DSpace/Manakin Repository

A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9175660165926032 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sônia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.description.resumo A geografia como disciplina escolar tem a função de favorecer a construção do conhecimento espacial. Para isso, é necessário que o mediador busque métodos que proporcionem a produção do saber pelo próprio aluno. Contudo, a construção conceitual não é um processo simples, pois existem dificuldades observadas em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral entender como os estudantes constroem os conceitos geográficos a partir do estudo do meio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. A mesma trilha os caminhos da pesquisa qualitativa, mais especificamente, com foco na observação participante, a qual contribuiu com a referida investigação. Verificamos, no decorrer da pesquisa, que a apropriação dos conceitos geográficos deve ocorrer de forma gradual e o estudo de campo se faz necessário para que haja a construção do conhecimento geográfico. Além disso, o espaço próximo dos alunos deve ser utilizado para tal construção geográfica, proporcionando maior interesse do alunado e estimulando sua capacidade de abstração e reflexão espacial. Dessa forma, conclui-se que a aprendizagem em geografia só é viável quando se leva em consideração os conceitos espontâneos dos estudantes, portadores de conhecimentos previamente construídos, os quais devem ser estimulados com o propósito de resignificá-los criticamente, transformando-os em conceitos científicos, através da mediação escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract La geografía como disciplina escolar tiene la función de favorecer la construcción del conocimiento espacial. Para ello, es necesario que el mediador busque métodos que proporcionen la producción del saber por el propio alumno. Sin embargo, la construcción conceptual no es un proceso simple, pues existen dificultades observadas en el aula. En este sentido, el presente trabajo tiene como objetivo general entender cómo los estudiantes construyen los conceptos geográficos a partir del estudio del medio en la Escuela Estadual de Enseñanza Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. La misma pista los caminos de la investigación cualitativa, más específicamente, con foco en la observación-participante, la cual contribuyó con la referida investigación. En el transcurso de la investigación verificamos que la apropiación de los conceptos geográficos debe ocurrir de forma gradual y el estudio de campo se hace necesario para que haya la construcción del conocimiento geográfico. Además, el espacio cercano de los alumnos debe ser utilizado para tal construcción geográfica, proporcionando mayor interés del alumnado y estimulando su capacidad de abstracción y reflexión espacial. De esta forma, se concluye que el aprendizaje en geografía sólo es viable cuando se tiene en cuenta los conceptos espontáneos de los estudiantes, portadores de conocimientos previamente construidos, los cuales deben ser estimulados con el propósito de resignificarlos críticamente, transformándolos en conceptos científicos, a través de la mediación escolar. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776
dc.date.accessioned 2021-12-23T20:39:17Z
dc.date.available 2021-12-23
dc.date.available 2021-12-23T20:39:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estudo do meio pt_BR
dc.subject Conceitos geográficos - apropriação pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Construção de conceitos - Geografia pt_BR
dc.subject Enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Estudio medio pt_BR
dc.subject Conceptos geográficos: apropiación pt_BR
dc.subject Geografía escolar pt_BR
dc.subject Construcción de conceptos - Geografía pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Middle study pt_BR
dc.subject Geographical concepts - appropriation pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Concept building - Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Adriano Pequeno.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative La apropiación de conceptos geográficos a partir del estudio del medio ambiente. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Adriano Pequeno. A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta