DSpace/Manakin Repository

TIC's e o ensino de Geografia: traçando novos caminhos junto aos nativos digitais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARROS, H. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2312790651958015 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sônia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo do trabalho, aqui apresentado, é analisar sobre o uso das TICs no ensino de Geografia, a partir de propostas com a utilização de algumas destas ferramentas para os nativos digitais, na era do meio técnico-cientifico-informacional. A metodologia baseou-se na pesquisa social, utilizando-se de revisão da literatura, com autores como: Milton Santos, Jacques Ellul, Kenski, João Matar, Pontuschka entre outros e análises de alguns instrumentos tecnológicos como jogos eletrônicos: Pharaoh, , Sim City e notícia veiculada pela televisão, através da divulgação do atentado na França. Verificou-se que os meios técnicos e, principalmente, o técnico-cientifico-informacional vêm se ampliando a partir da lógica do mercado e que há um descompasso nas escolas entre os sujeitos que se utilizam destes equipamentos, pois os nativos digitais as usam nos seus cotidianos, mas a maioria dos professores não estão preparados para utilizá-las. Por isso, a necessidade de uma busca por novos percursos objetivando uma melhor formação para os professores da disciplina geográfica e da construção do raciocínio espacial com a utilização das TIC’s e com a participação ativa dos nativos digitais. Contudo, devendo haver precauções para o uso destas tecnologias, pois as mesmas vêm sendo operacionalizadas através da lógica do capital e o Ensino de Geografia, área do conhecimento tão importante para a leitura do mundo, precisa ser efetivado de forma mais crítica, prazerosa e construtiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title TIC's e o ensino de Geografia: traçando novos caminhos junto aos nativos digitais. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This paper aims to analyze the use of TICs on Geography teaching, starting from proposals with the use of some of these tools to digital natives on the technical-scientificinformational era. The methodology is based on social research, using the review of literature, using authors such as: Milton Santos, Jacques Ellul, Kenski, João Mattar, Pontuschka and others. Also the analysis of some technological instruments like electronic games such as: Pharaoh, Sin City; and the news passed through television about the attacks in France. It was verified that the technical ways and mainly the technical-scientific-informational have been expanding from the market’s logic and that there is a mismatch on schools among people who use these equipments because the digital natives use them on their daily life, however, the majority of the teachers are not prepared to use them. That is why the necessity of searching for new resources aiming a better formation for the Geography teacher and of the construction of spatial argument with the use of TICs and with the active participation of digital natives. Nevertheless it must have precaution for the use of these technologies, because they have been operationalized through the capital logic and the Geography teaching, such an important area for the world reading, it needs to be done in a more critical, enjoyable and constructive way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22795
dc.date.accessioned 2021-12-27T14:35:53Z
dc.date.available 2021-12-27
dc.date.available 2021-12-27T14:35:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Tecnologia e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC's pt_BR
dc.subject Educação e tecnologias pt_BR
dc.subject Nativos digitais - educação pt_BR
dc.subject Professores de Geografia e tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject Games epistêmicos pt_BR
dc.subject Internet como fonte de pesquisa pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Technology and teaching of geography pt_BR
dc.subject Information and Communication Technologies - ICT's pt_BR
dc.subject Education and technologies pt_BR
dc.subject Digital natives - education pt_BR
dc.subject Geography and Digital Technology Teachers pt_BR
dc.subject Electronic games pt_BR
dc.subject Epistemic games pt_BR
dc.subject Internet as a source of research pt_BR
dc.subject Social networks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Hayldon Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative ICT's and the teaching of Geography: charting new paths with digital natives. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Hayldon Pereira. TIC's e o ensino de Geografia: traçando novos caminhos junto aos nativos digitais. 2015. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22795 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta