dc.creator.ID |
GOMES, L. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3382530457705620 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, P. S. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Renata Silva. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico analisa o uso das novas tecnologias como recurso
didático para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental II da Escola Estadual
Professor Cardoso – Alagoa Nova- PB. Para a sua elaboração, fundamentou-se em
pesquisas bibliográficas em autores do campo da Geografia e da Educação. Além disso,
também se valeu de questionários e observações das aulas para obtenção dos dados
empíricos. Ademais, trata-se de um estudo de caso amparado nos fundamentos da
pesquisa qualitativa, que, por isso, não procura fazer generalizações. Foi possível
constatar com a pesquisa que a escola, mesmo oferecendo suporte aos professores no
que é possível, ainda sofre com a falta de alternativas das novas tecnologias e que os
professores desenvolvem maneiras para interagir com esses novos recursos didáticos
para o desenvolvimento da aprendizagem dos seus alunos, apesar das grandes
dificuldades enfrentadas, a exemplo da falta de estrutura que comtemple tais tecnologia
e de formação dos professores de Geografia para utilizá-las em seu cotidiano docente.
No que se refere aos alunos, evidenciou-se que poucos dominam as noções conceituais e
procedimentais básicas que denotam a utilização das novas tecnologias como auxilio
para a compreensão dos temas tratados nas aulas Geografia no nível de ensino
pesquisado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
O uso de novas tecnologias como recurso didático no ensino de Geografia na Rede Estadual de Alagoa Nova - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-12-07 |
|
dc.description.abstract |
The present monographic work analyses the use of new technologies as didactic
resource to geography teaching in elementary school II of State School Professor
Cardoso – Alagoa Nova – PB. To his elaboration, it based on bibliographic searches in
authors of area of Geography and Education. Besides, also used questionnaires and
classrooms observations to empirical data obtaining. Moreover, it is a study of a case
based on fundamentals of qualitative research, because of that, does not seek to
generalize. It was possible verify with the research that the school, even offering
support to the teachers in what is possible, still suffer with lack of alternatives of new
technologies and that the teachers develop ways to interact with these new didactic
resources to the development of learning of theirs students, although the great
difficulties faced, as example as the lack of structure that contemplates such technology
and the formation of Geography teachers to utilize this in their daily life teaching. In
what refers to students, it highlighted that few dominate the basic conceptual and
procedural notions that denote the use of new technologies as aid to the comprehension
of themes treated in Geography classes in the level of teaching researched. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22782 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-27T11:51:53Z |
|
dc.date.available |
2021-12-27 |
|
dc.date.available |
2021-12-27T11:51:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Novas tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais e ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC's |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Alagoa Nova - PB - rede estadual de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
New technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Digital Technologies and Geography Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resource - technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Education and digital technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Information and Communication Technologies - ICT's |
pt_BR |
dc.subject |
Information and Communication Technologies - ICT's |
pt_BR |
dc.subject |
Alagoa Nova - PB - state education system |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Leticia Miguel dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of new technologies as a teaching resource in teaching Geography in the State Network of Alagoa Nova - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Leticia Miguel dos. O uso de novas tecnologias como recurso didático no ensino de Geografia na Rede Estadual de Alagoa Nova - PB. 2017. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22782 |
pt_BR |