inclusão encontra-se enfatizada nas legislações e nas propostas educacionais brasileiras, mas na realidade ainda precisa se realizar de fato, pois os estudantes com deficiências continuam sendo excluídos dos seus direitos básicos, entre eles os educacionais. Por isso, o trabalho, aqui apresentado, tem como objetivo analisar como as crianças com deficiência visual do 1° ano da Escola Augusto dos Anjos se apropriam dos conhecimentos geográficos. Para este estudo utilizamos a metodologia qualitativa e a pesquisa participante, pois a mesma ocorreu concomitante ao Projeto de Extensão: Oficinas de Geografia para estudantes videntes e com deficiência visual. Entre os resultados identificamos que os materiais táteis são importantes, mas não são suficientes para a conceituação espacial dos estudantes com deficiência visual. Como também, que os profissionais das salas de aula e do Atendimento Educacional Especializado precisam de formação específica no campo geográfico. Além disso, as políticas públicas deveriam garantir quantidade suficiente de profissionais de apoio individualizado para os estudantes com deficiências, menor quantidade de alunos por sala e outras condições estruturais, para que as necessidades educativas especiais daqueles segmentos fossem respeitadas e a inclusão ocorresse de fato, e não apenas de direito. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A apropriação dos conhecimentos geográficos por crianças com deficiência visual do 1° ano do ensino fundamental, através de recursos táteis. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22773
dc.date.accessioned 2021-12-23T20:22:01Z
dc.date.available 2021-12-23
dc.date.available 2021-12-23T20:22:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Recursos táteis pt_BR
dc.subject Deficientes visuais - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Crianças com deficiência visual pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Apropriação dos conhecimentos geográficos pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Espaço escolar pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Tactile features pt_BR
dc.subject Visually impaired - teaching Geography pt_BR
dc.subject Visually impaired children pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Appropriation of geographic knowledge pt_BR
dc.subject Visual impairment pt_BR
dc.subject School space pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Annamaria da Rocha.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The appropriation of geographical knowledge by visually impaired children in the 1st year of elementary school, through tactile resources. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Annamaria da Rocha. A apropriação dos conhecimentos geográficos por crianças com deficiência visual do 1o ano do ensino fundamental, através de recursos táteis. 2017. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22773 pt_BR
dc.description.resumen La inclusión es enfatizada en la legislación brasileña y en las propuestas educativas, pero en realidad aún necesita ser realizada, una vez que los alumnos con deficiencias continúan siendo excluidos de sus derechos básicos, incluso educativos. Por lo tanto, el trabajo, presentado aquí, pretende analizar cómo los niños con discapacidad visual del 1º año de la Escola Estadual Augusto dos Anjos se apropian del conocimiento geográfico. Para este estudio, utilizamos la metodología cualitativa y la investigación participante, una vez que ocurrió concomitante al Proyecto de Extensión: Talleres de Geografía para estudiantes con visión y deficiencia visual. Entre los resultados, identificamos que los materiales táctiles son importantes, pero no son suficientes para la construcción espacial de estudiantes con discapacidad visual, así como, los profesionales de las aulas y de la Atención Educativa Especializada, necesitan formación específica en el campo geográfico. Además, las políticas públicas deben garantizar un número suficiente de profesionales de soporte individualizado para estudiantes con discapacidad, menos alumnos por sala y otras condiciones estructurales, de modo que las necesidades educativas especiales de esos segmentos sean respetadas y la inclusión ocurra de hecho, y no sólo de derecho. pt_BR


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