DSpace/Manakin Repository

Currículo de Geografia e a contemporaneidade: como fica a questão da regionalização do espaço brasileiro no contexto da globalização?

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, B. C. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0136755975465074 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, P. S. C pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee2ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.description.resumo A abordagem regional sempre esteve presente nas elaborações curriculares da Geografia Escolar. Na contemporaneidade, o processo de Globalização e as mudanças que foram promovidas na educação brasileira, que visaram adequá-la a esse processo, materializaram-se nas propostas curriculares nacionalmente unificadas para o Ensino Médio, cuja expressão são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nos quais se incluem a Geografia Escolar. Partindo dessa premissa, as questões que guiam este estudo são: Como fica a questão da abordagem regional do espaço brasileiro no ensino de Geografia no contexto da globalização? Com a Globalização, o conceito de região desaparece dos currículos da Geografia ensinada no Ensino Médio? Se o conceito desaparece, quais as implicações para a formação dos alunos brasileiros nessa etapa do ensino básico? Que proposta de regionalização melhor deve ser ensinada nas escolas frente aos processos do mundo contemporâneo? Para respondermos essas interrogações nos valemos das metodologias da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, que tomaram o PCN de Geografia para o Ensino Médio como documento de análise. Por outro lado, ao tecer reflexões no campo da teoria e dos conceitos que estruturam esse documento, o estudo se constitui como uma abordagem de pesquisa qualitativa. Como resultado final, a investigação revelou que, na proposta curricular de Geografia dos PCN para o Ensino Médio, o conceito de região não aparece e, consequentemente, não se propõe uma regionalização do espaço brasileiro. Assim, o documento parece aceitar a ideia de que as regiões se dissolvem frente ao processo da Globalização. Por fim, isso traz prejuízos enormes para a formação dos estudantes, uma vez que se compreende que a região, mesmo com a globalização, não desaparece e se manifesta, muitas vezes, em outras categorias de análise utilizadas pela Geografia. Por outro lado, salienta-se que a Globalização não é capaz de homogeneizar todo o espaço. Ao contrário, ela sobrevive e reforça as diferenciações espaciais, o que torna a região e a regionalização mais que atuais na contemporaneidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Currículo de Geografia e a contemporaneidade: como fica a questão da regionalização do espaço brasileiro no contexto da globalização? pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The regional approach has always been present in the curricular components of School Geography. With Globalization and the resulting challenges in Brazilian education, there have been changes in the nationally unified curricular proposals for High School, whose expression is the National Curricular Parameters (NCP), which includes School Geography. In this sense, the main questions in this study are: How does the regional approach of the Brazilian space in the teaching of Geography in globalized world? With Globalization, the concept of region disappears from the curricula of Geography taught in High School? If the concept disappears, what are the implications for the training of Brazilian students? Which regionalization proposal is best suited to the processes of the contemporary world in schools? In order to answer these questions, we use the methodologies of bibliographic research and documentary analysis, which took the NPC of Geography for High School as a document of analysis. In the theoretical conceptual framework, the study constitutes a qualitative research approach. As a final result, the investigation revealed that, in the curriculum proposal of Geography NCPs for High School, the concept of region does not appear and, consequently, does not include a regionalization of Brazilian space. In this way, the document legitimizes the idea that regions do not remain in the face of the Globalization process, which is a loss for Brazilian students. On the contrary, it is verified that the region, although mitigated nowadays, does not disappear and is manifested in other categories of analysis. On the other hand, it is emphasized that Globalization is not able to homogenize the whole space. Actually, It reinforces the spatial differentiations, which makes the region and regionalization more present in contemporaneity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22778
dc.date.accessioned 2021-12-27T10:52:58Z
dc.date.available 2021-12-27
dc.date.available 2021-12-27T10:52:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Currículo de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Espaço brasileiro pt_BR
dc.subject Regionalização do espaço brasileiro pt_BR
dc.subject Globalização pt_BR
dc.subject Ensino Médio - Geografia pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais - Geografia pt_BR
dc.subject Região pt_BR
dc.subject Conceito de região - Geografia pt_BR
dc.subject Regionalização do Brasil pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Geography Curriculum pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Brazilian space pt_BR
dc.subject Regionalization of Brazilian space pt_BR
dc.subject Globalization pt_BR
dc.subject High School - Geography pt_BR
dc.subject National Curriculum Parameters - Geography pt_BR
dc.subject Region pt_BR
dc.subject Region concept - Geography pt_BR
dc.subject Brazil regionalization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Bárbara Cardinale Policarpo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography Curriculum and contemporaneity: what is the issue of regionalization of the Brazilian space in the context of globalization? pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Bárbara Cardinale Policarpo. Currículo de Geografia e a contemporaneidade: como fica a questão da regionalização do espaço brasileiro no contexto da globalização? 2017. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22778 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta