dc.creator.ID |
COSTA, B. C. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0136755975465074 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, P. S. C |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A abordagem regional sempre esteve presente nas elaborações curriculares da Geografia
Escolar. Na contemporaneidade, o processo de Globalização e as mudanças que foram
promovidas na educação brasileira, que visaram adequá-la
a esse processo, materializaram-se nas propostas curriculares nacionalmente unificadas para o Ensino
Médio, cuja expressão são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nos quais se
incluem a Geografia Escolar. Partindo dessa premissa, as questões que guiam este
estudo são: Como fica a questão da abordagem regional do espaço brasileiro no ensino
de Geografia no contexto da globalização? Com a Globalização, o conceito de região
desaparece dos currículos da Geografia ensinada no Ensino Médio? Se o conceito
desaparece, quais as implicações para a formação dos alunos brasileiros nessa etapa do
ensino básico? Que proposta de regionalização melhor deve ser ensinada nas escolas
frente aos processos do mundo contemporâneo? Para respondermos essas interrogações
nos valemos das metodologias da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, que
tomaram o PCN de Geografia para o Ensino Médio como documento de análise. Por
outro lado, ao tecer reflexões no campo da teoria e dos conceitos que estruturam esse
documento, o estudo se constitui como uma abordagem de pesquisa qualitativa. Como
resultado final, a investigação revelou que, na proposta curricular de Geografia dos PCN
para o Ensino Médio, o conceito de região não aparece e, consequentemente, não se
propõe uma regionalização do espaço brasileiro. Assim, o documento parece aceitar a
ideia de que as regiões se dissolvem frente ao processo da Globalização. Por fim, isso
traz prejuízos enormes para a formação dos estudantes, uma vez que se compreende que
a região, mesmo com a globalização, não desaparece e se manifesta, muitas vezes, em
outras categorias de análise utilizadas pela Geografia. Por outro lado, salienta-se
que a Globalização não é capaz de homogeneizar todo o espaço. Ao contrário, ela sobrevive e
reforça as diferenciações espaciais, o que torna a região e a regionalização mais que
atuais na contemporaneidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Currículo de Geografia e a contemporaneidade: como fica a questão da regionalização do espaço brasileiro no contexto da globalização? |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The regional approach has always been present in the curricular components of School
Geography. With Globalization and the resulting challenges in Brazilian education,
there have been changes in the nationally unified curricular proposals for High School,
whose expression is the National Curricular Parameters (NCP), which includes School
Geography. In this sense, the main questions in this study are: How does the regional
approach of the Brazilian space in the teaching of Geography in globalized world? With
Globalization, the concept of region disappears from the curricula of Geography taught
in High School? If the concept disappears, what are the implications for the training of
Brazilian students? Which regionalization proposal is best suited to the processes of the
contemporary world in schools? In order to answer these questions, we use the
methodologies of bibliographic research and documentary analysis, which took the NPC
of Geography for High School as a document of analysis. In the theoretical conceptual
framework, the study constitutes a qualitative research approach. As a final result, the
investigation revealed that, in the curriculum proposal of Geography NCPs for High
School, the concept of region does not appear and, consequently, does not include a
regionalization of Brazilian space. In this way, the document legitimizes the idea that
regions do not remain in the face of the Globalization process, which is a loss for
Brazilian students. On the contrary, it is verified that the region, although mitigated
nowadays, does not disappear and is manifested in other categories of analysis. On the
other hand, it is emphasized that Globalization is not able to homogenize the whole
space. Actually, It reinforces the spatial differentiations, which makes the region and
regionalization more present in contemporaneity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22778 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-27T10:52:58Z |
|
dc.date.available |
2021-12-27 |
|
dc.date.available |
2021-12-27T10:52:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Regionalização do espaço brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Globalização |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Região |
pt_BR |
dc.subject |
Conceito de região - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Regionalização do Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian space |
pt_BR |
dc.subject |
Regionalization of Brazilian space |
pt_BR |
dc.subject |
Globalization |
pt_BR |
dc.subject |
High School - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
National Curriculum Parameters - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Region |
pt_BR |
dc.subject |
Region concept - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Brazil regionalization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Bárbara Cardinale Policarpo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography Curriculum and contemporaneity: what is the issue of regionalization of the Brazilian space in the context of globalization? |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Bárbara Cardinale Policarpo. Currículo de Geografia e a contemporaneidade: como fica a questão da regionalização do espaço brasileiro no contexto da globalização? 2017. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22778 |
pt_BR |