DSpace/Manakin Repository

Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, R. C. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.referee2 LIRA, Sonia Maria de.
dc.description.resumo Escrever sobre o ensino de Geografia na educação básica não é uma tarefa fácil, visto que pouco se discute o ensino de geografia nas séries iniciais e principalmente em turmas multisseriadas. Assim, os principais objetivos da Geografia nas séries iniciais são possibilitar ao aluno vivenciar o espaço em que vive, reconhecer o mundo que o rodeiam. O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais em sala multisseriada, especificamente, 1º e 2º anos: um estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho- Lagoa Seca-PB. Utilizamos nesta investigação a metodologia qualitativa, porque ela “não segue sequência tão rígida. Os instrumentos utilizados, então, propiciaram a reflexão, não se atendo apenas à análise dos dados coletados, mas à interpretação contínua das realidades sociais. Nas observações realizadas nas turmas de 1º e 2º anos da escola estudada, constatou-se que pouco ou quase nada se ensina geografia, seja pela insignificância dada a essa disciplina pelos órgãos que organizam o sistema de ensino, seja pela formação inicial deficiente que tem o professor e pela inexistência da formação continuada que não lhe é oferecida e quando se atribui algum conteúdo a geografia é usado uma concepção de ensino tradicional, apenas decorar datas e nomes que pouco influencia para a reflexão do espaço vivido pelo educando. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-12
dc.description.abstract Writing about the teaching of Geography in basic education is not an easy task, since little is discussed the teaching of geography in the initial grades and mainly in multi-series classes. Thus, the main objectives of Geography in the initial series are to enable the student to experience the space in which he lives, to recognize the world around him. The present article aims to present a study on the challenges of geography teaching in the initial series in a multi-series room, specifically, 1st and 2nd years: a case study at EMEIF João Laurentino de Carvalho-Lagoa Seca-PB. We use in this research the qualitative methodology, because it "does not follow such a rigid sequence. The instruments used, then, provided the reflection, not only to analyze the data collected, but to the continuous interpretation of social realities. In the observations made in the classes of the first and second years of the studied school, it was verified that little or almost nothing is taught geography, either by the insignificance given to this discipline by the organs that organize the education system, or by the initial deficient formation that has the teacher and by the inexistence of continuous training that is not offered to him and when some content is attributed to geography is used a traditional teaching conception, only decorate dates and names that little influence for the reflection of the space lived by the student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802
dc.date.accessioned 2021-12-27T18:15:13Z
dc.date.available 2021-12-27
dc.date.available 2021-12-27T18:15:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Salas de aula multisseriadas pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Escola João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB pt_BR
dc.subject Lagoa Seca - PB - Educação pt_BR
dc.subject Multisserialidade - Educação pt_BR
dc.subject Educação básica e ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Desafios do ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Multigrade classrooms pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject João Laurentino de Carvalho School - Lagoa Seca - PB pt_BR
dc.subject Lagoa Seca - PB - Education pt_BR
dc.subject Multiseriality - Education pt_BR
dc.subject Basic Education and Teaching of Geography pt_BR
dc.subject Challenges of teaching geography pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Rosemberg Carlos Luna.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The challenges of teaching Geography in the early grades in a multigrade classroom: a case study at EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Rosemberg Carlos Luna. Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB. 2017. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta