DSpace/Manakin Repository

Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, A. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, P. S. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIRA, Sônia Maria de.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Marlene Macário de.
dc.description.resumo No cotidiano se utiliza constantemente os conhecimentos cartográficos nas mais diversas, simples ou complexas atividades, seja na navegação marítima e na aviação ou na definição de um percurso a ser percorrido na cidade ou no campo por pessoas em suas atividades corriqueiras. Sendo assim, há a necessidade de se trabalhar a linguagem cartográfica nas escolas desde as séries iniciais para que ocorra, desde cedo, o desenvolvimento das noções de espaço e de sua representação pelas crianças. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão cartográfica dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Miranda, localizada na cidade de Queimadas/PB. Na pesquisa foram analisados três pontos: a caracterização do mapa como um produto cartográfico, a importância da alfabetização cartográfica para o exercício da cidadania e a alfabetização para o mapa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, caracterizada como um estudo de caso, na qual os dados foram coletados através da aplicação de questionários, com os alunos, e entrevistas, com os professores da instituição, nas quatro turmas do 2°, 3°, 4° e 5° anos. A partir dos resultados obtidos se constatou o nível de formação e as condições de trabalho dos professores bem como a noção cartográfica dos aprendizes. Assim, conclui-se que o baixo nível de formação dos professores, aliado à falta do material didático, é o que interfere diretamente no aprendizado dos alunos, que, por sua vez, apresentam baixo nível de aprendizagem sobre a apreensão e a representação da noção de espaço. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract In the daily life we constantly use cartographic knowledge in several activities like in the maritime navegation and in aviation or in a route definition to be crossed in the city or in the fiel by people in its daily activities therefore, there´s the necessity of do a cartographic language in the schools since the initial series to occur, since early the development of the notions of space and representation by children.However, he geal of this project is to analyze the cartographic compehen of the students in the school. As result of this, was developed a research at Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Miranda school located in the city of Queimadas/PB. In this research were analized three points the description of a map as a cartographic product exercise of citizenship and the literacy in the early years of elementary school the used methodology was exploration research qualitative character, characterized as a case study in wich the data was collected though questionnaires institution in the classes researched. From de results it was found the level of and teachers working conditions as wele as the cartographic sense of students. Like this, it was conclude that the low level of teacher training, combined with lack of didactic material is interfering directly on training, combined with lack of didactic material is interfering directly on student learning, that in tuin they have shown low level of learning about seizure and the notion representation of space. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774
dc.date.accessioned 2021-12-23T20:23:50Z
dc.date.available 2021-12-23
dc.date.available 2021-12-23T20:23:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Cartografia pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Noções de espaço pt_BR
dc.subject Alfabetização para o mapa pt_BR
dc.subject Geografia no ensino fundamental pt_BR
dc.subject Compreensão cartográfica pt_BR
dc.subject Mapas e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Alfabetização cartográfica pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Cartography pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Notions of space pt_BR
dc.subject Literacy for the map pt_BR
dc.subject Geography in elementary school pt_BR
dc.subject Cartographic understanding pt_BR
dc.subject Maps and Geography Education pt_BR
dc.subject Cartographic literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Elaine Luna.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy for the map in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Elaine Luna. Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta