dc.creator.ID |
SOUSA, V. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0025778896174875 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, P. S. C |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
VASCONCELOS, Santiago Andrade. |
|
dc.contributor.referee2ID |
VASCONCELOS, S. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Geografia passou nas ultimas décadas por uma renovação que lhe conferiu um caráter
social, o que lhe trouxe novas reflexões sobre a relação sociedade-natureza. Os reflexos
desta nova cara que essa ciência adquiriu são observados tanto no meio acadêmico
como na sociedade de maneira geral e nas escolas. Os estudos sobre o conceito de lugar
no ensino dessa disciplina destacam a importância de realizarmos uma aproximação
entre o que é ensinado e a realidade dos educandos, objetivando contribuir de maneira
mais concreta para a formação cidadã do sujeito, possibilitando a este uma compreensão
complexa e crítica de sua realidade. Partindo dessas premissas, este trabalho tem por
objetivo verificar como o ensino-aprendizagem de Geografia da Rede Pública de ensino
de Campina Grande aborda o lugar na EJA. Essa modalidade de ensino é destinada às
pessoas que não puderam ter acesso ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio em
idade própria ou não tiveram a possibilidade de continuar os seus estudos. Para
execução da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos:
levantamento de referências acerca do tema; realização de entrevista com professor de
Geografia da EJA do Ensino Fundamental II e aplicação de questionários com alunos da
EJA na mesma escola. Entre as abordagens de lugar utilizadas pela Geografia algumas
ganham destaque no espaço escolar, entre elas a fenomenológica. Esta não permite a
compreensão total do lugar em toda sua complexidade, sendo necessário, para tanto, a
utilização da abordagem realizada pela Geografia Critica. Muitas dificuldades são
evidenciadas para se trabalhar com o conceito de lugar no ensino da EJA. Isso está
relacionado ao engessamento do currículo. Portanto, destacamos a importância da
construção de um currículo flexível que permita ao professor a utilização de abordagens
mais críticas e não restrinja o estudo do lugar, apenas a etapa inicial do Ensino
Fundamental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
O ensino-aprendizagem de Geografia a partir do lugar na EJA da Rede Pública Estadual de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Geography has passed its last decades through a renovation that gave to it a social
profile, and it brought new thoughts about the relation nature-society. The reflexions on
this new profile this science got, are studied as well in the academics as in general
society and in the schools. The studys about the concept of place on this discipline in
education, shows the matter for performing an approach between what is been teached
and the reality of the students, in order to contribute more specific to the citizen making
of the subject, making available to this one, a more complex and critic comprehention of
his reality. From these premises, this paper has for object verifying how the teachinglearning
of Geography in Public Schools of Campina Grande has its place in EJA. This
genre of teaching is intended for people that didn’t have access to elementary school
and high school in proper age or coudn’t continue their studies. To make the search
there was made the following methodology steps: survey of references about the matter;
interwiew performance with a Geography teacher from EJA in Elementary School II
and application of quiestionnaires for students from EJA in the same school. Among the
places approaches used by Geography, some are featured in scholar space, one of them,
the phenomenological one. This one doesn’t allow the total comprehension of the place
in all its complexity, being necessary, therefore, the utilization of the approach applied
by Critic Geography. Many difficulties are evidenced for working with place concept on
the teaching in EJA. This is related to the plastering of the curriculum. Therefore, we
highlight the importance for making a flexible curriculum that allows the teacher to use
more critical approaches and that doesn’t narrow the study of the place, just the first
stage of Elementary School. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22780 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-27T11:25:55Z |
|
dc.date.available |
2021-12-27 |
|
dc.date.available |
2021-12-27T11:25:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - Processo de ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Rede Pública Estadual de Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Lugar |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - Teaching-learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Education - State Public Network of Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Resume |
pt_BR |
dc.subject |
Place |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Valéria da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching-learning of Geography from the place in the EJA of the State Public Network of Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Valéria da Silva. O ensino-aprendizagem de Geografia a partir do lugar na EJA da Rede Pública Estadual de Campina Grande - PB. 2017. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22780 |
pt_BR |