dc.creator.ID |
SANTOS, R. C. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.description.resumo |
Escrever sobre o ensino de Geografia na educação básica não é uma tarefa fácil, visto que
pouco se discute o ensino de geografia nas séries iniciais e principalmente em turmas
multisseriadas. Assim, os principais objetivos da Geografia nas séries iniciais são
possibilitar ao aluno vivenciar o espaço em que vive, reconhecer o mundo que o rodeiam.
O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre os desafios do ensino de
geografia nas séries iniciais em sala multisseriada, especificamente, 1º e 2º anos: um
estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho- Lagoa Seca-PB. Utilizamos nesta
investigação a metodologia qualitativa, porque ela “não segue sequência tão rígida. Os
instrumentos utilizados, então, propiciaram a reflexão, não se atendo apenas à análise dos
dados coletados, mas à interpretação contínua das realidades sociais. Nas observações
realizadas nas turmas de 1º e 2º anos da escola estudada, constatou-se que pouco ou quase
nada se ensina geografia, seja pela insignificância dada a essa disciplina pelos órgãos que
organizam o sistema de ensino, seja pela formação inicial deficiente que tem o professor
e pela inexistência da formação continuada que não lhe é oferecida e quando se atribui
algum conteúdo a geografia é usado uma concepção de ensino tradicional, apenas decorar
datas e nomes que pouco influencia para a reflexão do espaço vivido pelo educando. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-12 |
|
dc.description.abstract |
Writing about the teaching of Geography in basic education is not an easy task, since little
is discussed the teaching of geography in the initial grades and mainly in multi-series
classes. Thus, the main objectives of Geography in the initial series are to enable the
student to experience the space in which he lives, to recognize the world around him. The
present article aims to present a study on the challenges of geography teaching in the
initial series in a multi-series room, specifically, 1st and 2nd years: a case study at EMEIF
João Laurentino de Carvalho-Lagoa Seca-PB. We use in this research the qualitative
methodology, because it "does not follow such a rigid sequence. The instruments used,
then, provided the reflection, not only to analyze the data collected, but to the continuous
interpretation of social realities. In the observations made in the classes of the first and
second years of the studied school, it was verified that little or almost nothing is taught
geography, either by the insignificance given to this discipline by the organs that organize
the education system, or by the initial deficient formation that has the teacher and by the
inexistence of continuous training that is not offered to him and when some content is
attributed to geography is used a traditional teaching conception, only decorate dates and
names that little influence for the reflection of the space lived by the student. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-27T18:15:13Z |
|
dc.date.available |
2021-12-27 |
|
dc.date.available |
2021-12-27T18:15:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Salas de aula multisseriadas |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Escola João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Lagoa Seca - PB - Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Multisserialidade - Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica e ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Desafios do ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Multigrade classrooms |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
João Laurentino de Carvalho School - Lagoa Seca - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Lagoa Seca - PB - Education |
pt_BR |
dc.subject |
Multiseriality - Education |
pt_BR |
dc.subject |
Basic Education and Teaching of Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Challenges of teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Rosemberg Carlos Luna. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The challenges of teaching Geography in the early grades in a multigrade classroom: a case study at EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Rosemberg Carlos Luna. Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB. 2017. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802 |
pt_BR |