dc.creator.ID |
GONÇALVES, A. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, P. S. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIRA, Sônia Maria de. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Marlene Macário de. |
|
dc.description.resumo |
No cotidiano se utiliza constantemente os conhecimentos cartográficos nas
mais diversas, simples ou complexas atividades, seja na navegação marítima e
na aviação ou na definição de um percurso a ser percorrido na cidade ou no
campo por pessoas em suas atividades corriqueiras. Sendo assim, há a
necessidade de se trabalhar a linguagem cartográfica nas escolas desde as
séries iniciais para que ocorra, desde cedo, o desenvolvimento das noções de
espaço e de sua representação pelas crianças. Desta maneira, este trabalho
tem como objetivo analisar a compreensão cartográfica dos alunos nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa na
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Miranda, localizada na
cidade de Queimadas/PB. Na pesquisa foram analisados três pontos: a
caracterização do mapa como um produto cartográfico, a importância da
alfabetização cartográfica para o exercício da cidadania e a alfabetização para
o mapa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a
pesquisa exploratória de caráter qualitativo, caracterizada como um estudo de
caso, na qual os dados foram coletados através da aplicação de questionários,
com os alunos, e entrevistas, com os professores da instituição, nas quatro
turmas do 2°, 3°, 4° e 5° anos. A partir dos resultados obtidos se constatou o
nível de formação e as condições de trabalho dos professores bem como a
noção cartográfica dos aprendizes. Assim, conclui-se que o baixo nível de
formação dos professores, aliado à falta do material didático, é o que interfere
diretamente no aprendizado dos alunos, que, por sua vez, apresentam baixo
nível de aprendizagem sobre a apreensão e a representação da noção de
espaço. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
In the daily life we constantly use cartographic knowledge in several activities
like in the maritime navegation and in aviation or in a route definition to be
crossed in the city or in the fiel by people in its daily activities therefore, there´s
the necessity of do a cartographic language in the schools since the initial
series to occur, since early the development of the notions of space and
representation by children.However, he geal of this project is to analyze the
cartographic compehen of the students in the school. As result of this, was
developed a research at Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor
José Miranda school located in the city of Queimadas/PB. In this research were
analized three points the description of a map as a cartographic product
exercise of citizenship and the literacy in the early years of elementary school
the used methodology was exploration research qualitative character,
characterized as a case study in wich the data was collected though
questionnaires institution in the classes researched. From de results it was
found the level of and teachers working conditions as wele as the cartographic
sense of students. Like this, it was conclude that the low level of teacher
training, combined with lack of didactic material is interfering directly on training,
combined with lack of didactic material is interfering directly on student learning,
that in tuin they have shown low level of learning about seizure and the notion
representation of space. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-23T20:23:50Z |
|
dc.date.available |
2021-12-23 |
|
dc.date.available |
2021-12-23T20:23:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Cartografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Noções de espaço |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização para o mapa |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão cartográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Mapas e ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização cartográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Cartography |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Notions of space |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy for the map |
pt_BR |
dc.subject |
Geography in elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Cartographic understanding |
pt_BR |
dc.subject |
Maps and Geography Education |
pt_BR |
dc.subject |
Cartographic literacy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Elaine Luna. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy for the map in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Elaine Luna. Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774 |
pt_BR |